Menu
Busca quinta, 03 de dezembro de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Rombo em cerca faz capivaras deixarem parque e eleva risco de acidentes em via movimentada

26 outubro 2020 - 16h29Por Da redação

A rua Palmeiras conta com uma grande movimentação de carros, motocicletas, pedestres e ciclistas, situação que já deixa quem passa pelo local em alerta pelo fluxo. No entanto, o trânsito na região tem contado com mais um ponto que pode representar perigo: passagem de capivaras.

O fato se dá especialmente por um “rombo” existente na cerca do Parque Arnulpho Fioravanti, conhecido como Parque da Rodoviária, que possibilita a saída livremente dos animais. 

No local, o Dourados News constatou a cerca deteriorada e uma abertura existente de aproximadamente 1,5 m, no ponto da via situado cerca de 100 metros da rua Armando Augusto Zanata. Resquícios de arame farpado existiam na estrutura da cerca, o que indica que alguém possa ter tentado “adaptar” uma forma de fechar o ponto recentemente. 

Um empresário com estabelecimento situado na rua Palmeiras e que preferiu não se identificar, disse que com a abertura no cercado do fundo do parque, as capivaras escapam em bando e causam transtornos aos populares na via. 

Segundo ele, em alguns dias, principalmente no começo da noite, motoristas precisam parar por vários minutos e esperar dezenas de capivaras atravessarem a rua. 

“Às vezes, eles esperam até uns 10 minutos, pois os animais costumam sair em grupos”, diz. 

Ainda conforme relato do empresário, há cerca de dois meses uma motociclista bateu em uma capivara e precisou de atendimento médico. Ao falar deste caso, ele cedeu a foto ao lado que da capivara atropelada no fato.

Ele relata ainda que o problema persiste há cerca de três anos e que já procurou as autoridades municipais (prefeitura de Dourados e Polícia Militar Ambiental) por diversas vezes, sem resolução do fato. 

Uma pessoa que trabalha como segurança na via e não quis se identificar, diz que já presenciou por várias vezes motoristas e motociclistas frearem bruscamente “em cima” dos animais, quase a ponto de ocorrer uma tragédia.

“Colidir em um animal desse porte pode gerar um acidente fatal. Já vi por várias vezes, motoristas, motociclistas terem que frear com tudo para não se acidentar e até mesmo um caminhão uma vez, o motorista teve que frear tão em cima que saiu uma grande fumaça”, citou. 

A rua Palmeiras liga bairros de Dourados como Izidro Pedroso, Parque dos Jequitibás e grande Água Boa ao centro.

Recentemente ocorreu retirada da lombada eletrônica do ponto próximo ao “rombo” citado na cerca do parque e o Dourados News constatou que muitos condutores passam com seus veículos pelo local em alta velocidade.  

A reportagem entrou em contato com a Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) para um posicionamento a respeito da cerca deteriorada no local. O secretário Fabiano Costa disse que equipes da pasta já efetuaram reparos no ponto por várias vezes e que populares derrubam a cerca novamente para “cortarem caminho” para acesso ao parque a avenida Joaquim Teixeira Alves. 

Ele informou que encaminharia reparos novamente ao local e frisou a necessidade dos populares não danificarem as estruturas e também de denunciarem, caso vejam de depredação. 

“Refizemos várias vezes aquela cerca, é caso de alguns populares que vão e derrubam para cortar caminho e gera essa problemática. Vamos encaminhar os ajustes novamente e pedimos também que quem ver esse tipo de ato denuncie para Guarda Municipal”, pontuou. 

O telefone da Guarda Municipal de Dourados para este tipo de denúncia é 199.

O Dourados News também entrou em contato com a PMA (Polícia Militar Ambiental) para informações de animais atropelados na via e se há algum projeto para melhorar essa questão nas proximidades do parque Arnulpho Fioravanti e, foi informado que tal informação seria responsabilidade do Imam (Instituto do Meio Ambiente).

Foi realizada tentativa de contato com o Instituto, porém devido ao horário que a equipe de reportagem efetuou a ligação (15h30), ninguém atendeu o telefone fixo, visto que o órgão tem atendimento até 13h30, ficando em aberto o espaço para posicionamento.

Veja abaixo um vídeo da abertura na cerca e a rua Palmeiras, ponto que os populares apontam como problemático pelo tráfego das capivaras: 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONGRESSO
Disputa pela presidência da Câmara paralisou reforma tributária, diz Guedes
FUTEBOL
Escalação irregular de atleta deve eliminar o Operário do Estadual 2020
BRASIL
Câmara aprova programa que substitui Minha Casa Minha Vida
ANAURILÂNDIA
Polícia Militar captura autor de feminicídio ocorrido em São Paulo
JUSTIÇA
Servidora temporária faz jus à licença maternidade e estabilidade provisória
PONTA PORÃ
Mulher é presa com maconha e anabolizante que levaria para Tocantins
UEMS
Mestrado Acadêmico em Letras abre inscrições para alunos regulares
RIBAS DO RIO PARDO
Idoso condenado a 24 anos e preso por estuprar sobrinha com 9 anos
CULTURA
Maracaju fica com o título do Festival On-Line da Melhor Idade
IVINHEMA
Ladrão invade residência faz bagunça e leva dinheiro e joias

Mais Lidas

PANDEMIA
Casos de coronavírus levam fechamento de três agências bancárias em Dourados
POLÍCIA
Homem é encontrado morto em ponte próximo à Vila Cachoeirinha 
MAUS TRATOS
Mãe é denunciada após apagar cigarro na mão da filha em Dourados
CAARAPÓ
Jovem que matou companheira com mata-leão é autuado em flagrante por homicídio doloso