Menu
Busca segunda, 29 de novembro de 2021
Dourados
30°max
19°min
Campo Grande
28°max
21°min
Três Lagoas
32°max
25°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
UNIVERSIDADE

Projeto desenvolve vídeo em guarani para alerta sobre riscos de transmissão da Covid

04 dezembro 2020 - 13h55Por Da redação

Dando continuidade à ação de conscientização iniciada nos primeiros meses de pandemia de Covid-19, professores da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) produziram e lançaram novos materiais informativos com foco na prevenção e no cuidado entre a população indígena da região.
 
O mais recente deles é o vídeo “Covid-19: Ações emergenciais nas áreas indígenas de Dourados – MS”, disponibilizado no canal oficial da UFGD na plataforma YouTube. Falado no idioma guarani, com legendas em guarani e português e interpretado em Libras, a produção aborda de maneira prática e direta a segunda onda de aumento do número de casos de infecção pelo novo coronavírus e dá orientações sobre como agir para não contrair e nem repassar a doença.
 
Além do vídeo, foram elaborados gibis, cartilhas e spots para veiculação em emissoras de rádio e em carros de som que transitam pelas aldeias. A ideia começou de forma simples, por solicitação das lideranças indígenas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho, e se tornou uma grande força-tarefa envolvendo a comunidade da Reserva Indígena de Dourados e diversas instituições que lá atuam.
 
Para a execução de tantas ações, foi montado um projeto que, submetido a edital do Comitê Operativo de Emergência (COE) da UFGD, foi selecionado e recebeu recursos financeiros que auxiliaram no custeio de itens como a impressão de cinco mil cartilhas. “Submetemos o projeto que, uma vez aprovado, atraiu outras parcerias, pois tem o selo da UFGD”, explica o docente Neimar Machado de Souza, da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da UFGD, e um dos coordenadores da iniciativa.
 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
 
Cientes do cenário de vulnerabilidade em que se encontra o grande contingente de indígenas do Cone Sul de Mato Grosso do Sul, os professores da UFGD se uniram a docentes da educação básica nas aldeias em apoio emergencial no contexto da epidemia. Os materiais, de fácil acesso e veiculação, abordam desde a conceituação do
vírus até a prevenção e o atendimento na rede pública de saúde.
 
Aliado às ações de educação em saúde, o trabalho dos docentes também tem como objetivo apoiar a atuação das lideranças e dos voluntários indígenas durante o período de isolamento social para a distribuição de alimentos, de kits de higiene e na inscrição em programas emergenciais existentes durante a vigência da epidemia.
 
Atualmente, a população indígena na cidade é de cerca de 16 mil pessoas, grande parte vivendo nas aldeias Jaguapiru e Bororó. Metade dessa comunidade é formada por adultos e idosos, estes, integrantes do grupo de risco mais impactado pela covid-19.
 
São parceiros no projeto, além da UFGD e do Setor de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação de Dourados, a Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados (CEAID), a rádio Grande FM, o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Dourados (COMAD) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) de Dourados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Chuva faz temperatura despencar e encerra período de estiagem em Dourados
CLIMA 
Chuva faz temperatura despencar e encerra período de estiagem em Dourados
Salários dos servidores estaduais serão pagos dia 1° de dezembro
ECONOMIA
Salários dos servidores estaduais serão pagos dia 1° de dezembro
Traficante abandona veículo com 47 quilos de cocaína em aeroporto
CORUMBÁ
Traficante abandona veículo com 47 quilos de cocaína em aeroporto
Caixa d´água não é luxo. É necessidade
ARTIGO
Caixa d´água não é luxo. É necessidade
DOURADOS
Maiores de 18 anos imunizados até 29 de julho podem tomar reforço
TV DOURADOS NEWS
Fernando Duarte lutará em Brasilândia nesta sexta-feira no evento UFTI de MMA
EMPREGO
Funtrab oferece 2.764 vagas na última semana de novembro
FORAGIDO
Colombiano que estava na lista da Interpol é preso em MS
ECONOMIA
Pix Saque e Pix Troco estão disponíveis a partir desta segunda
REGIÃO SUL
Governador entrega obras de infraestrutura, educação e esporte

Mais Lidas

DOURADOS
Vítima diz que assaltante devolveu dinheiro roubado após oração
CHAPADÃO DO SUL
Motociclista morre e mulher fica gravemente ferida após colisão frontal na MS-306
DOURADOS
Homem invade residência da ex, agride jovens com garrafa e acaba preso
LOTERIAS
Sete apostas de Dourados faturam R$ 1,1 mil na quadra