Menu
Busca sexta, 22 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Saúde obriga notificação compulsória de casos suspeitos de Covid-19

28 setembro 2020 - 10h36Por André Bento

Resolução expedida pelo secretário adjunto municipal de Saúde de Dourados, Jackson Farh Leiva, obriga a notificação compulsória de todos os casos suspeitos para Covid-19, que tenham sido testados pelas metodologias de teste rápido (imonocromatografia), teste sorológico (enzimaimunoensaio, eletroquioluminescência, quimioluminescênica) e /ou biológica molecular.

Ela é direcionada aos laboratórios de análises clínicas públicos e privados, assim como os hospitais públicos e privados e as drogarias e farmácias que realizarem testes aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para diagnóstico de Coronavírus (SARS-Cov-2), localizados no Município de Dourados.

Publicada na edição de sexta-feira (28) do Diário Oficial do Município, a Resolução/SEMS nº 53, de 04 de setembro de 2020 define ainda que essas notificações de síndrome gripal pelo SARS-Cov-2 devem ser realizadas pelo sistema E-SUS VE (https://notifica.saude.gov.br) mediante autocadastro dos estabelecimentos. Para isso, foi anexado um formulário à publicação.

Ainda deverão ser encaminhados diariamente a ficha de notificação padronizada (também anexada) e o resultado do laudo ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica, tanto pelo e-mail vigilanciacovid.sems@dourados.ms.gov.br quanto pessoalmente na Coordenação COVID-19, localizado no Centro de Convenções Dourados, no cruzamento da Avenida Pedro Ortiz com a Avenida Guaicurus, no Bairro Santa Fé.

Além de definir ser responsabilidade do Núcleo de Vigilância Epidemiológica o acompanhamento e o encerramento dos casos registrados no sistema E-SUS VE, essa resolução alerta para sanções previstas no Código Sanitário Estadual caso haja descumprimento das determinações.

Em outro artigo, estabelece que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados pelo SARS-Cov-2, internados ou não deverão ser comunicados imediatamente o Núcleo de Vigilância Epidemiológica pelos telefones 67 9 8468 8078 (plantão) ou 67 8468 8375 (Unidade de Resposta Rápida – URR). Também deve ser preenchida a ficha de notificação específica para SRAG disponibilizada na edição do Diário Oficial do Município.

Mais uma vez, é pontuada a inteira responsabilidade do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da coleta de exames de RT-PCR para os casos internados exceto para o Hospital Universitário HU-UFGD.

“Caberá ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica o fornecimento dos laudos das coletas por ele realizadas de encaminhadas aos laboratórios de referência”, detalha.

Entre as justificativas para resolução, o secretário considerou “que a subnotificação de casos prejudica a adoção de medidas públicas pelo Município voltadas à prevenção e ao controle da pandemia de Covid-19.

Até domingo (27), Dourados contabilizava 7.142 casos confirmados da doença, com 6.446 pacientes recuperados, 574 em isolamento domiciliar, e 46 internados – 19 em enfermarias e 27 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Houve ainda 93 óbitos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Casal que traficava drogas na aldeia é preso pela Polícia em Dourados
JAGUAPIRU
Casal que traficava drogas na aldeia é preso pela Polícia em Dourados
LEÃO
Receita Federal abre consulta a lote residual de Imposto de Renda
FRONTEIRA
Casal de idosos teria sido sequestrado e resgate seria de R$ 285 mil
ADMINISTRAÇÃO
Publicados editais dos processos seletivos da Funsau e Fundtur
Sob condição de buscar tratamento, "homem-aranha" é libertado
Sob condição de buscar tratamento, "homem-aranha" é libertado
VACINAÇÃO
Liberado certificado de vacinação para quem tomou vacinas diferentes
Ao ver WhatsApp da filha, mãe descobre estupro de professor de 42 anos
COMER BEM
Prepare uma deliciosa coxa de frango na cerveja preta para o fim de semana
REGIÃO
Gavião encontrado ferido em córrego é resgatado por policiais
VACINAÇÃO
Imunização contra a Covid-19 será no centro de vacinação neste sábado

Mais Lidas

TRÁFICO
Mortos em queda de helicóptero com cocaína na fronteira são identificados
REGIÃO
Duas pessoas morrem carbonizadas após queda de helicóptero carregado com cocaína
JARDIM MÁRCIA
Bandidos fazem "limpa" em motel de Dourados e levam até carro
JARDIM MÁRCIA
Bêbado colide carro contra muro e acidente deixa três feridos em Dourados