Menu
Busca terça, 02 de junho de 2020
(67) 99659-5905

Projeto “Balde Cheio” incrementa bacia leiteira de Dourados

15 dezembro 2009 - 07h40

Está em desenvolvimento na região da Grande Dourados um projeto que tem como meta principal o aumento da produção dos pequenos produtores de leite. É o projeto Balde Cheio que, com tecnologia da Embrapa, está sendo propagado pela Agência Territorial da Grande Dourados, dentro do programa de fortalecimento da agricultura familiar do governo federal. No sábado passado, ocorreu mais uma atividade do projeto, que foi um dia de campo no Assentamento Tereré, em Rio Brilhante, com a participação de um número expressivo dos pequenos produtores de leite de toda aquela região.
Segundo a coordenação do projeto, o dia de campo teve 90 participantes, sendo 75 assentados. “A exemplo de outras atividades do projeto, este dia de campo cumpriu com seus objetivos, pois envolveu um grande número de produtores e de organismos comprometidos com a produção familiar”, destaca Argemiro Correia, coordenador da Agência de Desenvolvimento Territorial da Grande Dourados.
O dia de campo em Rio Brilhante teve a preleção do técnico Rui Sichinel, que abordou as vantagens do piquete rotativo na alimentação do gado leiteiro como um dos instrumentos para aumentar a produção nas pequenas propriedades. ”Estamos trabalhando para fortalecer o novo capital social e levar tecnologia e cidadania à agricultura familiar na região da Grande Dourados, organizando dias de campo, cursos e viagens técnicas de suporte aos produtores”, informa Argemiro.
De acordo com Argemiro Correia, o projeto prioriza o incremento no manejo do gado leiteiro como forma de aumentar a produção familiar nas propriedades. “A alimentação e a higiene na ordenha são fundamentais e nós estamos repassando informações neste sentido aos produtores”, salienta Argemiro. Dados da coordenação do projeto já apontam para um aumento significativo na produção de leite nas pequenas propriedades com o trabalho de suporte da Agência Territorial. Em alguns casos, o aumento na produção já chega a 80%, depois que os produtores começaram a receber as orientações sobre manejo correto na produção e ordenha.
O dia de campo do projeto Balde Cheio em Rio Brilhante foi uma realização da Agraer local, com apoio da Prefeitura, Sindicato Rural, UFGD, Embrapa/Agrofuturo, Apoms e Banco do Brasil, que aproveitou para assinar novos contratos de financiamento do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), beneficiando dezenas de pequenos produtores.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JARDIM
Dois são presos após realização de festa em residência durante pandemia
JUDICIÁRIO
STF marca julgamento sobre Weintraub de inquérito das fake news
PIQUIRI
Adolescente some em pescaria e bombeiros fazem buscas em Rio
DOURADOS
Pesquisa da UFGD pretende auxiliar em novos planejamentos de teletrabalho
ACIDENTE
Homem morre após cair do telhado de casa enquanto fazia reparos
APOSENTADORIA
INSS: último balanço mostra 1,8 milhão de benefícios represados
POLÍCIA
Foragido há dois anos acusado de matar idoso estrangulado é preso
CONVERSA COM BIAL
'O presidente esqueceu de combinar comigo', diz Aras sobre nota de Bolsonaro
JUSTIÇA
TJ/MS manda Delegado acusado de furtar droga de volta para a prisão
GERAL
Cartórios de notas realizam serviços por videoconferência em todo país

Mais Lidas

PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos
DOURADOS
HU emite nota de esclarecimento sobre atendimento de mulher que morreu com Covid-19
DOURADOS
Homem é encontrado morto embaixo de ponte no córrego Laranja Doce