Menu
Busca segunda, 06 de julho de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Sensação térmica passa de 30º pela manhã e motiva alerta de atenção

02 dezembro 2019 - 10h04Por André Bento

O calorão não tem dado trégua em Dourados. Nesta segunda-feira (2), a Embrapa Agropecuária Oeste apurou sensação térmica de 30.3ºC já às 9h15. Isso motivou alerta de atenção conforme nível de risco à saúde humana avaliado com base no critério da NOAA's National Weather Service Office dos Estados Unidos.

De acordo com o Guia Clima, devido ao efeito conjunto de temperaturas altas e da umidade do ar, a sensação térmica é medida pela Temperatura Aparente ou índice de calor.

No alerta de atenção divulgado nesta manhã, é detalhado que “o calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal-estar, inquietações e perda de concentração. Além disso, pode causar fadiga, câimbra e esgotamento.

A estação agrometeorológica da Embrapa, em atividade desde 1979 no município, apurou que a temperatura mínima registrada hoje, até a publicação desta matéria, foi de 21.3ºC às 4h04. Já máxima atingiu 28.9ºC às 9h14, um minuto antes da sensação térmica bater os 30.3ºC.

Sem chuva, a umidade relativa do ar que começou o dia em 94%, às 4h11, caiu para 64% às 8h36. No domingo (1) ela variou entre 89% (3h14) e 55% (11h35) e o calor foi ainda mais intenso, com seus extremos marcados entre os 22.7ºC de 3h13 e os 32.6ºC de 11h14, e sensação térmica máxima de 37.4ºC às 11h30.

A partir de dados obtidos ao longo de 40 anos de monitoramento climático, a Embrapa Agropecuária Oeste aponta que a chuva média mensal em dezembro em Dourados é de 177.9 milímetros. Neste mês, porém, o índice pluviométrico segue zerado.

Segundo o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), hoje Dourados deve ter temperatura máxima de 35ºC, com “variação de nuvens pela manhã com pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a partir da tarde”.

Também é indicada possibilidade de pancadas de chuva na terça-feira (3), quando os termômetros devem variar entre 24ºC e 30ºC, e na quarta-feira (4), de 21ºC a 24ºC. São previstas chuvas isoladas na quinta-feira (5), dia com temperatura entre 21ºC e 27ºC.

O CPTEC/INPE aponta ainda que sexta-feira (6) e sábado (7) prometem ser parcialmente nublados, no primeiro dia, com mínima de 16ºC e máxima de 29ºC, e no segundo, de 17ºC e 31ºC.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Carro que atingiu ciclista pega fogo após bater em árvore ao lado de Avenida
TRAGÉDIA
Ciclista morre após ser atropelado por carro na Avenida Marcelino Pires
INFORMAÇÃO
Especialista recomenda prazo de adaptação à Lei de Proteção de Dados
PANDEMIA
Rio de Janeiro registra 10.667 mortes por coronavírus
CAMPO GRANDE
Moradores da Capital realizam ação solidária e arregacam 1t de alimentos
ESPORTES
Flamengo vence com tranquilidade e se aproxima do título estadual
DOURADOS
Acusado de matar secretário em Dourados acaba preso em barreira sanitária
LUTO
Martha Rocha, 1ª Miss Brasil, morre em Niterói, no Rio de Janeiro
PANDEMIA
Brasil chega a 1,6 milhão de casos confirmados de coronavírus
ECONOMIA
Pesquisa mostra potencial para a expansão do home office

Mais Lidas

POLÍCIA
Assassinado no Izidro é secretário de Agricultura Familiar de Dourados
DOURADOS
Ex-funcionário é o suspeito de matar secretário de Agricultura
DOURADOS
Antes do crime, homem que matou secretário havia sido demitido por não usar máscara
DOURADOS
“Um amigo, um conselheiro”, diz Délia após assassinato de secretário