A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) garantiu a 29ª posição entre as universidades brasileiras que fizeram propostas para participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em sua edição de 2024 a 2026. O PIBID é um programa em nível nacional, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O projeto institucional da UFGD obteve uma pontuação de 292 pontos em uma escala de 300, classificando-se entre as iniciativas selecionadas para colaborar com as redes públicas de ensino do estado de Mato Grosso do Sul.
O PIBID, parte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), oferece aos alunos de licenciatura a oportunidade de inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Além dos acadêmicos, o programa contempla professores da educação básica e de instituições de ensino superior (IES) com bolsas de incentivo à docência.
A UFGD submeteu 21 subprojetos, distribuídos em 29 núcleos, envolvendo os cursos de Artes Cênicas, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Letras Libras, Educação do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena. As propostas cobrem diversas etapas da Educação Básica, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Ensino Médio, e as modalidades de Educação Indígena, Educação do Campo, Educação Especial e Educação Bilíngue de Surdos.
A previsão é de que aproximadamente 700 estudantes das licenciaturas da UFGD sejam beneficiados com bolsas no valor de R$700,00 mensais. Além disso, até 87 professores da rede pública do estado poderão atuar como supervisores no programa.