quinta, 28 de março de 2024
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BEM ESTAR

Projeto Rosa Pink eleva autoestima de mulheres com câncer

15 setembro 2014 - 09h41

Utilizar maquiagem no rosto, passar batom nos lábios ou arrumar o cabelo podem ser tarefas simples e rotineiras para qualquer mulher. Porém, para quem enfrenta o processo de tratamento de um câncer, é natural que deixe de lado ou até mesmo esqueça a vaidade e a beleza física. Pensando em melhorar a autoestima das mulheres no Hospital do Câncer em Dourados, o curso de Estética e Cosmetologia da Unigran promove o Projeto Rosa Pink.

Pacientes oncológicos apresentam alterações na pele devido ao tratamento da quimioterapia e radioterapia. Queda do cabelo, ressecamento da pele e escurecimento das unhas são as principais alterações que ocorrem durante o tratamento. “Com esse projeto buscamos ensinar técnicas de automaquiagem, fazer uma maquiagem para correção da pele que vai disfarçar a aparência doente”, explica a professora responsável pela atividade, Priscilla Fracalossi Riguetti.

As acadêmicas do 4º e 6º semestre maquiaram as pacientes oncológicas tomando todos os cuidados necessários, como por exemplo, utilizando maquiagem hipoalergênica. Conforme a professora, não tem problema usar maquiagem, “desde que utilize produto hipoalergênico, testado dermatologicamente, que esteja dentro do prazo de validade, são cuidados que adotamos para não comprometer a saúde da pele”.

Dona Vilma Casadia tem 57 anos e está fazendo o tratamento de quimioterapia. Para ela, ser maquiada “foi muito bacana. Tem muita gente deprimida e isso eleva nossa autoestima. A minha colega mesmo não queria fazer, mas ela viu fazendo, mudou de ideia e quis fazer também”.

De acordo com a enfermeira responsável e técnica de quimioterapia do Hospital do Câncer, Idalina Ferrari Junior, o HC sempre quis fazer projetos neste sentido e a parceria com a Unigran contribuiu. “Sempre buscamos fazer com que os pacientes sejam melhor atendidos, que se sintam melhores, com a autoestima elevada, que se sintam mais acolhidos e mais valorizados, então esse projeto vem buscando isso”.

A enfermeira avalia que os pacientes em tratamento são carentes de carinho, como qualquer outra pessoa. “Esse acolhimento, essa atenção que o outro dá para o paciente e para o acompanhante é importante. Faz com que ele se sinta amado, bem atendido e fica mais confiante, e isso colabora para o tratamento”, ressalta Idalina.
Doações de lenços

Cada paciente que participa do projeto recebe um lenço como um brinde por ter participado. Os lenços foram doados pela comunidade. A Clínica de Estética da Unigran está arrecadando mais lenços para fazer as doações. Quem puder contribuir é só levar na Clínica ou ligar no telefone (67) 3411-4201.


Deixe seu Comentário

Leia Também

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

FUTEBOL

Com Gabigol, Flamengo anuncia lista de inscritos na Libertadores

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta