Menu
Busca quarta, 20 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
UNIVERSIDADE

Projeto desenvolve vídeo em guarani para alerta sobre riscos de transmissão da Covid

04 dezembro 2020 - 13h55Por Da redação

Dando continuidade à ação de conscientização iniciada nos primeiros meses de pandemia de Covid-19, professores da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) produziram e lançaram novos materiais informativos com foco na prevenção e no cuidado entre a população indígena da região.
 
O mais recente deles é o vídeo “Covid-19: Ações emergenciais nas áreas indígenas de Dourados – MS”, disponibilizado no canal oficial da UFGD na plataforma YouTube. Falado no idioma guarani, com legendas em guarani e português e interpretado em Libras, a produção aborda de maneira prática e direta a segunda onda de aumento do número de casos de infecção pelo novo coronavírus e dá orientações sobre como agir para não contrair e nem repassar a doença.
 
Além do vídeo, foram elaborados gibis, cartilhas e spots para veiculação em emissoras de rádio e em carros de som que transitam pelas aldeias. A ideia começou de forma simples, por solicitação das lideranças indígenas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho, e se tornou uma grande força-tarefa envolvendo a comunidade da Reserva Indígena de Dourados e diversas instituições que lá atuam.
 
Para a execução de tantas ações, foi montado um projeto que, submetido a edital do Comitê Operativo de Emergência (COE) da UFGD, foi selecionado e recebeu recursos financeiros que auxiliaram no custeio de itens como a impressão de cinco mil cartilhas. “Submetemos o projeto que, uma vez aprovado, atraiu outras parcerias, pois tem o selo da UFGD”, explica o docente Neimar Machado de Souza, da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da UFGD, e um dos coordenadores da iniciativa.
 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
 
Cientes do cenário de vulnerabilidade em que se encontra o grande contingente de indígenas do Cone Sul de Mato Grosso do Sul, os professores da UFGD se uniram a docentes da educação básica nas aldeias em apoio emergencial no contexto da epidemia. Os materiais, de fácil acesso e veiculação, abordam desde a conceituação do
vírus até a prevenção e o atendimento na rede pública de saúde.
 
Aliado às ações de educação em saúde, o trabalho dos docentes também tem como objetivo apoiar a atuação das lideranças e dos voluntários indígenas durante o período de isolamento social para a distribuição de alimentos, de kits de higiene e na inscrição em programas emergenciais existentes durante a vigência da epidemia.
 
Atualmente, a população indígena na cidade é de cerca de 16 mil pessoas, grande parte vivendo nas aldeias Jaguapiru e Bororó. Metade dessa comunidade é formada por adultos e idosos, estes, integrantes do grupo de risco mais impactado pela covid-19.
 
São parceiros no projeto, além da UFGD e do Setor de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação de Dourados, a Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados (CEAID), a rádio Grande FM, o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Dourados (COMAD) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) de Dourados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Adolescente de 16 anos tenta fugir da PRF em carro com meia tonelada de maconha
REGIÃO
Adolescente de 16 anos tenta fugir da PRF em carro com meia tonelada de maconha
FUTEBOL
Fundesporte debate aporte financeiro aos clubes de futebol para a disputa do Estadual
CIÊNCIA
Biosseguridade e cuidados com o manejo animal podem prevenir pandemias futuras
SAÚDE
Rede Ebserh reabre inscrições para a contratação de profissionais
BRASIL
STJ reconhece direito à nomeação por reclassificação de candidata originalmente excedente
ESTADO
Mulher foragida por 16 anos é presa pela Interpol e tem HC negado
FLAMENGO
Denunciados por incêndio no Ninho do Urubu viram réus
ESPORTE
Palmeiras foi o 2º melhor do mundo em 2020, atrás apenas do Bayern
DOURADOS
Alas públicas de UTI para Covid estão atendendo 32 pacientes em estado grave 
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Maia diz que a China vai acelerar o envio da matéria-prima da Coronavac

Mais Lidas

DOURADOS
Promotor vê preconceito em comentários contra vacina para índios e denuncia à PF
DOURADOS
Mulher é presa acusada de dar cobertura para assaltantes que rendiam família
DOURADOS
Em ação conjunta, polícia deflagra operação para investigar crimes
TRAGÉDIA
Casal morre após caminhonete colidir contra carreta na BR- 163