O calor está intenso em Dourados nesta terça-feira (26). A sensação térmica chegou a atingir a máxima de 39.6°C às 13h, segundo os registros Guia Clima da Estação Meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste.
Ainda conforme o Guia Clima, entre 32,1°C e 41°C a sensação térmica é considerada com nível de muita atenção, ou seja, Dourados está numa situação preocupante. A sensação é medida pela temperatura aparente ou índice de calor, a partir do efeito conjunto de temperaturas altas e da umidade do ar.
Os termômetros atingiram a máxima de 36.1°C às 13h24 e a mínima de 23.0 °C às 5h50. Já a umidade relativa do ar diminuiu consideravelmente ao longo do dia, passando de 91% às 5h54 para 43% às 13h25.
A chuva que caiu por volta de 12h durou apenas três minutos e foi de 0,6 milímetros. Foi muito pouco para dar aquela sensação de que está mais fresco, mas a umidade relativa do ar subiu, atingindo 55% às 16h30.
“O calor está horrível, a gente se sente mal e também bastante cansada”, relata a depiladora Joelma Venâncio da Silva Souza, 32, que caminhou pelo centro da cidade para compra dos materiais escolares.
Na companhia da filha Elen Vitória, 11, do filho Leonardo, 14, e da sobrinha Marcela, 15, ela parou um pouco numa sorveteria para descansar e se refrescar. “O jeito é tomar um sorvete para ver se, pelo menos, ameniza o calor”, conta ela.
O taxista Aldo Souza, 57, trabalha num ponto na área central da cidade e conta que sente aquela estafa quando o calor está muito intenso. Para se refrescar, foi em busca de uma água gelada. “Está muito quente, aí a gente sente sede. Fui buscar uma água e já estou voltando para o ponto”, conta ele.
A doméstica Ruth Leão Cavalcante, 32, precisou ir ao centro da cidade e para isso, colocou um vestido bem leve e sandálias abertas para ver se não sentia tanto calor. “Tem que vir assim, se não a gente não aguenta, porque mesmo com a roupa bem fresca, a gente ainda passa muito calor”, relata.
O calorão é tanto que até bateu em Ruth uma saudade da chuvarada que atingiu a cidade nos últimos meses. “A gente sabe que muita chuva não é bom e que provocou estragos em muitos lugares, mas confesso que uma chuvinha agora não faria nada mal, pelo menos só para refrescar”, relata ela.

A cidade já está há 10 dias sem uma chuva considerável. Desde o começo do mês foram 157,8 milímetros. Se “descontarmos” os 0,6 milímetros chovidos hoje, praticamente toda a chuva foi concentrada na primeira quinzena deste mês.
Mas, a trégua não vai durar muito, conforme a previsão do Ceptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos). O centro prevê muita chuva a partir desta quarta-feira (27) e deve seguir chuvoso, pelo menos, até a próxima segunda-feira (25). O Dourados News já havia alertado para isso, [veja aqui](http://www.douradosnews.com.br/dourados/apos-tregua-a-previsao-e-que-chuvarada-volte-a-castigar-dourados).
Deixe seu Comentário
Leia Também

PGR pede abertura de inquérito sobre conduta de ministro da Saúde

Dourados tem 91% de ocupação de leitos de UTI/SUS

Inscrições para processo seletivo do Sebrae encerram terça-feira
Fiocruz aplica as primeiras doses da vacina de Oxford vinda da Índia

Homem cai de embarcação e desaparece em lago da Usina Sérgio Mota

Startup brasileira ganha prêmio WSA na categoria saúde e bem-estar

Larry King, lenda da televisão americana, morre aos 87 anos
Família procura mulher que saiu para entrevista de emprego e não voltou

Cassems desmente denúncia sobre favorecimento na vacinação contra coronavírus
Inscrições para o Vestibular UEMS 2021 encerram neste domingo
Mais Lidas

Primeiro acidente de trânsito com vítima fatal neste ano é registrado em Dourados

Segundo acidente de trânsito com vítima fatal é registrado em Dourados

Vídeo mostra momento exato de acidente com vítima fatal em Dourados
