A menos de uma semana para o início das aulas de calouros e veteranos da UNIGRAN, professores e coordenadores recebem qualificação no VIII Seminário Interno da Pró-reitoria de Ensino e Extensão. O tema central do encontro foi “Avaliação como Eixo de Qualidade de Ensino”, no qual foi possível compartilhar conhecimentos, através de palestras e oficinas.
A palestra principal, ministrada pela professora Dra. Carla Busato Zandavalli Maluf de Araújo (UFMS), abordou “A avaliação como indicador para o planejamento do ensino”. O debate foi da avaliação sobre o pressuposto da qualidade, como é que se dimensiona os indicadores de qualidade na educação superior, tanto no que toca a avaliação externa – que é a avaliação em larga escala nas instituições, quanto a avaliação que é feito no âmbito da instituição – a avaliação institucional, até chegar à avaliação da aprendizagem.
“A avaliação é extremamente importante só que ela tem que ser situada dentro do seu efetivo papel, não é o centro do processo educativo, ela é elemento subsidiário deste processo. Eu não ajo para avaliar, eu avalio para melhorar a ação. Faz parte de um processo que começa com o planejamento e se desenrola com o acompanhamento contínuo de todos os elementos que foram indicados. Portanto, a avaliação é o acompanhamento para que eu chegue ao padrão de qualidade que está estabelecido”, assegura Carla.
Discutir este tema é fundamental. “Colabora porque o professor está chegando das férias, ele descansou, então agora ele entra em um processo de planejamento. Quando ele entra neste processo já com uma reflexão acerca do seu fazer e uma reflexão crítica, isso ajuda bastante no desenvolvimento do ano letivo”, considera a palestrante.
Para a professora da UNIGRAN, Cláudia Marinho Carneiro Noda, esse momento antes de iniciar as aulas é necessário, “estamos buscando conhecimento e, com isso, passaremos este conhecimento ao aluno”. Cláudia destaca que “a Instituição sempre foca que nós precisamos de mais qualidade de ensino e nós estamos em contínua preparação. Com ideias inovadoras, a palestrante mostrou por meio de parâmetros de como se deve marcar a qualidade e a quantidade. Então, vale destacar que para tudo isso é preciso planejamento e planejamento é o que principalmente marca o perfil de quem está sendo aplicado, tanto na Instituição, quanto em nossos acadêmicos”.
Durante a palestra, foi discutida a questão da avaliação do professor, de desempenho profissional, da aprendizagem do aluno – como ele está aprendendo, como está absorvendo o conteúdo, e a autoavaliação de todos os participantes. “Vale lembrar que para tudo isso acontecer tem que se ter uma boa relação professor/aluno. Quando o professor foca na qualidade, o acadêmico nota essa preocupação. Então, ele vai sair um profissional que busca melhor qualidade. O professor deve promover a interação entre teoria e prática”, observa Cláudia.
Os coordenadores e professores da UNIGRAN ainda participaram de oficinas sobre “Oratória”; “Relacionamento professor x aluno”; “Técnicas Pedagógicas para Ensino Superior” e ainda, “Elaboração de questões de provas”. As aulas na UNIGRAN começam nesta segunda, dia 4 de fevereiro.