Menu
Busca terça, 21 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Semana da Educação da UFGD comemora os 35 anos da Pedagogia nesta edição

29 agosto 2014 - 16h35

A Semana de Educação da UFGD, que começa na próxima segunda-feira (1º), tem um motivo especial de ser nesta edição. Já em seu oitavo ano, o evento comemora os 35 anos de instalação do curso de Pedagogia, um dos mais tradicionais da Instituição.

Realizada pela Faculdade de Educação (FAED), a Semana de 2014 tem como tema "Educação: Brincadeiras em movimento", ocasião na qual também haverá o I Encontro Infância e Brincadeiras e o VIII Seminário de Pesquisa, pelos quais se dará continuidade a um projeto maior da Faculdade de Educação (FAED), bem como ao compromisso da unidade acadêmica com o fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão.

A ideia dos organizadores é propiciar um novo pensamento sobre a relação entre a universidade pública e as instituições de Educação Básica, no intuito de resgatar pontos necessários à qualidade educacional almejada, fortalecendo a relação imprescindível, principalmente da FAED, com as escolas de Educação Básica de Dourados e região.

Serão sete eixos temáticos discutidos durante a Semana e expostos sob a forma de artigos, pôsteres e relatos de experiências: Educação, relações étnico-raciais e inclusão; Educação Física escolar, jogos e infância; Educação, gênero, sexualidade e laicidade; Educação Superior; Formação inicial e continuada de educadores; História da Educação; Educação, políticas públicas e gestão educacional; e Infância e alfabetização.

Programação

No dia 1º de setembro, às 19 horas, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD, acontece a abertura oficial do evento, seguida da conferência "Literatura e formação: um brinquedo a ser levado a sério", ministrada pelo professor Jadir de Morais Pessoa, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Na terça-feira, a partir das 14 horas, no bloco da FAED, na Unidade 2, serão realizadas quatro oficinas temáticas sobre brincadeiras na educação, e às 19 horas, na Unidade 1, a mesa-redonda "O movimento como processo de desenvolvimento da inteligência da criança", mediada pelos professores Rogério Zaim de Melo, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Débora de Barros Silveira, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

A manhã de quarta-feira na Unidade 2 será de apresentação de trabalhos, exposição de experiências e lançamentos de livros, sendo o dia encerrado na Unidade 1, a partir das 19 horas, por uma mesa-redonda comemorativa abordando "Pedagogia UFGD: 35 anos de conquistas e desafios", com a participação das professoras Jacira Helena do Valle Pereira (UFMS) e Giselle Cristina Martins Real, pró-reitora de Ensino de Graduação da UFGD.

Na quinta-feira, para fechar a Semana da Educação, acontece no cineauditório a conferência "História e cultura da África no currículo da educação da criança", proferida pela professora Maurilane Biccas, da Universidade de São Paulo (USP), seguida por um show musical em comemoração aos 35 anos da Pedagogia, com a cantora regional Camila Faca.

Informações

As inscrições para o evento devem ser feitas até o dia 31 de agosto, sendo a taxa de inscrição no valor de R$ 15. Após essa data, somente serão aceitas inscrições no dia de abertura da Semana. Para saber mais informações sobre o evento e como efetuar a inscrição, o site do evento é [https://semanadaeducacaoufgd.wordpress.com/](https://semanadaeducacaoufgd.wordpress.com/).

Deixe seu Comentário

Leia Também

BENEFÍCIO
INSS: quase cinco milhões terão de fazer prova de vida até 2022
DOURADOS
Agetran e Sucata Cultural realizam nesta terça Abordagem de Veículos 
NOVA YORK
Discurso de Bolsonaro abre debate da 76ª Assembleia Geral da ONU
AGRO
Semagro e Iagro lançam campanha para produção de alimentos seguros
Caminhão-tanque com etanol pega fogo e quase vai pelos ares
CHAPADÃO DO SUL
Caminhão-tanque com etanol pega fogo e quase vai pelos ares
TEMPO
Terça-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove
Homem é preso com carro roubado no RJ que seria levado para a Bolívia
IFA
Fiocruz recebe na quarta insumos para produzir 5,2 milhões de doses
NOVA ANDRADINA
Homem é preso pela após agredir esposa durante discussão
BRASIL
Governadores dizem que alta na gasolina é 'problema nacional'

Mais Lidas

DOURADOS
'Buguinha' é presa e diz que matou caseiro por legítima defesa
EVENTO CLANDESTINO
PM encerra festa com pelo menos 2 mil pessoas em Dourados
DOURADOS
Envolvida em execução de detetive é presa novamente em Dourados
LOTERIA
Douradense fatura R$ 31 mil ao acertar na quina