Menu
Busca sexta, 03 de abril de 2020
(67) 9860-3221

Unigran discute Avaliação como Eixo de Qualidade do Ensino

01 fevereiro 2013 - 10h40



A menos de uma semana para o início das aulas de calouros e veteranos da UNIGRAN, professores e coordenadores recebem qualificação no VIII Seminário Interno da Pró-reitoria de Ensino e Extensão. O tema central do encontro foi “Avaliação como Eixo de Qualidade de Ensino”, no qual foi possível compartilhar conhecimentos, através de palestras e oficinas.

A palestra principal, ministrada pela professora Dra. Carla Busato Zandavalli Maluf de Araújo (UFMS), abordou “A avaliação como indicador para o planejamento do ensino”. O debate foi da avaliação sobre o pressuposto da qualidade, como é que se dimensiona os indicadores de qualidade na educação superior, tanto no que toca a avaliação externa – que é a avaliação em larga escala nas instituições, quanto a avaliação que é feito no âmbito da instituição – a avaliação institucional, até chegar à avaliação da aprendizagem.

“A avaliação é extremamente importante só que ela tem que ser situada dentro do seu efetivo papel, não é o centro do processo educativo, ela é elemento subsidiário deste processo. Eu não ajo para avaliar, eu avalio para melhorar a ação. Faz parte de um processo que começa com o planejamento e se desenrola com o acompanhamento contínuo de todos os elementos que foram indicados. Portanto, a avaliação é o acompanhamento para que eu chegue ao padrão de qualidade que está estabelecido”, assegura Carla.

Discutir este tema é fundamental. “Colabora porque o professor está chegando das férias, ele descansou, então agora ele entra em um processo de planejamento. Quando ele entra neste processo já com uma reflexão acerca do seu fazer e uma reflexão crítica, isso ajuda bastante no desenvolvimento do ano letivo”, considera a palestrante.

Para a professora da UNIGRAN, Cláudia Marinho Carneiro Noda, esse momento antes de iniciar as aulas é necessário, “estamos buscando conhecimento e, com isso, passaremos este conhecimento ao aluno”. Cláudia destaca que “a Instituição sempre foca que nós precisamos de mais qualidade de ensino e nós estamos em contínua preparação. Com ideias inovadoras, a palestrante mostrou por meio de parâmetros de como se deve marcar a qualidade e a quantidade. Então, vale destacar que para tudo isso é preciso planejamento e planejamento é o que principalmente marca o perfil de quem está sendo aplicado, tanto na Instituição, quanto em nossos acadêmicos”.

Durante a palestra, foi discutida a questão da avaliação do professor, de desempenho profissional, da aprendizagem do aluno – como ele está aprendendo, como está absorvendo o conteúdo, e a autoavaliação de todos os participantes. “Vale lembrar que para tudo isso acontecer tem que se ter uma boa relação professor/aluno. Quando o professor foca na qualidade, o acadêmico nota essa preocupação. Então, ele vai sair um profissional que busca melhor qualidade. O professor deve promover a interação entre teoria e prática”, observa Cláudia.

Os coordenadores e professores da UNIGRAN ainda participaram de oficinas sobre “Oratória”; “Relacionamento professor x aluno”; “Técnicas Pedagógicas para Ensino Superior” e ainda, “Elaboração de questões de provas”. As aulas na UNIGRAN começam nesta segunda, dia 4 de fevereiro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SEGURANÇA
Sejusp divulga lista das entidades aptas a participarem da eleição do Conesp
CAMPO GRANDE
Motociclista morre após ser arrastado por ambulância em alta velocidade
JUDICIÁRIO
Abordagem abusiva de segurança de supermercado gera dano moral
SAPUCAIA
Polícia apreende mais de uma tonelada de maconha na região de fronteira
CAMPO GRANDE
Pesquisadores de MS desenvolvem estudos contra o coronavírus
DECRETO 2.480
Policia Militar vai aumentar fiscalização do toque de recolher em Dourados
SUMIÇO
Família procura por jovem que está desaparecida desde a última quarta-feira
DOURADOS
Ex-secretária e suplente de Braz na Câmara troca PL pelo PSDB
CORONAVÍRUS
Durante fiscalização, Guarda prende nove pessoas e notifica 60 comércios em Dourados
ECONOMIA
Caixa lançará na terça aplicativo para cadastro em renda emergencial

Mais Lidas

NOVA ANDRADINA
Hospital confirma três profissionais com coronavírus em unidade que atendeu idosa
CRIME AMBIENTAL
Pescador é flagrado com barco, motor de popa e petrecho de pesca
COVID-19
Familiares de casal que testou positivo para coronavírus em Dourados são monitorados
BOLETIM DA SES
Dourados registra mais um caso de coronavírus e MS tem 51 confirmações