Menu
Busca segunda, 28 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Samu atendeu mais de 5,4 mil gestantes com dores ou em trabalho de parto

24 janeiro 2020 - 08h47Por Wender Carbonari

De 2017 a 2019, os agentes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) receberam 5.424 chamadas para atendimentos a mulheres em período de gestação em Dourados. Deste total, 4.117 ligações foram motivadas por reclamações de dores e 1.307 para atendimento a gestantes em trabalho de parto.

Dados detalhados sobre a atuação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas do Samu mostram que o trabalho da unidade vai muito além dos atendimentos mais comuns, como de traumas causados em acidentes de trânsito, por exemplo.

Nos últimos três anos o Samu recebeu um total de 132.423 chamadas para atendimento na cidade de Dourados. Este montante engloba uma diversidade de atendimento pouco conhecida pela maioria das pessoas. Ao todo são 681 tipos diferentes de ocorrências entre traumas e quadros clínicos específicos para atendimentos a adultos e crianças.

Entre os diversos tipos estão, por exemplo, casos de convulsão, com 3.425 chamadas; 3.961 casos de mal-estar; 824 chamadas por reclamação de tontura; e 2.197 chamadas para atender quadro clínico de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Houve ainda chamadas por hipoglicemia, que é um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue, com 1.024 casos nos últimos três anos; 1.579 casos de DNV (Distúrbio neurovegetativo); 1.137 chamadas por pneumonia; 1.312 ligações para atender casos de dores no estômago; 1167 por diabetes; entre outros.

MOTOCICLETAS

Embora existam uma infinidade de tipos de ocorrências que originam chamadas ao Samu, as ligações por acidentes envolvendo motociclistas são as mais volumosas, de acordo com os dados adquiridos pelo Dourados News.

Somando os tipos acidentes que envolvem motociclistas, seja em colisões contra carros, ônibus, outras motos, e até postes de energia, são ao todo 13.189 chamadas desta natureza entre os anos 2017 e 2019 em Dourados.

TIPOS DE OCORRÊNCIAS

De uma forma resumida, o Samu atende, pelo número 192, ocorrências de problemas cardio-respiratórios; intoxicação exógena; queimaduras graves; maus tratos; trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto; tentativas de suicídio; crises hipertensivas; acidentes/trauma com vítimas; afogamentos; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos e transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Dourados tem alerta e tempestade com chuva forte, ventania e granizo
POLÍTICA
Governo Federal apresenta nesta segunda proposta de reforma tributária
TRÊS LAGOAS
Passageiro de ônibus é preso com mala 'recheada' de cocaína
TV DOURADOS NEWS
Professor Leandro Carlos fala sobre gestão e projetos sociais ligados ao esporte
SEGURANÇA
MS investe R$ 5,4 milhões em munições para as Polícias Civil e Militar
CAPITAL
Homem morre após colisão entre motocicleta e veículo
AUXÍLIO
Caixa paga nova parcela a 9,4 milhões de beneficiários nesta segunda
CAMPO GRANDE
Trecho interditado da BR-262 é totalmente liberado após 7 horas
CAPITAN BADO
Ataque de pistoleiros a veículo deixa dois mortos na fronteira
TEMPO
Segunda-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados

Mais Lidas

ATO DE FÉ
Após vigílias em frente a hospital, família celebra 'milagre' por homem que caiu do telhado
CAMPO GRANDE
Gêmeos são executados dentro de quitinete
POLÍCIA
Comerciante morre em acidente na MS-276
DEODÁPOLIS
Homem morre ao bater moto de frente com caminhonete da patroa