Menu
Busca domingo, 25 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Secretaria de saúde aumenta atendimentos no PAM e na Clínica da Mulher

26 novembro 2017 - 08h15Por Da Redação

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou dados relativos ao atendimento no Pronto Atendimento Médico (PAM) e Clínica da Mulher recentemente com aumento considerável da cobertura. Segundo a SEMS, o PAM aumentou 125% o número de atendimentos entre janeiro e outubro deste ano, comparado com 2016, e a Clínica da Mulher conquistou 75% mais atendimentos na média de três meses (agosto a outubro), comparado com o atendimento em julho.
 
A prefeita Délia Razuk destacou o avanço que materializa o compromisso com os usuários do sistema em Dourados e reforçou que é este o objetivo da administração. “Temos que trabalhar para melhorar as coisas. Muita gente espera ações pirotécnicas, mas é no dia a dia que vemos quem realmente se preocupa. Aumentar atendimentos é diminuir filas. Temos muito a fazer, e vamos fazer”, disse.
 
De janeiro a outubro de 2016, o PAM havia procedido com 49 mil atendimentos, ou uma média mensal de 4,9 mil. Este ano, foram 104 mil atendimentos registrados, com aumento de 55 mil registros, mais do que o dobro. A informação toma proporção ainda maior se considerada a situação que a administração enfrenta com a estrutura do PAM. Com articulações recentes, a prefeita Délia conquistou ajuda de parlamentares para angariar recursos e a reforma do local vai sair, o que deve alavancar ainda mais este atendimento.
 
Já a Clínica da Mulher, que atendeu 1900 procedimentos em julho deste ano, passou a atender 3245 em agosto, 3000 em setembro e 3715 em outubro, formando a média trimestral de 3320 atendimentos. Se levada em consideração esta média, o aumento é de 75% comparando com julho. Mas se comparar julho com outubro, o mês com mais atendimentos registrados (3715), o aumento é de 95%.
 
A melhoria na cobertura dos dois pontos de atendimento em saúde se dá, segundo o secretário Renato Vidigal, principalmente pela instituição do Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos espaços da rede, com o principal objetivo de entrar em contato com o paciente. “O NIR é um mecanismo que a atual administração implantou que visa aproximar as pessoas e humanizar o atendimento. Isto acontece com ligações para os pacientes antes da consulta para confirmarem o atendimento, com a confirmação do atendimento no Sistema de Regulação e com a elaboração de planilhas com atendimento realizado por cada profissional. É gestão de pessoas”, explicou Vidigal.
 
Com a implantação do NIR, segundo o secretário, a Secretaria de Saúde diminui a falta de pacientes nos atendimentos. Estas faltas em algumas especialidades como a ultrassonografia, por exemplo, chegava a 60%, ou seja, a cada 10 procedimentos, em seis os pacientes não compareciam.
 
“Para que tudo isto ocorra é importante conscientizar o usuário da necessidade de manter atualizado o Cartão SUS e telefone de contato para que possamos diminuir mais ainda o número de faltas”, disse. A Secretaria de Saúde também tem solicitado que o paciente, caso não consiga comparecer ao atendimento, avise a unidade de saúde para a vaga seja ofertada a outra pessoa. 
 
A Secretaria de Saúde destaca também a condução séria dos relacionamentos profissionais com a fiscalização correta de metas e de finalidade dos atendimentos. Com a melhor gerência, todos os profissionais de saúde tem se sentido mais amparados para potencializar suas atividades.
 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Trutis tem candidatura para prefeito da capital negada
REGIÃO
Mulher é flagrada pela polícia por tráfico de papagaio
REGIÃO
Motorista de guincho suspeita de contratante, aciona polícia e droga é encontrada dentro de carro
PANDEMIA
Mulheres obedecem mais às restrições de isolamento
REGIÃO
Filhote de cervo-do-pantanal ferido após atropelamento é socorrido pela PMA
REGIÃO
Após divulgar pesca predatória na internet, pescador é autuado pela PMA
ECONOMIA
Banco Central registra recorde de remessas de dólares para Brasil
REGIÃO
Traficantes são presos com quase 1 t de droga logo após tentarem atropelar policiais
MUNDO
EUA registram os 2 dias com mais infectados por Covid-19 desde o início da pandemia
LEVANTAMENTO
Rendimento médio per capita dos domicílios em MS cresce em todas as comparações

Mais Lidas

DOURADOS
Acusado de matar mulher por asfixia no Canaã I é preso no Piratininga
TRÂNSITO
Moto invade preferencial, é atingida por caminhonete e dois ficam feridos na Marcelino
DOURADOS
PM é acionada e consegue evitar suicídio de homem em hotel
DOURADOS
Homem invade casa, tenta estuprar jovem e é detido por populares