Menu
Busca sexta, 14 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Programa IST/Aids realiza ações durante o carnaval

20 fevereiro 2020 - 12h35Por Da Redação

A equipe multidisciplinar do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais está desenvolvendo várias ações durante o período de carnaval em Dourados. Durante todo este mês, acontece a campanha anual de prevenção às IST (infecções Sexualmente Transmissíveis), com objetivo de fortalecer as diversas formas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

Nesta quinta-feira 20, em parceria com a UFGD, a equipe do SAE/CTA está no campus, durante todo o dia, com a oferta de testagem rápida para sífilis e HIV. Serão oferecidos cerca de 100 testes por período e a equipe contará com a colaboração da Liga Acadêmica de Infectologia.

Também na manhã desta quinta, acontece a distribuição de 400 kits com material educativo, preservativos e géis lubrificantes, no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Na sexta, 21, as atividades serão no Posto da Base. Das 13h às 17h, a equipe do SAE/CTA estará concentrada no local realizando uma ação com caminhoneiros, dando orientações e fazendo a distribuição de materiais informativos, bem como, de preservativos e géis lubrificantes. Além disto, será feita a oferta de 80 testes rápidos de HIV e sífilis, com a utilização da van itinerante do CTA.

Já no sábado, 22, na Praça Antônio João, serão oferecidos 100 testes rápidos de HIV e Sífilis. A ação ocorrera no período das 07h30 às 13h30.

Ainda no sábado, a equipe fará ‘ronda noturna’ com a finalidade de orientar os profissionais do sexo sobre a importância do uso do preservativo externo e interno. Também haverá distribuição de brindes, pochetes para celular e chaveiro. A ação nas ruas terá início às 18h e irá até à 0h.

Na terça-feira de carnaval, 25, a equipe participará do carnaval realizado pela diretoria cultural da AdufDourados (Sindicato dos professores e professoras da UFGD), em parceria com outros sindicatos, associações e movimentos sociais, cujo evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.  

A concentração terá início às 16h, em frente a UFGD - Unidade 1 (Rua João Rosa Góes); a partir de 18h inicia o cortejo, descendo pela Rua Presidente Vargas até a Praça Antônio João. O cortejo será animado pelo grupo da oficina de percussão da Aduf e, na praça, haverá show da banda "Charanga da Alegria", de Campo Grande. O encerramento está previsto para 22h30.

Aurenita Barbosa, coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids/Hepatites Virais, comenta que a campanha de carnaval reforça um trabalho realizado em todo país, além de incentivar o uso do preservativo e atentar para importância da testagem.

O teste é sigiloso, rápido e oferecido gratuitamente. Em Dourados é realizado pelo Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, órgão que também possui uma estrutura preparada para o tratamento em caso de diagnóstico.

SERVIÇO

Para ter acesso a preservativos, realizar teste rápido ou se informar sobre o tratamento, qualquer pessoa pode procurar o Programa Municipal IST/AIDS e Hepatites Virais. O órgão funciona de segunda à sexta, das 07h às 13h, na Rua dos Missionários, nº 420, no bairro Jardim Caramuru. O telefone para contato é o (67) 3423-9150.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Em 10 dias Anvisa deve receber pedido de registro de soros de cavalos
MATO GROSSO DO SUL
Segurança Pública anuncia repasse de R$ 39,5 milhões para atuação na fronteira
NOVA ANDRADINA
Preso em operação contra pedofilia recebe liberdade provisória
DOURADOS
Corrente do bem da 94FM entrega triciclo a morador do Altos do Alvorada
BR-060
Polícia encontra mais de 600 telefones contrabandeados em bagageiro de ônibus
MATO GROSSO DO SUL
Após acidente com naja, criadores já entregaram voluntariamente 7 serpentes ao CRAS
PANDEMIA
Acadêmicos criam Orienta Covid Dourados para tirar dúvidas da população
BRASIL
Depen autoriza visitas virtuais em penitenciárias federais
ANTÔNIO JOÃO
Idoso é indiciado por abuso de primas de 6 e 8 anos
PANDEMIA
MS ultrapassa 35 mil casos de coronavírus e se aproxima de 600 óbitos

Mais Lidas

DOURADOS
Preso no Ipê Roxo era investigado desde fevereiro por estupro do sobrinho
VIDA NOTURNA
“Estão passando fome”: profissionais do sexo sofrem com a pandemia em Dourados
DOURADOS
Com gritos de "pega ladrão", grupo é flagrado furtando carro no Jardim Paulista
DOURADOS
Decreto deve autorizar volta de cursos profissionalizantes e atividades práticas de universidades