Menu
Busca quinta, 21 de outubro de 2021
(67) 99257-3397

Projeto de Dourados é destaque em MS

24 março 2008 - 05h12


A produtora rural de Dourados, Clélia Lemos Gusmão recebeu um prêmio por ter desenvolvido um projeto de implantação de um canavial na propriedade que administra no município. O reconhecimento e a premiação do trabalho foram concedidos pela Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) que em parceria com o Sebrae e o Senar desenvolvem o Programa de qualificação Empreendedor Rural (PER).
Além de Clélia, o produtor rural Paulo César Bozoli, do município de Jardim, também foi premiado ao desenvolver um projeto sobre “Implantação de floresta de eucalipto”. “O PER é um programa que visa estimular o empreendedorismo no setor rural, fornecendo as ferramentas necessárias aos participantes do curso”, disse Carolina Santos, uma das responsáveis pelo curso no Sindicato Rural de Dourados.
O PER foi lançado em junho de 2007 e é voltado para produtores rurais, trabalhadores rurais e filhos de produtores. Em Mato Grosso do Sul, foram fechadas 13 turmas do PER e para 2008, a intenção é que o Estado tenha 50 novas turmas. “Hoje, o setor rural precisa acompanhar a gestão do seu negócio. O mercado já não aceita amadorismo”, destacou o presidente da Famasul, Ademar Silva Junior.
No projeto em destaque, Clélia verificou que depois de três anos com prejuízos em relação à lavoura de soja, a cana-de-açúcar poderia ser uma solução. Ela analisou o clima, a viabilidade e o risco de se investir. Apesar da troca de soja para cana requerer investimentos mais altos, a rentabilidade da cana-de-açúcar é alta e pode compensar as perdas.
“Isso mostra que a reciclagem na forma de pensar e agir já faz parte dos grandes empreendimentos empresariais do país e começa a ganhar força no setor agropecuário”, disse o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira. Ele destaca ainda que é preciso incorporar novas atitudes para aumentar a rentabilidade dos negócios.
No Projeto Empreendedor Rural a proposta é formar habilidades empreendedoras nos produtores e administradores rurais. Um dos pontos abordados no curso é o desenvolvimento do poder de decisão, de forma a auxiliar nas tarefas diárias e com vistas à obtenção de resultados mais satisfatórios.
O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de Dourados. É preciso ter o 2º grau completo e no mínimo 18 anos. Mais informações sobre o início do curso podem ser obtidas pelos telefones (67) 3424 6686 ou 99715267.

iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");

Deixe seu Comentário

Leia Também

Enquanto mãe trabalhava, adolescente pega moto escondido e é apreendido
IVINHEMA
Enquanto mãe trabalhava, adolescente pega moto escondido e é apreendido
DOURADOS
Prefeitura convoca candidatos aprovados no Processo de Seleção de Estagiários
Acne adulta: por que acontece e como tratar?
BELEZA E ESTÉTICA
Acne adulta: por que acontece e como tratar?
Polícia estoura 'boca de fumo' e prende jovem com quase 200 papelotes de pasta base
DOURADOS
Polícia estoura 'boca de fumo' e prende jovem com quase 200 papelotes de pasta base
PONTA PORÃ
Em fiscalização, polícia apreende carga de cigarros eletrônicos
BRASIL
Produção de petróleo e gás no pré-sal é recorde em setembro
SAÚDE E BEM-ESTAR
Saúde mental: 6 alimentos que aliviam a ansiedade
SUL DE MS
Projeto reconhece calamidade pública em Itaquiraí devido a vendaval
PANDEMIA
Índice de recuperados volta a crescer e Dourados registra 80 casos ativos da Covid-19
AQUIDAUANA
Morador de rua é preso por tentar agarrar mulher em área comercial

Mais Lidas

CAPTURA
Cobra é capturada em para-choque de carro na região central de Dourados
JARDIM MÁRCIA
Bandidos fazem "limpa" em motel de Dourados e levam até carro
REGIÃO
Duas pessoas morrem carbonizadas após queda de helicóptero carregado com cocaína
DOURADOS
Entreposto que tinha até pé de maconha é fechado e trio preso pela polícia