Pelo menos três polos fixos são mantidos pela Secretaria de Assistência Social com foco em fomentar a geração de renda. Na Reserva IndÃgena, no Centro de Convivência do Idoso e no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência são ministradas aulas que ensinam técnicas de artesanato com fibra de bananeira, material reciclado, bordados, crochês, colagens e outras técnicas.
A professora Francisca Esmeralda Ajala, diz que são técnicas implementadas que têm gerado frutos do ponto de vista da geração de renda para os indÃgenas, os idosos e as pessoas portadoras de necessidades especiais. "Temos colocado em prática as diretrizes da Assistência Social e levado aos cidadãos este conhecimento que pode servir de passatempo, mas que também gera renda a quem mais precisa", disse.
Desde maio, as turmas com 20 a 30 alunos desempenham as atividades e, em média, três meses depois de iniciado o curso, recebem a qualificação na confecção de diversos materiais como cintos, bolsas, suportes para pratos, fruteiras, customização, decoração natalina, pintura e muitos outros trabalhos.
Foco de trabalho da prefeita Délia Razuk, o compromisso com as pessoas visa exatamente este tipo de atividade que resgata a autoestima e dá condições aos cidadãos de conquistarem espaço, conhecimento e até mesmo renda. "Tenho orgulho das atividades que cada departamento tem realizado, mesmo em meio às dificuldades, mas com carinho e dedicação, produzindo efeitos muito positivos", disse a prefeita.
Nos Centros de Convivência, o público alvo são os idosos que quiserem praticar o curso. No centro Dorcelina Folador, os usuários são os beneficiados e, na Reserva IndÃgena, a comunidade pode participar.
Em andamento estão os cursos com fibra de bananeira (aldeia) e com material reciclado (CCI e Dorcelina), com duração até o mês de dezembro. A Assistência Social mantém ainda diversos cursos nos Cras e Creas.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Representantes do Ministério dos Povos IndÃgenas farão parte de roda de conversa na UFGD
BRASILFeirão Limpa Nome: negociação de dÃvidas pode ser feita nos Correios até dia 31

Sicredi Centro-Sul coloca agência móvel para atendimento aos associados na ExpoCanas

PolÃcia encontra cocaÃna em fundo falso de veÃculo
Foragido do sistema prisional da Capital é capturado no interior

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo se encantam com processo de fabricação

Mulher é presa ao fazer transferências falsas para pagamento de compras
Defensoria suspende atendimentos em 28 de março na Capital

PolÃcia prende outro envolvido na morte de 'Diabolin'

Zé Teixeira reivindica investimentos em Angélica e Rio Brilhante
Mais Lidas

Homem foi executado na frente da esposa e do filho na fronteira

Defensoria Pública de MS abre inscrições para analista, psicólogo e assistente social

Inscrições para processo seletivo do MPF seguem abertas até dia 30
