A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados vai investir R$ 2 milhões na compra de exames complementares na rede particular para suprir o SUS (Sistema Único de Saúde). Os serviços serão gratuitos, mas prestados por clínicas particulares.
Segundo a prefeitura, serão 100 tipos de exames, como ultrassonografia, tomografia, ressonância, ecocardiograma, entre outros.
O secretário municipal de Saúde, Mário Eduardo Rocha, afirmou que a meta é reduzir a fila de pacientes, um problema que se arrasta há vários anos no município.
Para agilizar o processo, a prefeitura decidiu fazer o sistema de chamada pública. O valor a ser pago será de acordo com a base do mercado.
Segundo Mário Eduardo, já foi apresentado o levantamento da quantidade de exames necessários e os valores definidos para fixação da tabela complementar. A partir disso, será aberto um edital convocando os interessados em prestar os serviços. Serão duas chamadas, a primeira para os exames de diversas especialidades e a segunda será só na área de fisioterapia.
O secretário não divulgou quantos exames serão necessários para zerar a fila de espera no município.