Menu
Busca sexta, 22 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
CAMPANHA NACIONAL

Servidores do HU de Dourados montam força-tarefa e fazem "raio-x" pelo hospital contra o Aedes

02 fevereiro 2016 - 07h46

Em consonância com campanha do Governo Federal, iniciada na última sexta-feira (29), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) está engajado na batalha contra o mosquito Aedes Aegypti. Até o dia 4 de fevereiro, próxima quinta-feira, um mutirão composto por colaboradores de diversos setores fará uma vistoria completa nas dependências do hospital em busca de áreas de risco e possíveis focos de proliferação do inseto.

O objetivo, além de realizar a limpeza do local de trabalho, é educar os trabalhadores para que se tornem agentes de saúde em suas casas, ruas e bairros, colaborando no combate ao mosquito que pode transmitir zika vírus, dengue e febre chikungunya.

Na sexta-feira, uma comissão multissetorial do HU-UFGD se reuniu para traçar o plano de ação que começou a ser colocado em prática na manhã de hoje (1). Dessa forma, até o final da ação, serão vistoriadas as áreas de cobertura (telhados, calhas, caixas d’água e caixas de ar condicionado), as áreas externas (pátios, depósito de resíduos, área de gazes medicinais, depósito de soluções e arredores dos blocos da Psicologia e da Biblioteca), as áreas internas (assistencial e administrativa, incluindo seus solários), as áreas internas e externas do almoxarifado central e a área do depósito do patrimônio externo.

Cada setor responsável por um dos espaços organizou sua equipe de funcionários de forma a capacitá-los para a identificação e a eliminação das áreas de risco e dos focos, a notificação em página específica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o registro das áreas e focos por meio de fotografias e a confecção de relatórios, ao final de cada dia de inspeção. São medidas que visam evitar a reprodução do mosquito transmissor e preservar a saúde dos colaboradores, pacientes, acompanhantes e visitantes.

Além disso, todos os trabalhadores, mesmo os que não compõem as equipes, foram convocados a ajudar e estão orientados a comunicar à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HU sobre cada possível área de risco ou foco localizados. E para que ninguém se esqueça de colaborar, cartazes estão espalhados por todos os setores do HU-UFGD, assim como são enviados e-mails sobre o tema para as caixas de correio institucionais.

Campanha nacional

Com o tema “Zika Zero”, que já se tornou hashtag nas redes sociais, e a frase “Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”, o Governo Federal deu início a uma série de mobilizações contra o Aedes Aegypti e intensificou o diálogo com diferentes setores da sociedade civil, incluindo os gestores de todos os órgãos de sua esfera.

A iniciativa faz parte de uma ação integrada do Governo Federal – desenvolvida pela Presidência da República em parceria com os ministérios do Planejamento e da Saúde – na luta contra o mosquito e tem como finalidade a inspeção de todos os prédios da Administração Pública Federal. Os HUs da rede Ebserh estão incluídos e aderiram totalmente à campanha, que começou dia 29 de janeiro e vai até 4 de fevereiro. A ideia, é que, mesmo após a “semana da faxina”, cada órgão prossiga com as vistorias para evitar a proliferação das larvas do inseto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

STF nega liminar contra voto presencial para presidência da Câmara
POLÍTICA
STF nega liminar contra voto presencial para presidência da Câmara
Prefeitura de Rio Brilhante dinamiza serviços do laboratório central
REGIÃO
Prefeitura de Rio Brilhante dinamiza serviços do laboratório central
Polícia flagra esquema de furto de combustível na BR-262
ANASTÁCIO
Polícia flagra esquema de furto de combustível na BR-262
Metas para 2021
ARTIGO
Metas para 2021
MS confirma mais de 30 óbitos por coronavírus e ultrapassa 155 mil casos
PANDEMIA
MS confirma mais de 30 óbitos por coronavírus e ultrapassa 155 mil casos
BRASIL
TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020
PANDEMIA
Governo prorroga toque de recolher em Mato Grosso do Sul
FUTSAL
Com elenco completo, clube douradense se prepara para Liga Nacional
RIO BRILHANTE
Após comprar droga em Dourados, jovens são presos e autuados por tráfico
BRASIL
Governo cria Cadastro Nacional das Organizações Religiosas

Mais Lidas

DOURADOS
Segundo corpo encontrado às margens da BR-163 é identificado
VIAGEM SANTA
PF deflagra operação contra tráfico de drogas em empresas de turismo religioso de Dourados
DOURADOS
Um dos corpos encontrados às margens da BR-163 foi quase decapitado
DOURADOS
Alvo da PF, empresário foi preso com armas e fortuna ao sofrer atentado em 2019