A Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) articulou e promoveu uma reunião entre representantes das mais de 150 famílias do assentamento Lagoa Grande, na região de Itahum, e o diretor do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Dourados, Daniel Tadao Yamamoto, com foco na regularização e titularização de áreas.
De acordo com o secretário Landmark Ferreira Rios, o governo federal procedeu com a Lei 13.465, que altera regras das políticas de reforma agrária e de regularização fundiária e, em Dourados, alguns casos estão no Lagoa Grande. "Articulamos junto aos assentados e o Incra para promover esta reunião que foi bastante produtiva para esclarecer como cada um pode buscar a regularidade", disse o secretário.
Landmark ressaltou que é o desejo da prefeita Délia Razuk que toda e qualquer pendência seja sanada no âmbito da agricultura familiar para que as pessoas tenham plenas condições de exercer o trabalho dignamente e com resultados.
Há 20 anos o assentamento Lagoa Grande existe com ausência de titularização dos lotes pelo Incra, único órgão competente para tal deliberação. Segundo Landmark, a reunião ocorrida na segunda-feira serviu para que ocorresse a explicação da nova lei que regulamenta a desburocratização e para deixar claro quais as respectivas responsabilidades, seja do Incra, seja dos produtores.
"É importante que estas pessoas busquem a legalidade da posse para terem total condição de participar das políticas públicas referentes à agricultura familiar, como o Pronaf, ter acesso a linhas de crédito e outros benefícios que exigem regularidade. Com a falta do título, às vezes é dificultoso para o agricultor até mesmo comercializar a produção", disse Landmark.
Em julho, o governo federal publicou a Lei 13.465, que altera regras das políticas de reforma agrária e de regularização fundiária. Milhares de brasileiros no campo e na cidade serão beneficiados com as medidas propostas, que facilitam a emissão de títulos para ocupantes de terras públicas e famílias assentadas em áreas de reforma agrária, entre outras medidas, e estas informações chegaram até os produtores do assentamento Lagoa Grande.
A lei foi assinada pelo presidente da República, Michel Temer, durante ato de lançamento do Programa Nacional de Regularização Fundiária. A nova norma é resultado da sanção da Medida Provisória 759/2016, editada pelo Governo Federal e aprovada pelo Congresso Nacional.
À época, também foi ressaltado que, mais do que a posse formal da terra, os documentos possibilitam o acesso às políticas públicas destinadas aos agricultores.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Condutora de bicicleta elétrica envolvida em acidente é identificada

CadÚnico é reativado e Semas destaca aperfeiçoamento do sistema

Brasil puxa crescimento do tráfego aéreo na América Latina e no Caribe em janeiro

Homem é preso em flagrante por receptação e moto furtada recuperada

Falece aos 88 anos Nair Grinberg, mãe da mantenedora da Unigran

Polícia cumpre mandados de busca após suspeita que atentado contra ex-prefeita tenha sido forjado
Atividade econômica brasileira cresce 0,9% em janeiro

Mulher morre em colisão entre caminhão e bicicleta elétrica

Governo do Estado cria Grupo de Trabalho para fortalecer doação e transplantes em MS

Veículo roubado no Paraná é recuperado na região Sul de MS
Mais Lidas

Clínicas de recuperação para dependentes químicos são fechadas durante operação

Com pista entregue, corrida agora é para atrair companhias aéreas a Dourados

Souza alerta sobre o crescente número de moradores de rua em Dourados e cobra providências
