Menu
Busca domingo, 13 de junho de 2021
(67) 99257-3397
IMUNIZAÇÃO

Saúde reconhece falta de 9,8 mil doses da Coronavac para 2ª aplicação em Dourados

07 maio 2021 - 10h37Por André Bento

A Secretaria de Estado de Saúde detalhou que Dourados precisa de 9.820 doses adicionais de Coronavac para concluir a segunda aplicação em moradores que já receberam a primeira. Desse total, 9.352 correspondem às faltantes referentes de remessas anteriores e 468 dizem respeito à perda operacional. 

Essas informações constam na Resolução nº 86/CIB/SES, publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado de quinta-feira (6) para homologar as decisões da Comissão Intergestores Bipartite.

O documento homologa a Resolução Ad Referendum nº 83/CIB/SES, publicada no Diário Oficial nº 10.497, páginas 02 a 07, onde aprovou o pleito de solicitação ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) de envio de doses adicionais de vacina CORONAVAC do Instituto Butantan para contemplar a Segunda Dose (D2) dos grupos prioritários já vacinados com a Primeira Dose (D1) visando assegurar o esquema vacinal contra COVID-19”. 

O detalhamento por municípios consta no anexo a essa resolução, que aponta a necessidade de 134.632 doses da Coronavac em todo o Mato Grosso do Sul, das quais 128.217 faltantes referentes às remessas anteriores e 6.415 de perda operacional. 

É feita a observação de que “devem ser considerados um quantitativo a maior de 5% de perda operacional considerando o envio de frascos com 9 doses de Coronavac pelo Laboratório Butantan”.

Nas redes sociais, o Instituto Butantan informou não ter “qualquer responsabilidade pelo atraso na aplicação da segunda dose da Coronavac”, esclarecendo ainda que “produz e entrega a vacina contra a Covid-19 ao Ministério da Saúde, responsável pelo planejamento e distribuição”, 

Além disso, pontuou que “a logística de distribuição das doses da Coronavac e como estados e municípios devem atuar para garantir a aplicação da 2ª dose são de responsabilidade do Ministério da Saúde, e não do Instituto”. 

“Até aqui, o Butantan fez suas entregas cumprindo o contrato que assumiu. A programação para usar o estoque da 2ª dose para aplicar a 1ª dose cabe aos municípios, a partir de orientações do Ministério da Saúde”, prossegue. 

Também alertou se “preciso ficar atento na hora da vacinação”, porque “tomar a 1ª dose de um fabricante e a 2ª, de fabricante diferente, não garante a imunização completa contra Covid-19”. 

O Butantan orienta atenção “para que a combinação das doses seja, sempre, do mesmo imunizante”, e recomenda tomar a 2ª dose até 28 dias depois da 1ª, alertando ainda que “mesmo que esse prazo seja ultrapassado, é preciso receber as duas doses para que a imunização seja considerada completa”. “Tomar a 2ª dose é fundamental”, ressalta.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oito são presos em flagrante com armas de fogo e munições
POLÍCIA
Oito são presos em flagrante com armas de fogo e munições
Jaguatirica é resgatada em estado grave na MS 480
ANAURILÂNDIA
Jaguatirica é resgatada em estado grave na MS 480
PRF apreende cocaína em ônibus de viagem
DOURADOS
PRF apreende cocaína em ônibus de viagem
Butantan deve iniciar nesta semana pré-cadastro para teste da ButanVac
SAÚDE
Butantan deve iniciar nesta semana pré-cadastro para teste da ButanVac
SoulRa apresenta show nesse domingo no YouTube
MÚSICA
SoulRa apresenta show nesse domingo no YouTube
ESPORTE
Olimpíada: conjunto brasileiro de ginástica rítmica está em Tóquio
TRÁFICO DE DROGAS
Cocaína apreendida no Campo Dourado soma 81,5 quilos
ESPORTE
Juventude AG vence de 6x4 na Liga Nacional de Futsal
ESPORTE
Após idas e vindas, Copa América começa neste domingo, no Brasil
DOURADOS
Aglomeração termina em prisão no Canaã III

Mais Lidas

FLEXIBILIZAÇÃO
Decreto que libera atividades comerciais a partir de domingo é publicado
EMOCIONATE
VIDEO: Recuperada da Covid-19, douradense é recebida pela mãe em Rondônia
LOCKDOWN
Decreto flexibiliza atendimento via delivery no Dia dos Namorados em Dourados
LOCKDOWN
Fiscalização encontra funcionários dentro de filial das Casas Bahia em Dourados