Menu
Busca domingo, 25 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Saúde institui Núcleo Emergencial de Assistência após seis meses de pandemia

22 setembro 2020 - 12h38Por André Bento

Seis meses após a prefeita Délia Razuk expedir o Decreto nº 2.477 de 20 de março de 2020, que declara situação de emergência no Município de Dourados e define medidas de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, o secretário municipal de Saúde adjunto, Jackson Farah Leiva, instituiu o Núcleo Emergencial de Assistência.

De acordo com a Resolução/SEMS Nº. 52, de 14 de setembro de 2020, publicada na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial do Município, trata-se de “grupo colegiado que tem caráter consultivo para auxiliar a tomada de decisões da SEMS, obediente às diretrizes do Ministério da Saúde e pautado em evidências científicas”.

O objetivo do núcleo é “promover a resposta coordenada por meio da articulação e da integração dos atores técnicos envolvidos, visando garantir a estruturação da assistência, da vigilância e da gestão, diante da situação de emergência declarada pelo decreto”.

Entre as atribuições, estão “emitir posicionamentos técnicos relacionados à assistência, à vigilância em saúde, à assistência farmacêutica, à suporte laboratorial e à controle de infecção, relacionados à infecção pelo COVID-19” e “definir as diretrizes assistenciais de acesso às ações e serviços de saúde durante a ocorrência da pandemia”.

Também caberá a esse grupo “elaborar os fluxos e os protocolos de vigilância e de laboratório para o enfrentamento das emergências em saúde pública no âmbito de Dourados, buscando o alinhamento com as diretrizes definidas em âmbito estadual, nacional e internacional a cada nova definição e organização de fluxos”, bem como “estabelecer os protocolos assistenciais para serem implementados na rede de atenção à saúde de Dourados”.

Outra atribuição do número é “acompanhar processos relativos aos fluxos regulatórios entre as unidades assistenciais ambulatoriais e hospitalares, públicas e privadas, da rede de saúde SUS de Dourados”, além de “sugerir ações que visem à capacitação dos profissionais de saúde, de forma a ampliar o potencial de resposta à disseminação da infecção pelo COVID-19”.

Estabelecer os padrões técnicos de equipamentos de proteção individual (EPI) e materiais necessários para procedimentos durante os períodos da pandemia pelo COVID-19, bem como definir rotinas e padronização dos EPIs para utilização dos profissionais de saúde, visando a segurança dos trabalhadores e pacientes, em consonância com o Núcleo Técnico de Apoio ao Município de Dourados para combate à pandemia do novo Coronavírus também são atribuições.

Ainda cabe ao grupo monitorar os estoques de equipamentos de proteção individual (EPI) e de insumos necessários e existentes ao nível local, bem como sugerir ações para evitar o desabastecimento dos mesmos, as receitas e a destinação de recursos financeiros específicos para as ações emergenciais no enfrentamento do vírus COVID-19, disponíveis no Portal da Transparência do município, e acompanhar e monitorar a execução do Plano Municipal de Contingência para a infecção humana pelo novo coronavírus e sugerir adequações.

Por fim, é previsto ainda que o número analise “os padrões de ocorrência e distribuição de emergências de saúde pública no território do Município de Dourados e região, relacionados aos casos de COVID-19”, e sugira, quando necessário, ações de mitigação de contágio no Município de Dourados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Trutis tem candidatura para prefeito da capital negada
REGIÃO
Mulher é flagrada pela polícia por tráfico de papagaio
REGIÃO
Motorista de guincho suspeita de contratante, aciona polícia e droga é encontrada dentro de carro
PANDEMIA
Mulheres obedecem mais às restrições de isolamento
REGIÃO
Filhote de cervo-do-pantanal ferido após atropelamento é socorrido pela PMA
REGIÃO
Após divulgar pesca predatória na internet, pescador é autuado pela PMA
ECONOMIA
Banco Central registra recorde de remessas de dólares para Brasil
REGIÃO
Traficantes são presos com quase 1 t de droga logo após tentarem atropelar policiais
MUNDO
EUA registram os 2 dias com mais infectados por Covid-19 desde o início da pandemia
LEVANTAMENTO
Rendimento médio per capita dos domicílios em MS cresce em todas as comparações

Mais Lidas

DOURADOS
Acusado de matar mulher por asfixia no Canaã I é preso no Piratininga
TRÂNSITO
Moto invade preferencial, é atingida por caminhonete e dois ficam feridos na Marcelino
DOURADOS
PM é acionada e consegue evitar suicídio de homem em hotel
DOURADOS
Homem invade casa, tenta estuprar jovem e é detido por populares