Menu
Busca quinta, 28 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Servidores relatam precariedade e riscos nos trabalhos de manutenção do Hospital da Vida

17 setembro 2020 - 16h21Por Adriano Moretto

Trabalhadores que atuam na área de manutenção do Hospital da Vida denunciaram precariedade para a prestação de serviço no local. De acordo com eles, os problemas vão desde a falta treinamento específico em determinados setores de atuação até o acúmulo de função aos profissionais da unidade, referência no pronto atendimento para Dourados e municípios da macrorregião.

Se não bastasse a ausência de estrutura na capacitação, há também os problemas físicos do prédio, incluindo riscos até de incêndio devido ao armazenamento irregular de produtos inflamáveis. 

“Trabalhamos com uma estrutura péssima e somos obrigados a desenvolver serviços que extrapolam o nosso conhecimento específico. Já chegou a faltar material de trabalho, as paredes estão rachadas. Sem contar os riscos a nós e aos pacientes por causa de objetos armazenados de forma irregular, como caixas de papelão e latas de tintas, todos produtos inflamáveis”, disse um dos trabalhadores que não será identificado. 

Ao Dourados News, ele confidenciou a existência de compressores apresentando problemas há meses, sem a realização de manutenção. 

“Tem um compressor de borracharia, apenas, para atender os pacientes”, disse o trabalhador, alertando ainda para um vazamento de óleo próximo a máquina.

Nas imagens encaminhadas à reportagem é possível perceber as rachaduras nas paredes e o acumulo de caixas de papelão com os produtos inflamáveis perto dos cilindros de oxigênio. 

Além de porta de entrada para atendimento aos pacientes de urgência na região da Grande Dourados, o local também é habilitado para internação de casos positivos de coronavírus. 

O outro lado

Procurada pelo Dourados News, a Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) disse através do gerente do Hospital da Vida, Adriano André Silva Santos, que o edital do concurso para trabalhos de manutenção na unidade prevê todos os serviços prestados pelos servidores. 

Em relação aos riscos apontados, disse que existem sim algumas latas de tintas, porém, a base de água e as caixas e equipamentos colocados junto às máquinas de compressores são de responsabilidade do próprio setor. 

Questionado sobre a situação do ‘compressor de borracharia’, disse ser adaptado para o uso no hospital e é responsável por levar ar comprimido aos leitos. 

“Ele possui componentes diferenciados para ser utilizado”, disse, negando problemas ao outro equipamento, que é usado apenas quando necessário, e vazamento de óleo no maquinário. 

Quanto aos EPI’s, Adriano alegou ser obrigação para trabalhos em altura maior ao realizado no local, e que roupas são disponibilizadas quando necessário, reconhecendo ainda a necessidade de ações de capacitação aos trabalhadores. 

Material 

Na terça-feira, denúncia de trabalhadores internos do hospital relataram a ausência de materiais básicos de higiene na unidade de saúde.

Conforme relatado por eles, nos banheiros não haviam papel higiênico e papel toalha. 

O problema, segundo a Funsaud, tem a ver com o aumento do uso desses produtos ao longo da pandemia do coronavírus. 

No mesmo dia a situação foi solucionada e a Fundação afirmou que o contrato com a fornecedora seria aditivado para recebimento de mais materiais de higiene. 


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vídeo flagra caminhão 'entalado' no túnel de acesso ao Parque das Nações
DOURADOS
Vídeo flagra caminhão 'entalado' no túnel de acesso ao Parque das Nações
BRASIL
Fiocruz e AstraZeneca assinam acordo para importação de IFA em 2022
Condutor de caminhonete que "roletou" preferencial levava o avô para fazer exame
DOURADOS
Condutor de caminhonete que "roletou" preferencial levava o avô para fazer exame
BRASIL
Câmara: votação da PEC dos precatórios pode ocorrer na próxima semana
DOURADOS
Três alunos testam positivo para a Covid-19 e escola suspende aulas por sete dias
DOURADOS
Caminhonete 'roleta' preferencial e causa acidente envolvendo mais cinco carros
MIRANDA
Serpente peçonhenta é capturada em residência
FERIADO
PMR intensificará fiscalização em rodovias de MS durante feriado
MEIO AMBIENTE
Tucano encontrado às margens de rodovia é devolvido à natureza
COMPETIÇÃO
Representantes de Dourados embarcam hoje para os Jogos Escolares Brasileiros

Mais Lidas

DOURADOS
Jovem formou consórcio com amigos para comprar e usar ecstasy em festas
LAGUNA CARAPÃ
Motorista morre prensado ao tombar caminhão na MS-379
DOURADOS
Jovem que se formou há dois meses é presa com ecstasy no Parque Alvorada
DOURADOS
Jovem negro e com tatuagem "Jesus Cristo", vítima fatal de acidente ainda não foi identificada