terça, 10 de março de 2026
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SEGURANÇA PÚBLICA

Ronda Escolar aposta em proximidade para desconstruir medo e inibir crimes em Dourados

11 fevereiro 2026 - 12h13Por Fabiane Dorta

Inibir os mal-intencionadas ao redor ou dentro das instituições e a busca por desmistificar o temor que alguns jovens ainda tem da figura do policial, estão entre as ações da Roda Escolar do Programa Escola Segura, Família Forte; desenvolvido pela Polícia Militar. Em Dourados, o projeto teve início pelo segundo ano consecutivo.

No município o trabalho é feito pelo 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e a 9ª Companhia Independente. As equipes tem veículos próprios identificados e são escolhidos sempre os mesmos policiais para atender as instituições, como forma de estreitar laços com a comunidade.

“Não há uma troca [de policial] para justamente ter esse vínculo maior. São realizadas, quando solicitadas, palestras; isso é combinado com a direção do colégio para eles estarem atuando. São visitadas as salas de aula. Quando nos convidam, nós participamos também de eventos que o colégio tem, por exemplo: gincanas, palestras, abordando os temas inerentes a nós”, explica a 2º Tenente Esther Priscila Haddad Zanchet, porta-voz do programa da Ronda Escolar da PM em Dourados.

2º Tenente Esther Priscila Haddad Zanchet, porta-voz do programa da Ronda Escolar da PM em Dourados - Foto: Clara Medeiros / Dourados News

Ela ainda lembra que para os estudantes, a segurança torna o ambiente mais propício para que possam ter acesso ao ensino sem interferências ou sejam abordados por terceiros com drogas, por exemplo.

“Evita qualquer ilícito que alguém mal-intencionado queira praticar próximo de colégio, crimes como venda de bebida, alguma coisa nesse sentido. Então, com a presença policial, você tende a inibir esse tipo de conduta. E o mais importante é essa aproximação, que o estudante possa ter um ambiente mais seguro possível para focar nos seus estudos”, pontua.

MAIS TEMAS

A Coordenadora da CRE 5 (Coordenadoria Regional de Educação de Dourados), Karina de Cássia Garcia, destaca que a Ronda ainda oferta suporte para estudantes e servidores sobre como proceder em caso de ocorrências, e também apoio para lidar com problemas externos ou vividos em casa, que acabam sendo informados à escola.

Coordenadora da CRE 5 (Coordenadoria Regional de Educação de Dourados), Karina de Cássia Garcia - Foto: Clara Medeiros / Dourados News

“Eles [policiais] trabalham com orientação, com temas relacionados a drogas, violência contra a mulher, entre tantos outros que a gente enfrenta hoje”, afirma Karina. “É uma relação realmente de orientação, de como proceder em determinados casos, tanto para a direção, quanto para a coordenação, quanto para os próprios alunos. É um trabalho muito bonito que eles têm feito”, acredita Karina.

Em 2025, os militares atenderam dentro das escolas 17 casos de vias de fato, ou seja, de agressões físicas; um de mediação de conflito; quatro de abordagens a alunos sob suspeita; e um de furto. Foram feitas 700 rondas preventivas, sendo abordadas quaro pessoas suspeitas ao redor de escolas e o condutor de um veículo.

DESCONSTRUIR TEMOR DA POLÍCIA

Para a diretora da Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros, Regina Rozania Lima de Araújo, além dos profissionais e estudantes, a sensação de segurança também é transmitida aos pais e responsáveis.

“A família traz a criança para a escola, o jovem, e vai para o trabalho, e é muito positiva a presença deles porque os pais confiam, se sentem seguros em deixar numa escola em que eles também estarão seguros”, afirma.

Diretora da Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros, Regina Rozania Lima de Araújo,

A diretora ainda lembra que essa proximidade pode se tornar exemplo de carreira para os alunos. “Desconstrói alguns padrões, alguns temores, porque normalmente jovens temem um pouco a segurança, o policial, a figura do policial; mas com isso propõe uma aproximação maior e serve de inspiração para esse jovem que será, possivelmente, o futuro policial, o futuro professor, e assim vai se construindo as profissões do futuro”, finalizou.
 

Policiais Militares mantém contato próximo com alunos, servidores e direção das escolas - Foto: Clara Medeiros / Dourados News

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia apreende motocicletas furtadas e fecha 'boca de fumo'
JARDIM IMPERIAL

Polícia apreende motocicletas furtadas e fecha 'boca de fumo'

Senador protocola pedido de CPI para investigar Moraes e Tofolli
POLÍTICA

Senador protocola pedido de CPI para investigar Moraes e Tofolli

Pai acusado de espancar bebê de quatro meses tem prisão mantida
AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA 

Pai acusado de espancar bebê de quatro meses tem prisão mantida

Turismo de MS concorre ao M&E Awards 2026 em três categorias
PRÊMIO

Turismo de MS concorre ao M&E Awards 2026 em três categorias

Funcionário de fazenda que desapareceu no Pantanal é encontrado
POLÍCIA

Funcionário de fazenda que desapareceu no Pantanal é encontrado

MS

Empresas podem concorrer ao Selo "Empresa Amiga da Mulher"

POLÍCIA

Polícia Rodoviária apreende cigarros eletrônicos em Deodápolis

JUSTIÇA

Supermercado deverá indenizar cliente atingida por sacos de ração

Identificado homem morto pela esposa com facada no peito

REGIÃO

Detran de São Gabriel do Oeste suspende atendimento para melhorias

Mais Lidas

INMET

Dourados está sob dois alertas de chuvas intensas até segunda-feira

ESTADUAL

Com empate no Douradão, DAC e Corumbaense podem disputar nos pênaltis a vaga para semifinal

POLÍCIA

Discussão após jantar termina com mulher agredida e marido preso em Dourados

DOURADOS

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163