Menu
Busca sábado, 19 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
SERVIÇO MILITAR

Quase metade dos jovens de Dourados ainda não se alistaram

10 junho 2015 - 12h30

O prazo para o alistamento militar de jovens que completam 18 anos em 2015, se encerra no dia 30 deste mês e até o momento apenas 1.311 mil se alistaram em Dourados. O período é de janeiro até junho, e ao todo na cidade mais de 2 mil jovens se alistam todos os anos, porém muitos deixam de procurar a junta para ficarem em dia com a obrigação, de acordo com o secretário a Junta Militar de Dourados, Cláudio Caldeira Barbosa.

“Durante esse período de alistamento os meses em que são mais procurados é janeiro, quando abre o alistamento e junho prazo final. Mas aproximadamente 15% dos jovens deixam de procurar a junta e ficam na condição de classe anterior”, explica o secretário.

O jovem que não se alista fica em débito com o serviço militar e impossibilitado de retirar alguns documentos, assim como encontra dificuldades para ser contratado por alguma empresa. “Esses jovens que não procuram a junta na data terão dificuldades no futuro, pois precisam do documento principalmente os dispensados que recebem a CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação)”, conta Caldeira.

Após o alistamento, eles participam de uma seleção inicial que acontece de 24 de agosto a 25 de setembro, realizada pela “Comissão de Seleção” do Exército. Os que comparecem na junta e se alistam após a data prevista, participarão da seleção do próximo ano, e ficam em débito com Exército.

“Os que se alistam após o prazo pagam uma multa, que hoje é de R$ 1.38 mais taxa de banco, e participam da seleção em 2016. Se não comparecer na seleção, são considerados refratários e também ficam em débito com o serviço militar”, disse Cláudio.

A idade limite para se alistar e servir é até 27 anos, após este período ele é automaticamente dispensado, mas para receber o documento CDI deve se alistar na junta, pagar a multa e fazer o juramento à bandeira.

Para se alistarem os jovens deve comparecer a Junta Militar, de segunda a sexta, das 07h30 as 13h30, portando certidão de nascimento e RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física) se tiver não é obrigatório e um comprovante de endereço.

Novo endereço

A Junta Militar de Dourados irá atender em novo endereço na segunda quinzena de junho. Atualmente está localizada na rua Coronel Ponciano, 1700 no Parque dos Jequitibás, junto ao prédio da prefeitura.
O novo endereço é rua Joaquim Teixeira Alves, 1453 – Centro, no antigo prédio da prefeitura. O telefone de contato continua o mesmo (67) 3411-7694.

Deixe seu Comentário

Leia Também

IMUNIZAÇÃO
Vacinação antirrábica acontece em três pontos neste sábado em Dourados
SAÚDE & BEM - ESTAR
Terapia ajuda e não é “coisa para maluco”
BENEFÍCIO
Caixa abre uma agência hoje em Dourados para pagamento de auxílios
TV DOURADOS NEWS
Eu sou um político de grupo, diz Wilson Matos pré-candidato a prefeito em Dourados pelo PTB
CAPITAL
Modelo é estuprada sob ameaça e usa rede social para falar do crime
POLÍTICA
Maia diz que visita de secretário de Trump afronta autonomia do Brasil
CRIME AMBIENTAL
Paulista é autuado em R$ 22 mil por desmatamento ilegal de vegetação nativa
FUTEBOL
Prefeitura do Rio autoriza volta do público aos jogos no Maracanã
CAPITAL
Um dia após pedir medida protetiva, mulher tem pertences incendiados
RECURSOS NATURAIS
Egressa da UEMS desenvolve cosméticos artesanais veganos

Mais Lidas

PERIGO POTENCIAL
Vendaval pode atingir Dourados e outras 35 cidades de MS, segundo alerta do Inmet
DOURADOS
Mulher estaciona em vaga preferencial e é xingada por médico
ELEIÇÕES 2020
Convenções chegam ao fim e sete nomes são lançados à prefeitura de Dourados
FRONTEIRA
Estudante morre após procedimento estético em clínica clandestina