A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) marcará presença em um dos eventos internacionais mais relevantes da agenda ambiental global: a One Ocean Science 2025, parte oficial da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC), que está acontecendo nesta semana (de 9 a 13 de junho) em Nice, na França.
O professor Lúcio Flávio Sunakozawa, da UEMS, foi convidado a presidir uma mesa de debates e ministrar uma conferência internacional no evento. Pesquisador nos projetos UEMS na Rota e CORAL-MS, o docente apresentará a palestra “Rotas Verdes para Oceanos Azuis: Educação e Economia Azul diante da Rota Bioceânica”, destacando experiências brasileiras de educação oceânica, ações em comunidades vulneráveis, formação de jovens para a Década do Oceano e o papel das Rotas Verdes na integração das bacias hidrográficas rumo ao mar.
Com doutorado pela USP e pós-doutorado pela UNJu, Sunakozawa é reconhecido por sua atuação em áreas como educação ambiental, gestão hídrica, justiça climática e Rota Bioceânica. Ele foi convidado a integrar uma delegação internacional de especialistas, a convite do Centre d’Études Avancées en Éducation et Développement Durable (CEAEDD), parceiro do Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação (CAESE), sediado no Brasil.
Além da participação na conferência em Nice, a agenda do professor inclui compromissos institucionais estratégicos para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. Entre eles, a assinatura de um Acordo de Cooperação Acadêmica e Científica entre a UEMS e o CEAEDD, no Cluster Paris-Saclay, consolidando projetos iniciados em 2023 voltados à pesquisa, extensão e intercâmbio acadêmico.
Outro momento de destaque será sua participação nas comemorações dos 50 anos do Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO (IHP), na sede da organização, em Paris.
No dia 15 de junho, o professor também fará parte do projeto Louvre 2030, como convidado especial do Museu do Louvre, onde ministrará palestra sobre Direitos Humanos, Justiça Climática e Cidadania Global, ao lado de autoridades e pesquisadores internacionais.
A viagem também inclui visitas institucionais e culturais, visando fortalecer parcerias entre a UEMS e centros de excelência europeus. Um dos projetos em desenvolvimento, com destaque para a Educação Oceânica na Rota Bioceânica, conta com o envolvimento de diversos setores da UEMS, como a DIRIN, PROFÁGUA, cursos de Direito, Doutorado em Educação, CORAL, e apoio de instituições como a SED-MS e o Bioparque do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Agronegócio deve puxar PIB do Estado, com previsão de crescer 5,5% neste ano

Inspetor Cabral critica novo aumento do pedágio da BR-163 e cobra transparência da concessionária
Homem é preso após agredir companheira com socos

Partidos têm até 30 de junho para entregar prestação de contas de 2024

Apostas exclusivas para a Quina de São João começam nesta quinta-feira

Sicredi Centro-Sul MS/BA reúne coordenadores de núcleo em encontros regionais
Perseguição termina com contrabandista abordado e produtos apreendidos

Clínica veterinária deve indenizar cliente por morte de animal de estimação

Recapeamento avança no Grande Água Boa e ganha aprovação de moradores

MS e ONU iniciam planejamento para receber mais de 130 países em debates da COP15 de 2026
Mais Lidas

Após meninas faltarem na escola, denúncia leva a prisão de dois jovens por estupro em Dourados

Inverno começa com previsão de queda brusca de temperatura e mínima de 5ºC em Dourados

Motorista de caminhonete morto em acidente teria invadido pista contrária
