Menu
Busca domingo, 24 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Calor de quase 40°C faz pessoas sentirem falta das chuvas

26 janeiro 2016 - 18h35

O calor está intenso em Dourados nesta terça-feira (26). A sensação térmica chegou a atingir a máxima de 39.6°C às 13h, segundo os registros Guia Clima da Estação Meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste.

Ainda conforme o Guia Clima, entre 32,1°C e 41°C a sensação térmica é considerada com nível de muita atenção, ou seja, Dourados está numa situação preocupante. A sensação é medida pela temperatura aparente ou índice de calor, a partir do efeito conjunto de temperaturas altas e da umidade do ar.

Os termômetros atingiram a máxima de 36.1°C às 13h24 e a mínima de 23.0 °C às 5h50. Já a umidade relativa do ar diminuiu consideravelmente ao longo do dia, passando de 91% às 5h54 para 43% às 13h25.

A chuva que caiu por volta de 12h durou apenas três minutos e foi de 0,6 milímetros. Foi muito pouco para dar aquela sensação de que está mais fresco, mas a umidade relativa do ar subiu, atingindo 55% às 16h30.

“O calor está horrível, a gente se sente mal e também bastante cansada”, relata a depiladora Joelma Venâncio da Silva Souza, 32, que caminhou pelo centro da cidade para compra dos materiais escolares.



Na companhia da filha Elen Vitória, 11, do filho Leonardo, 14, e da sobrinha Marcela, 15, ela parou um pouco numa sorveteria para descansar e se refrescar. “O jeito é tomar um sorvete para ver se, pelo menos, ameniza o calor”, conta ela.

O taxista Aldo Souza, 57, trabalha num ponto na área central da cidade e conta que sente aquela estafa quando o calor está muito intenso. Para se refrescar, foi em busca de uma água gelada. “Está muito quente, aí a gente sente sede. Fui buscar uma água e já estou voltando para o ponto”, conta ele.

A doméstica Ruth Leão Cavalcante, 32, precisou ir ao centro da cidade e para isso, colocou um vestido bem leve e sandálias abertas para ver se não sentia tanto calor. “Tem que vir assim, se não a gente não aguenta, porque mesmo com a roupa bem fresca, a gente ainda passa muito calor”, relata.

O calorão é tanto que até bateu em Ruth uma saudade da chuvarada que atingiu a cidade nos últimos meses. “A gente sabe que muita chuva não é bom e que provocou estragos em muitos lugares, mas confesso que uma chuvinha agora não faria nada mal, pelo menos só para refrescar”, relata ela.

Ruth precisou ir ao centro da cidade e mesmo com roupa fresca, passou calor (Foto: Fabiane Dorta)

A cidade já está há 10 dias sem uma chuva considerável. Desde o começo do mês foram 157,8 milímetros. Se “descontarmos” os 0,6 milímetros chovidos hoje, praticamente toda a chuva foi concentrada na primeira quinzena deste mês.

Mas, a trégua não vai durar muito, conforme a previsão do Ceptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos). O centro prevê muita chuva a partir desta quarta-feira (27) e deve seguir chuvoso, pelo menos, até a próxima segunda-feira (25). O Dourados News já havia alertado para isso, [veja aqui](http://www.douradosnews.com.br/dourados/apos-tregua-a-previsao-e-que-chuvarada-volte-a-castigar-dourados).

Deixe seu Comentário

Leia Também

PGR pede abertura de inquérito sobre conduta de ministro da Saúde
PANDEMIA
PGR pede abertura de inquérito sobre conduta de ministro da Saúde
Dourados tem 91% de ocupação de leitos de UTI/SUS
PANDEMIA
Dourados tem 91% de ocupação de leitos de UTI/SUS
Inscrições para processo seletivo do Sebrae encerram terça-feira
DOURADOS
Inscrições para processo seletivo do Sebrae encerram terça-feira
PANDEMIA
Fiocruz aplica as primeiras doses da vacina de Oxford vinda da Índia
Homem cai de embarcação e desaparece em lago da Usina Sérgio Mota
BATAGUASSU
Homem cai de embarcação e desaparece em lago da Usina Sérgio Mota
TECNOLOGIA
Startup brasileira ganha prêmio WSA na categoria saúde e bem-estar
MUNDO
Larry King, lenda da televisão americana, morre aos 87 anos
CAMPO GRANDE
Família procura mulher que saiu para entrevista de emprego e não voltou
PANDEMIA
Cassems desmente denúncia sobre favorecimento na vacinação contra coronavírus
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Vestibular UEMS 2021 encerram neste domingo

Mais Lidas

CENTRO
Primeiro acidente de trânsito com vítima fatal neste ano é registrado em Dourados
TRAGÉDIA
Segundo acidente de trânsito com vítima fatal é registrado em Dourados
TRAGÉDIA
Vídeo mostra momento exato de acidente com vítima fatal em Dourados
DOURADOS
Motociclista que morreu após colisão em cruzamento invadiu via preferencial