Menu
Busca sexta, 10 de abril de 2020
(67) 9860-3221

Serviço Social da Unigran realiza "Aula Magna" sobre direitos humanos

22 fevereiro 2013 - 09h49

#####Decom


A aula da última quarta-feira foi especial para os acadêmicos do curso de Serviço Social da UNIGRAN. O curso, que completa 10 anos na Instituição em 2013, realizou sua 1ª Aula Magna com o tema “Direitos humanos e Serviço Social”. Para discorrer sobre o assunto a organização convidou o doutor em Serviço Social, José Fernando Siqueira da Silva, professor na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

De acordo com a coordenadora do curso, Maria Madalena Marques, a escolha do tema foi devido a importância da discussão. “Na natureza do próprio curso e da profissão isso tem que ser constantemente discutido, pelas transformações que ocorrem na sociedade e no contexto que o Serviço Social se localiza que é nessa essência”, afirma.

José Fernando trouxe algumas informações sobre o significado dos direitos humanos hoje no Brasil. “A intenção da palestra foi de situá-los sócio e historicamente, porque é uma discussão que tem séculos de construção e de luta. E ao mesmo tempo construir algumas particularidades para o assistente social, pois somos profissionais que atuamos nas expressões da questão social, lidamos com a questão dos direitos humanos, então clarear um pouco o significado disso que é muito mistificado, muito maltratado”, destaca.

Segundo o professor, o profissional de Serviço Social tem na desigualdade social um elemento a ser enfrentado e trabalhado. Porém, não se pode atribuir à profissão a tarefa de uma transformação do porte da discussão da desigualdade social. “Penso que essa transformação supõe mudanças estruturais não só no Brasil, mas no planeta. Essa não é a tarefa de uma profissão é tarefa de uma mudança muito maior. É importante que tenhamos um compromisso com a formação de um profissional comprometido com os direitos humanos e com a seriedade. Assim, certamente ele vai contribuir para que o país melhore”, constata.

“Ele é mais um profissional que ocupa uma função estratégica nesse cenário, por ser um profissional que conhece nosso mundo da beleza e do caos”, com referência a uma música popular conclui.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Mulher foi atacada com facão pelo filho sem motivo após ele beber
AGLOMERAÇÃO
Bolsonaro abraça pessoas e posa para fotos em padaria de Brasília
CAMPO GRANDE
Condenado a 13 anos, homem é preso sete anos depois do crime
UFGD
Inscrições para contratação de professor visitante vão até o dia 17
RIBAS DO RIO PARDO
Caseiro atira contra ‘invasores’ e descobre que eram parentes do patrão
SOLIDARIEDADE
Campanha do Agasalho Abevê espere arrecadar 38 mil peças de roupa
DOURADOS
Inova Unigran desenvolve protótipos de protetores faciais para doação
ESTALIONATO
Produtor rural perde cerca de R$ 123 mil em golpe de venda de gado
RURAL
MS deve registrar safra de 11 milhões de toneladas, maios da história
TRÊS LAGOAS
Motorista é preso após digirir bêbado por mais de 30 quilômetros

Mais Lidas

COVID-19
Dourados confirma mais um caso de coronavírus e Estado chega a 89
COVID-19
Dos casos de coronavírus em Dourados, três estão curados e um internado
DOURADOS
Mulher morta em acidente cursava pedagogia e terá corpo levado a Naviraí
DOURADOS
Dupla é presa acusada de tentativa de homicídio e fazer criança como escudo