Seis escolas da Rede Municipal de Ensino de Dourados estão sendo reformadas e ampliadas pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. Nesta semana foi concluída a reforma da Escola Municipal Joaquim Murtinho, localizada na área central. Na manhã desta quinta-feira, o prefeito e a secretária de Educação, Marlene Vasconcelos, vistoriaram as obras em algumas escolas municipais.
As obras nas escolas da Reme fazem parte do cronograma de reformas e ampliações iniciado em dezembro de 2009 em várias unidades escolares da rede municipal. Os recursos são do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), com contrapartida do município.
Na escola Joaquim Murtinho, onde estão matriculados 370 estudantes da pré-escola até 5° ano, foram executados serviços de pintura externa e interna, calçamento, cobertura da área de alimentação, forro e piso. “Foi uma grande melhoria, que a comunidade escolar esperava há muito tempo”, ressaltou a diretora da escola, Jailza Marques, ao lado do prefeito.
Artuzi disse que tem priorizado esse tipo de investimento nas escolas de Dourados para melhor atender a rede estudantil. “Essas escolas há muito tempo precisavam de reformas, sendo que muitas delas também de novas salas de aulas, já que o número de estudantes aumenta a cada ano”, ressaltou.
O prefeito também visitou a escola Lóide Bonfim, no Jardim Água Boa, que passa por reforma e ampliação da cozinha e sala de coordenação. Conforme a diretora Telma Martins Siqueira, com a ampliação da cozinha vai ser possível melhorar o atendimento da merenda escolar.
Segundo a secretária Marlene Vasconcelos, também passam por reformas e ampliações as escolas Avani Cargninelutti Sehlauer, no Jardim Flórida, que vai ganhar mais quatro salas de aulas; Sócrates Câmara, no Canaã I, que também vai receber novas salas; Iria Lúcia, localizada no Parque do Lago, e Vereadora Albertina, no Jardim dos Estados, que vai ganhar uma passarela.
A secretária acredita que essas obras devem ser concluídas até maio deste ano. Ela disse que as reformas e ampliações não estão prejudicando o andamento do ano letivo, iniciado no dia 8 deste mês em todas as 44 escolas da rede municipal. Na maioria das obras o trabalho está sendo feito na parte externa dos prédios.