Menu
Busca terça, 01 de dezembro de 2020
(67) 99659-5905
SEMAF

Semaf articula reunião para titularização de assentados

13 setembro 2017 - 15h20

A Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) articulou e promoveu uma reunião entre representantes das mais de 150 famílias do assentamento Lagoa Grande, na região de Itahum, e o diretor do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Dourados, Daniel Tadao Yamamoto, com foco na regularização e titularização de áreas.

De acordo com o secretário Landmark Ferreira Rios, o governo federal procedeu com a Lei 13.465, que altera regras das políticas de reforma agrária e de regularização fundiária e, em Dourados, alguns casos estão no Lagoa Grande. "Articulamos junto aos assentados e o Incra para promover esta reunião que foi bastante produtiva para esclarecer como cada um pode buscar a regularidade", disse o secretário.

Landmark ressaltou que é o desejo da prefeita Délia Razuk que toda e qualquer pendência seja sanada no âmbito da agricultura familiar para que as pessoas tenham plenas condições de exercer o trabalho dignamente e com resultados.

Há 20 anos o assentamento Lagoa Grande existe com ausência de titularização dos lotes pelo Incra, único órgão competente para tal deliberação. Segundo Landmark, a reunião ocorrida na segunda-feira serviu para que ocorresse a explicação da nova lei que regulamenta a desburocratização e para deixar claro quais as respectivas responsabilidades, seja do Incra, seja dos produtores.

"É importante que estas pessoas busquem a legalidade da posse para terem total condição de participar das políticas públicas referentes à agricultura familiar, como o Pronaf, ter acesso a linhas de crédito e outros benefícios que exigem regularidade. Com a falta do título, às vezes é dificultoso para o agricultor até mesmo comercializar a produção", disse Landmark.

Em julho, o governo federal publicou a Lei 13.465, que altera regras das políticas de reforma agrária e de regularização fundiária. Milhares de brasileiros no campo e na cidade serão beneficiados com as medidas propostas, que facilitam a emissão de títulos para ocupantes de terras públicas e famílias assentadas em áreas de reforma agrária, entre outras medidas, e estas informações chegaram até os produtores do assentamento Lagoa Grande.

A lei foi assinada pelo presidente da República, Michel Temer, durante ato de lançamento do Programa Nacional de Regularização Fundiária. A nova norma é resultado da sanção da Medida Provisória 759/2016, editada pelo Governo Federal e aprovada pelo Congresso Nacional.

À época, também foi ressaltado que, mais do que a posse formal da terra, os documentos possibilitam o acesso às políticas públicas destinadas aos agricultores.




Deixe seu Comentário

Leia Também

MS tem mais de 8 mil casos sem encerramento em plataforma
PANDEMIA 
MS tem mais de 8 mil casos sem encerramento em plataforma
Governo paga 13° salário nesta terça após servidores escolherem a data
ECONOMIA
Governo paga 13° salário nesta terça após servidores escolherem a data
BRASIL
Anvisa inicia inspeção de fabricação de vacinas na China
FUTEBOL
Santos e Athletico-PR entram em campo por vaga nas quartas da Libertadores
Justiça eleitoral proclama eleitos e suplentes para diplomação em Dourados
ELEIÇÕES 2020
Justiça eleitoral proclama eleitos e suplentes para diplomação em Dourados
PÁTIO ZERO
Detran-MS abre três leilões com mais de 700 motocicletas em dezembro
PANDEMIA 
Com mais de mil novos casos de coronavírus em 24h, MS ultrapassa 100 mil infectados
PREVENÇÃO
Dourados tem mais de 1,3 mil pessoas em tratamento para HIV
DOURADOS
Prefeitura gastou R$ 2,8 milhões com leitos hospitalares privados na pandemia
FISCALIZAÇÃO
ANP fiscaliza postos em MS e encontra irregularidades em várias cidades

Mais Lidas

PODER PÚBLICO
Gaeco volta às ruas de Dourados com nova operação
POLICIAL
Criminoso imita abordagem de polícia para cometer roubo em Dourados
BR-376
Acidente entre Dourados e Fátima do Sul deixa um morto e dois feridos
PANDEMIA
Covid volta a matar e Dourados acumula 120 vítimas da doença