quinta, 28 de março de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Sanesul inicia por Dourados projeto contra dependência

18 agosto 2002 - 10h20

A coordenadoria do programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, ligada à Gerência de Recursos Humanos da Sanesul, inicia na próxima terça-feira, em Dourados, e na quarta-feira, em Ponta Porã, o projeto Dependência Química, sob a coordenação do Dr. José Roberto Amin - Médico do Trabalho, com o objetivo de conscientizar os funcionários e seus familiares sobre a importância da prevenção da dependência química e suas conseqüências.
O projeto será desenvolvido até dezembro deste ano, em todo o estado, abrangendo as 10 maiores cidades pólos, começando por Dourados e Ponta Porã. Para as demais localidades, será elaborado um cronograma, de acordo com a disponibilidade da equipe, priorizando também as necessidades das Unidades Gestoras.
Segundo Amin, o abuso de bebidas alcoólicas e uso de drogas são atualmente um dos problemas mais sérios nas empresas. Alguns dos efeitos negativos desta situação no processo de trabalho são a queda da produtividade, alta taxa de acidentes e absenteísmo, diminuição da qualidade, aumento na incidência de furto e roubos, danos de equipamentos, atrasos constantes e problemas de inter-relacionamento. Para ele, “é preciso conscientizar e prevenir o empregado dependente quanto ao uso ou abuso de drogas, a fim de orientá-lo na busca de soluções, mostrando o quanto ele é importante para a empresa, e que ao participar deste programa não corre riscos de ser demitido por ser um dependente, mas sim por não ter um desempenho satisfatório no ambiente de trabalho, podendo resgatar o seu valor junto a sociedade como um todo”.
O objetivo da Sanesul, segundo Amin, é possibilitar aos empregados a oportunidade de prevenção, tratamento e recuperação da dependência química, ou seja, o abuso de bebidas alcoólicas e uso de drogas ilícitas no ambiente de trabalho.
“É preciso que os empregados tenham informações e conhecimentos sobre o tema. Precisamos oferecer aos dependentes a chance de tratamento e recuperação, incluindo terapia”, informa o médico.
Serão duas horas de palestra, com enfoque Psicológico e Orgânico sobre a dependência Química. Os palestrantes serão o Psicólogo Ary Farias e o Médico do Trabalho José Roberto Amin. Após cada palestra, será montado um comitê, eleito pelos próprios empregados de cada cidade, que trabalhará em conjunto com a equipe da Gerência de Recursos Humanos na prevenção da dependência química.


Deixe seu Comentário

Leia Também

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional
58ª EXPOAGRO

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira
DOURADOS

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira

EDITAL

Carta de convocação - Retorno ao Trabalho

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira
SEGURANÇA

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

SEU BOLSO

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

UNIGRAN

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual

PLANALTO

Lula e Macron devem debater hoje acordo com Mercosul

FERIADO

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados

DESCAMINHO

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 

COTAÇÃO

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta