Menu
Busca terça, 15 de junho de 2021
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Professores desenvolvem projeto que busca integrar Escola e Universidade

14 maio 2021 - 21h50Por Da Redação

A professora de Educação Química da Facet (Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia), Vivian Calixto, coordenou um dos grupos do projeto de extensão “Cirandar: rodas de investigação na escola”, realizado pela UFRG (Universidade Federal do Rio Grande) em parceria com sete instituições e universidades, entre elas a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

As atividades ocorreram a distância, por meio de videoconferências e transmissões ao vivo, ao longo do ano de 2020 e foram encerradas em 26 de abril 2021 envolvendo aproximadamente 100 professores de escolas de vários estados brasileiros, como Rio Grande do Sul; Paraná; Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiás.

Promover oportunidades para articular Universidade e Escola e promover a compreensão dos participantes do papel político que docentes assumem na autoria de suas práticas em sala de aula, em diferentes níveis e modalidade de ensino foram os focos da iniciativa. 

Para isso, nesta 9ª edição, os cursistas participaram de palestras com temáticas correlatas à formação de professores e elaboraram cartas sobre como estavam enfrentando os desafios de ser professor na pandemia de covid-19. Também foram feitas rodas de conversa, nas quais os coordenadores debatiam com os professores/cursistas o processo de elaboração das cartas e das ações do projeto.

Assim, de acordo com a professora Vivian Calixto, por meio da escrita de cartas (gênero epistolar) foram narradas experiências significativas, inerentes aos saberes e fazeres dos professores de química, com objetivo de dar voz ao professor da Escola no cenário pandêmico e, por meio do compartilhar de experiências, promover o aprendizado coletivo sobre as dimensões teóricas e práticas da ação docente. 

A ideia é de que os relatos sejam organizados no formato de livro digital, para ser publicado futuramente pela editora da FURG, de forma semelhante aos relatos de experiências da sala de aula dos participantes do projeto em 2017 e 2018, e que teve o e-book lançado no dia do encerramento desta 9ª edição. A publicação está disponível no Repositório Institucional da FURG.

Para o desenvolvimento do Cirandar foram organizados dez polos com 16 coordenadores e a professora Vivian Calixto foi convidada pelas coordenadoras do projeto, professoras Aline Machado Dornelles e Maria do Carmo Galiazzi, para integrar o núcleo de coordenadores, planejando e executando diferentes ações, como por exemplo, palestras, orientações e reuniões mensais no grupo de coordenadores e nos subgrupos com os participantes do projeto. 

Além da UFGD, esta edição do projeto contou com a parceria da FURG com os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-Rio-grandense (IFSul), a Secretaria de Educação do município de São Gabriel (RS), e as universidades federais da Fronteira Sul (UFFS), do Pampa (Unipampa) e do Paraná (UFPR).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Veículo furtado é recuperado em cruzamento
POLÍCIA
Veículo furtado é recuperado em cruzamento
Com maconha escondida no MS, adolescente é detido em São Paulo
POLÍCIA
Com maconha escondida no MS, adolescente é detido em São Paulo
COTAÇÃO
Dólar fecha em queda de 0,53%, à espera das decisões de política de juros do Fed e do Copom
Programa vai auxiliar famílias de baixa renda com distribuição de medicamentos
FARMÁCIA SOLIDÁRIA
Programa vai auxiliar famílias de baixa renda com distribuição de medicamentos
Polícia estoura entreposto e apreende quase uma tonelada de maconha
PONTA PORÃ
Polícia estoura entreposto e apreende quase uma tonelada de maconha
PANDEMIA
Procon intensifica fiscalização nas filas de estabelecimentos em Dourados
COVID-19
MS transfere mais três pacientes para Rondônia nesta terça-feira
POLÍCIA
Veículo é apreendido com produtos de descaminho
DOURADOS
Leilão de veículos para circulação termina amanhã e tem de BMW a moto Biz
BRASIL
Decisão sobre reajuste de bandeiras tarifárias deve sair até o dia 30

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescente morre atropelado na BR-163 e condutor foge do local
REGIÃO
Homem é executado a tiros na rodoviária de Nova Alvorada do Sul
DOURADOS
Jovem é encontrado caído em via na área central e estado de saúde é grave
DOURADOS
Homem tem carro furtado depois de ir com quatro pessoas para motel na BR-463