Menu
Busca sexta, 22 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Saúde institui Núcleo Emergencial de Assistência após seis meses de pandemia

22 setembro 2020 - 12h38Por André Bento

Seis meses após a prefeita Délia Razuk expedir o Decreto nº 2.477 de 20 de março de 2020, que declara situação de emergência no Município de Dourados e define medidas de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, o secretário municipal de Saúde adjunto, Jackson Farah Leiva, instituiu o Núcleo Emergencial de Assistência.

De acordo com a Resolução/SEMS Nº. 52, de 14 de setembro de 2020, publicada na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial do Município, trata-se de “grupo colegiado que tem caráter consultivo para auxiliar a tomada de decisões da SEMS, obediente às diretrizes do Ministério da Saúde e pautado em evidências científicas”.

O objetivo do núcleo é “promover a resposta coordenada por meio da articulação e da integração dos atores técnicos envolvidos, visando garantir a estruturação da assistência, da vigilância e da gestão, diante da situação de emergência declarada pelo decreto”.

Entre as atribuições, estão “emitir posicionamentos técnicos relacionados à assistência, à vigilância em saúde, à assistência farmacêutica, à suporte laboratorial e à controle de infecção, relacionados à infecção pelo COVID-19” e “definir as diretrizes assistenciais de acesso às ações e serviços de saúde durante a ocorrência da pandemia”.

Também caberá a esse grupo “elaborar os fluxos e os protocolos de vigilância e de laboratório para o enfrentamento das emergências em saúde pública no âmbito de Dourados, buscando o alinhamento com as diretrizes definidas em âmbito estadual, nacional e internacional a cada nova definição e organização de fluxos”, bem como “estabelecer os protocolos assistenciais para serem implementados na rede de atenção à saúde de Dourados”.

Outra atribuição do número é “acompanhar processos relativos aos fluxos regulatórios entre as unidades assistenciais ambulatoriais e hospitalares, públicas e privadas, da rede de saúde SUS de Dourados”, além de “sugerir ações que visem à capacitação dos profissionais de saúde, de forma a ampliar o potencial de resposta à disseminação da infecção pelo COVID-19”.

Estabelecer os padrões técnicos de equipamentos de proteção individual (EPI) e materiais necessários para procedimentos durante os períodos da pandemia pelo COVID-19, bem como definir rotinas e padronização dos EPIs para utilização dos profissionais de saúde, visando a segurança dos trabalhadores e pacientes, em consonância com o Núcleo Técnico de Apoio ao Município de Dourados para combate à pandemia do novo Coronavírus também são atribuições.

Ainda cabe ao grupo monitorar os estoques de equipamentos de proteção individual (EPI) e de insumos necessários e existentes ao nível local, bem como sugerir ações para evitar o desabastecimento dos mesmos, as receitas e a destinação de recursos financeiros específicos para as ações emergenciais no enfrentamento do vírus COVID-19, disponíveis no Portal da Transparência do município, e acompanhar e monitorar a execução do Plano Municipal de Contingência para a infecção humana pelo novo coronavírus e sugerir adequações.

Por fim, é previsto ainda que o número analise “os padrões de ocorrência e distribuição de emergências de saúde pública no território do Município de Dourados e região, relacionados aos casos de COVID-19”, e sugira, quando necessário, ações de mitigação de contágio no Município de Dourados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sob condição de buscar tratamento, "homem-aranha" é libertado
Sob condição de buscar tratamento, "homem-aranha" é libertado
Liberado certificado de vacinação para quem tomou vacinas diferentes
VACINAÇÃO
Liberado certificado de vacinação para quem tomou vacinas diferentes
Ao ver WhatsApp da filha, mãe descobre estupro de professor de 42 anos
Prepare uma deliciosa coxa de frango na cerveja preta para o fim de semana
COMER BEM
Prepare uma deliciosa coxa de frango na cerveja preta para o fim de semana
Gavião encontrado ferido em córrego é resgatado por policiais
REGIÃO
Gavião encontrado ferido em córrego é resgatado por policiais
VACINAÇÃO
Imunização contra a Covid-19 será no centro de vacinação neste sábado
DOURADOS
Defesa Civil faz alerta e pede para pessoas ficarem em casa ao observar tempestade
PANDEMIA
Mulheres são novas vítimas da Covid em Dourados e mortes pela doença chegam a 676
CLIMA
Inmet detalha riscos de tempestade e ventos de 100km/h em Dourados; veja tabela
ATIVIDADES
Instituto de Prevenção Dourados encerra Outubro Rosa com blitz educativa e carreata

Mais Lidas

TRÁFICO
Mortos em queda de helicóptero com cocaína na fronteira são identificados
REGIÃO
Duas pessoas morrem carbonizadas após queda de helicóptero carregado com cocaína
JARDIM MÁRCIA
Bandidos fazem "limpa" em motel de Dourados e levam até carro
JARDIM MÁRCIA
Bêbado colide carro contra muro e acidente deixa três feridos em Dourados