Menu
Busca segunda, 20 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
CULTURA

Projeto “Águas que Educam” chega a Dourados na segunda-feira

02 outubro 2014 - 11h46

Com o objetivo de aproximar universidade, escola e comunidade em torno da discussão sobre questões ambientais, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação leva a várias cidades de Mato Grosso do Sul o projeto “Águas que Educam”. A etapa em Dourados, que acontece de 06 a 12 de outubro, conta com a parceria e o apoio da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O evento inclui oficinas de formação, exposição de obras de arte e espetáculo musical. Trata-se de uma realização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o período de 2005/2015 é a Década Internacional da Água. Nesse sentido, o projeto busca sensibilizar e despertar a consciência de professores, gestores, trabalhadores da educação e alunos sobre a necessidade de zelo por esse bem primordial à vida. Além disso, pretende fomentar oportunidades de cooperação na gestão dos recursos hídricos e sugerir formas de intervenção nos contextos locais.

###Exposição
O “Águas que Educam” tem início no dia 06 de outubro, com a abertura da exposição de obras de artistas plásticos do estado intitulada “O Pantanal e sua História na Pintura Sul-Mato-Grossense”. Proposta e organizada por Gilberto Luiz Alves, a exposição retrata a história, a evolução econômica e as consequências da colonização no MS, expressas em obras produzidas ao longo de cinco décadas e que utilizaram a água como elemento de ligação.

###Oficinas
As oficinas interdisciplinares são destinadas aos profissionais e acadêmicos da Educação e vão estimular a vivência do trabalho colaborativo nas áreas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia e História, esclarecendo questões relacionadas ao processo de construção do MS em sua configuração histórica, cultural e geográfica. Elas acontecem no dia 07 de outubro durante todo o dia.

###Espetáculo
Outra parte integrante deste projeto é o show “Crianceiras”, espetáculo cênico musical inspirado na obra do poeta Manoel de Barros, produzido e organizado pelo artista e produtor cultural Márcio de Camillo. A apresentação acontece no dia 09 de outubro, em duas sessões, para alunos do ensino básico.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EMPREGO
Funtrab oferece quase 2 mil vagas nesta segunda, 251 em Dourados
Mortos a tiros e jogados em terreno baldio na fronteira eram irmãos
TEMPO
Segunda-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove
Auxílio emergencial volta a ser pago na terça para nascidos em Janeiro
ECONOMIA
Auxílio emergencial volta a ser pago na terça para nascidos em Janeiro
PANDEMIA
Justiça proíbe pai não vacinado para covid de visitar filha
POLÍCIA
Polícia prende acusado de matar rapaz a tiros em possível acerto de contas
POLÍCIA
Dois homens são mortos a tiros e tem corpos jogados em terreno baldio na fronteira
OPORTUNIDADE
Conselho Regional de Arquitetura prorroga inscrições de concurso até outubro
BRASIL
Crise hídrica: chuvas da primavera não vão encher reservatórios
POLÍCIA
A caminho de hospital, ambulância com paciente grave se envolve em acidente

Mais Lidas

'AMIGÃO'
Bêbado bate carro e deixa amigo ferido em canteiro
EVENTO CLANDESTINO
PM encerra festa com pelo menos 2 mil pessoas em Dourados
POLO INDUSTRIAL
Expansão industrial impulsiona investimentos logísticos em Dourados
LOTERIA
Douradense fatura R$ 31 mil ao acertar na quina