O projeto de pesquisa “Drama como método de ensino: Tecnologias educacionais artísticas no contexto de biomas e culturas brasileiras ameaçadas” está em sua primeira etapa de execução e formará uma rede de atividades práticas e teóricas para melhorar a qualidade dos processos artísticos na educação básica de Mato Grosso do Sul, por meio do teatro e da reflexão sobre as questões socioambientais regionais.
A iniciativa foi contemplada com o apoio de R$ 89 mil da Chamada “Mulheres na Ciência Sul-Mato-grossense”, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) para ser desenvolvida durante dois anos, a partir de maio de 2023.
A coordenação é da professora Flávia Janiaski, docente do curso de Artes Cênicas da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FALE) da UFGD, em parceria com os professores Mariene Hundertmarck Perobelli e Wellington Menegaz de Paula, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e os professores Heitor Martins Oliveira e Renata Ferreira da Silva, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
A iniciativa desenvolverá ações de formação continuada para os professores do ensino básico com objetivo de difundir a metodologia do Drama no contexto da educação. De acordo com a coordenação do projeto, o Drama é uma abordagem de ensino de Teatro que transita entre os contextos da realidade e da ficção e, por ter a interdisciplinaridade como característica, pode estabelecer um processo de investigação com seus participantes a partir de qualquer temática ou conteúdo escolar.
A pesquisa está dividida em quatro etapas. A primeira acontece em outubro e novembro de 2023 e conta com a realização de oficinas on-line destinadas a professores da rede de ensino básico de Mato Grosso do Sul e ministradas pelos professores das três universidades – UFGD, UFU e UFT.
A segunda etapa será promovida no primeiro semestre de 2024 e terá um formato híbrido, com oficinas presenciais para os professores de três cidades do MS – Naviraí, Ponta Porã e Dourados – e preparação dos processos de Drama que serão desenvolvidos com as crianças na terceira etapa. Essas cidades foram escolhidas para as práticas presenciais, porque já existe uma articulação da coordenação do projeto com as prefeituras municipais e por possuírem escolas de campo e escolas indígenas, considerados locais estratégicos para as temáticas que serão abordadas.
A terceira fase está prevista para o segundo semestre de 2024, quando serão aplicados os processos de Drama em escolas dos três municípios. Já a quarta e última fase será no primeiro semestre de 2025 e envolverá a confecção e divulgação de material didático.
PRIMEIRA ETAPA: TEATRO E MEIO AMBIENTE
A atividade de formação continuada desta primeira etapa do projeto é destinada aos professores da rede de educação básica do estado e aos discentes dos cursos de Pedagogia e Artes Cênicas.
O curso “Teatro e Meio Ambiente: inovações pedagógicas na educação básica” está com inscrições abertas até 15 de outubro, por meio do formulário eletrônico disponível em: forms.gle/AMZkstgqY7r4bh589. A formação é on-line, via Google Meet, em quatro segundas-feiras à noite, com certificação de 20 horas.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail projetodramaufgd@gmail.com e pelo perfil do instagram @dramabrasilidades.
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