Menu
Busca quinta, 22 de abril de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Secretaria de saúde deve abrir novos leitos de UTI para pacientes de Covid

02 março 2021 - 09h09Por Thalyta Andrade

A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados deve abrir nos próximos dias mais cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para suporte e internação de pacientes do coronavírus. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de saúde, Frederico de Oliveira Weissinger, durante transmissão ao vivo realizada nesta segunda-feira (1) na página do Jornal Dourados News no Facebook (confira aqui).

Em Dourados, até ontem, conforme dados do boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, são 20.770 casos confirmados da Covid-19 e 258 mortes. O município dispõe atualmente de 32 leitos de UTI Covid, sendo 16 na rede pública e 6 habilitados na rede privada. Ainda conforme o boletim, a taxa de ocupação de leitos era de 85%.

O cenário atual pesou para que fossem iniciadas tratativas junto ao Hospital Santa Rita, que é uma das unidades de referência no enfrentamento a pandemia. O hospital é da iniciativa privada, mas a abertura de leitos é feita com convênio com a administração municipal para atendimento de pacientes via SUS (Sistema Único de Saúde).

“Estamos em um momento da pandemia onde o há um número insuficiente de leitos no Brasil inteiro, não é uma coisa só em Dourados. Temos dois hospitais da cidade que estão dispostos a ter mais leitos de UTI Covid, um é o Hospital Evangélico e o outro é o Santa Rita. Porém abrir mais leitos não resolve o problema. A sociedade precisa entender que essa abertura é limitada”, alertou Weissinger.

O secretário destacou que a demanda de internações em UTI desde o início da pandemia em março do ano passado, oscila entre 80% e 90% na maioria das vezes e em alguns momentos atinge 100% de ocupação de leitos, como revelam boletins recentes. Conforme dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), na macrorregião que abrange Dourados e mais 32 municípios, são 128 leitos de UTI ativos no momento, de Covid e também para atendimento geral.

“Percebemos um comportamento bastante cíclico no que diz respeito a taxa de ocupação. O que estamos fazendo são novas negociações para tentar ampliar ao máximo esse número de leitos de UTI, porém nós temos uma questão estrutural e de recursos humanos bastante limitada. Não tem como chegar e dizer que vamos abrir 100 leitos de UTI em Dourados, não tem mão de obra para isso”, explicou.

O secretário refere-se ao fato de que a abertura de um leito envolve, além de equipamentos, a contratação de mão de obra especializada. Um leito de UTI é utilizado para suporte a pacientes graves. Com relação ao coronavírus, na forma mais complicada da doença, com quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave, esse tipo de internação é essencial para manutenção da vida. Isso pela necessidade de uso de respiradores e monitoramento próximo das equipes de saúde.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Embriagado, homem invade residência após se envolver em acidente
DOURADOS
Embriagado, homem invade residência após se envolver em acidente
Dourados registra três novos óbitos e soma mais de 1,3 mil casos ativos
PANDEMIA
Dourados registra três novos óbitos e soma mais de 1,3 mil casos ativos
Exército vai leiloar viaturas, máquinas, equipamentos, mobiliários e utensílios
DOURADOS
Exército vai leiloar viaturas, máquinas, equipamentos, mobiliários e utensílios
Capitão Contar defende PL que pede placas informativas em obras públicas
LEGISLATIVO DE MS
Capitão Contar defende PL que pede placas informativas em obras públicas
Corinthians estreia na Sul-americana no Paraguai contra o River Plate
FUTEBOL
Corinthians estreia na Sul-americana no Paraguai contra o River Plate
TERENOS
Ciclista morre após ser atropelado enquanto explorava nova trilha
AGRONEGÓCIO
MS espera produzir 9 milhões de toneladas de milho, mas estiagem já preocupa
ARTIGO
Mentiras e covardias - mais um caso de omissão na violência doméstica
PORTO MURTINHO
Contorno rodoviário garante agilidade e exportação recorde em hidrovia
BR-163
Homem é preso por receptação ao ser abordado conduzindo veículo furtado

Mais Lidas

TIRADENTES
Comércio, vacinação e bancos; veja o que funciona no feriado em Dourados
CLIMA
Dourados pode ter mínima abaixo de 10 graus na próxima semana, indica previsão 
BR-163
Mulher encontrada carbonizada estava desaparecida desde sábado
DOURADOS
Grupo receberia comissão se conseguisse negociar carga de maconha no Água Boa