Menu
Busca sábado, 30 de maio de 2020
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

Seminário vai abordar Centenário da Reserva Indígena de Dourados

26 setembro 2017 - 06h24

Um grupo de professores, pesquisadores e profissionais vinculados a diferentes instituições, entre elas a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Funai (Fundação Nacional do pÍndio), Prefeitura de Dourados e Saberes Indígenas na Escola, vai promover nos dias 28 e 29 de setembro o Seminário Centenário da Reserva Indígena de Dourados. Serão abordados os temas: Direitos indígenas e o Estado, História, Saúde, Educação, território, luta e sustentabilidade.

A ideia do grupo é debater as conquistas, desafios e perspectivas dos povos indígenas que nela vivem e resistem, além de fomentar o diálogo entre indígenas, pesquisadores, professores, estudantes, instituições governamentais e não governamentais.

Durante todo o ano, o grupo realizou diversas atividades sobre a temática, como sessões de trocas de conhecimentos e saberes junto aos professores das escolas da reserva; promoveu palestras nas escolas conduzidas por pesquisadores de questões históricas e contemporâneas e ainda fez doação às escolas, como forma de retorno do conhecimento gerado na academia.

O Seminário Centenário da Reserva Indígena de Dourados foi pensado como uma forma de fechamento e/ou culminância das atividades e como espaço privilegiado de reflexão sobre a história, os desafios, os limites e as possibilidades que estão postas no contexto da Reserva Indígena de Dourados.

O evento contará com autoridades constituídas na Reserva Indígena, representantes de instituições tradicionais internas e de instituições da sociedade, as quais comporão mesas redondas organizadas em torno de temas relacionados à as aldeias, suas histórias e a contemporaneidade (programação completa em imagem anexa).

O Seminário acontecerá das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, no Auditório da FCH (Faculdade de Ciêncas Humanas), localizada na UFGD - Unidade 2 (campus).

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: centenariorid2017@gmail.com. Outras informações com Daniela Valle de Loro pelo telefone: 67-9-8154-5451.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE
Colisão entre carros termina em capotamento em Avenida de Coxim
DIÁRIO OFICIAL
Ministério da Justiça cria órgão para gerir fundo de segurança pública
TRÁFICO
Jovens que ganhariam R$ 2,8 mil por percurso de 2,3 mil quilômetros com drogas são presas
COVID-19
Mato Grosso do Sul tem 19 mortes por coronavírus e 1.418 confirmados
CAMPO GRANDE
Mulher de 53 anos morre após queda em banheiro
UEMS
Inscrições para Mestrado em Educação Científica terminam 2ª-feira
DOURADOS
Homem é capturado e entregue à polícia com espingarda
MÚSICA
Cantor e compositor Evaldo Gouveia morre de Covid-19 no Ceará
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos
PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
COVID-19
Curva segue ascendente e Dourados ultrapassa 200 casos de coronavírus
PANDEMIA
Comitê diz que Dourados não é epicentro do novo coronavírus e descarta lockdown