Dourados é uma das cidades escolhidas para receber o Movimento de Rua, iniciativa do Sebrae/MS que busca impulsionar o comércio local por meio de ações coletivas e consultorias gratuitas.
A ação teve início nesta quarta-feira (18), com a participação de mais de 50 colaboradores do Sebrae, entre consultores e técnicos. Eles estão visitando estabelecimentos em 11 ruas da cidade para convidar os empresários a integrarem o projeto.
A proposta é apoiar pequenos empreendedores de ruas com vocação comercial, promovendo melhorias não só dentro das lojas, mas também no entorno, com foco em engajamento, identidade local e experiência para o consumidor.
Além de um kit de boas-vindas, os comerciantes recebem um QR Code para ingressar em grupos de WhatsApp, onde serão compartilhadas informações, convites para eventos e oportunidades de capacitação.
As ruas escolhidas foram: José Roberto Teixeira, Vereador Vitório José Pederiva, Lindalva Marquês Ferreira, Hayel Bon Faker, Esplanada, Fernando Ferrari, Filomeno João Pires, Álvaro Brandão, Rosemiro Rodrigues Vieira, além das regiões da Vila São Pedro e Monte Alegre.
Durante entrevista coletiva realizada hoje na sede do Sebrae em Dourados, o diretor-superintendente, Claudio Mendonça, destacou que a ideia do projeto é mostrar ao empresário que é possível crescer, desde que haja organização, diferenciação no atendimento e visão coletiva.
“O cliente compra na rua não apenas pelo produto, mas pela experiência. E essa experiência passa pela segurança, pela limpeza, pela diversidade de lojas e pela forma como ele é tratado”, afirmou.
Pequenos negócios representam 90% das empresas da cidade
Segundo dados do Sebrae, Dourados possui aproximadamente 35 mil empresas registradas, das quais 32 mil são pequenos negócios. Em todo o estado de Mato Grosso do Sul, os pequenos empreendimentos representam 88% do total.
Só em 2025, foram abertas 29 mil novas empresas desse porte no estado.
Diagnóstico revela desafios comuns entre empresários douradenses
Antes de colocar o projeto em prática, o Sebrae realizou um diagnóstico com os empresários das ruas participantes. A pesquisa apontou que 45,5% dos entrevistados consideram a condição das ruas “boa” e 39,4% como “regular”, o que indica necessidade de melhorias na infraestrutura urbana.
Entre os principais obstáculos enfrentados pelos comerciantes estão a falta de mão de obra qualificada (33%), escassez de clientes (29,5%) e a dificuldade de estacionamento (28,7%). A concorrência com vendas pela internet também aparece como fator de preocupação para 23,2% dos entrevistados.
Participação vai além da loja
Mendonça também chamou atenção para o papel ativo que o comerciante precisa assumir na transformação da sua rua. “Não adianta reclamar que falta estacionamento se o dono da loja ocupa a vaga em frente. Ou que a rua está suja, se a calçada da própria loja está mal cuidada”, exemplificou.
Para ele, a mudança passa por atitudes simples, como liberar vagas para os clientes e colaborar com ações conjuntas, como segurança compartilhada e eventos temáticos.
A iniciativa prevê, além das consultorias individuais, a realização de capacitações em áreas como redes sociais, atendimento e vendas. Também estão no planejamento feiras, campanhas promocionais e parcerias com entidades como o Senac e prefeituras.
“A ideia é que cada rua se fortaleça como um polo de compras, com identidade própria e capacidade de atrair consumidores pela qualidade do serviço, e não apenas pelo preço”, destacou.
“Queremos que, no futuro, essas ruas se tornem como pequenos shoppings a céu aberto, com ações próprias no Dia das Mães, Natal ou Black Friday, por exemplo”, comentou Mendonça.
Expectativa é de resultados a curto e longo prazo
Apesar de se tratar de um projeto contínuo, o Sebrae afirma que algumas entregas podem ser percebidas já nos primeiros meses. Um dos focos iniciais é ajudar o empresário a entender melhor sua situação financeira e buscar opções de crédito com segurança.
Além disso, a articulação entre os comerciantes e a comunicação conjunta das ruas já começam a ser trabalhadas com apoio da equipe técnica.
“O importante é que os empresários não se isolem. Quando a rua cresce, todo mundo ganha. E é isso que estamos tentando construir: um comércio de rua forte, com identidade, que seja lembrado pela experiência que oferece”, finalizou Claudio.
Fotos internas: Clara Medeiros/Dourados News
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 38 milhões

"Caravana da Castração" roda o Estado e quer atingir 20 mil animais

Homem é assassinado com golpe de faca no meio da rua

Seis pessoas ficam feridas após colisão frontal entre carreta e picape

Há quase um mês sem chuvas, Dourados entra em novo alerta de baixa umidade
Brasileirão retorna hoje com clássico e líder em campo

"Balaio Festival" reúne feira criativa, cultura e música hoje em Dourados

Jovem bêbado é preso após agredir e ameaçar mãe com faca

Homem dispara quatro vezes para o alto, resiste à abordagem e acaba preso em Dourados

Operário encara o Uberlândia para continuar sonhando com a vaga
Mais Lidas

Produtor rural morto a tiros em fazenda no distrito de Itahum é identificado

Organização Social que vai gerir Hospital Regional de Dourados abre mais de 100 vagas de emprego

Filho de acusado de matar fazendeiro se apresenta, presta depoimento e é liberado
