O Programa Sentinela, de Dourados, tem registrado, desde de 2001, 583 casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no município e região. Deste total, 57 casos estão recebendo atenção e acompanhamento do programa. Hoje, 18 de maio, é dia nacional de luta contra este tipo de crime e a cidade faz blitz educativa à tarde para conscientizar a população sobre a questão. As atividades estão sendo coordenadas pela Comissão Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Comcex).
Pelos dados do Sentinela, o abuso sexual contra crianças e adolescentes é praticado geralmente pelos pais, padastros, tios, primos, vizinhos e conhecidos. São raros os casos onde o agressor é desconhecido. As meninas são os alvos mais freqüentes do crime, embora se constate um percentual significativo de meninos. A maioria das vítimas está na faixa de 07 a 14 anos, mas existem registros de abusos contra crianças de dois a seis anos.
Pelo que o projeto apurou, a exploração sexual de adolescentes ocorre tanto no âmbito familiar como em redes organizadas de exploração (boates, pontos específicos nas ruas, bares, motéis e hotéis) e são casos difíceis de serem investigados. É que, muitas vezes, a familia e a adolescente negam o fato e as redes de exploração são bem organizadas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Funcionário que gravou fogo em usina é demitido por justa causa

Bolsonaro pede ao STF para receber assessor de Trump na prisão

Apreendidas drogas em casa que funcionava como depósito

Anvisa aprova medicamento indicado para crises de epilepsia

Engasgado com leite, bebê de 22 dias é salvo pelos bombeiros

Senado aprova novos cargos no Executivo; impacto é de R$ 5,3 bi

PRF realiza comandos de saúde com apoio da Carreta da Saúde

Fies 2026: pré-selecionados têm 4ª-feira para completar cadastro

Professor que usou perfil de escola para pedir fotos a alunos é afastado

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.982 da Mega-Sena
Mais Lidas

Com empate no Douradão, DAC e Corumbaense podem disputar nos pênaltis a vaga para semifinal

Dourados está sob dois alertas de chuvas intensas até segunda-feira

Prefeitura economizará mais de R$ 6 milhões por ano ao autorizar concessão do aeroporto
