Menu
Busca terça, 18 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Produtores de Dourados recebem treinamento sobre gestão

14 março 2011 - 16h18

Nesta terça-feira, dia 15 de março, cerca de 28 produtores rurais do Assentamento Lagoa Grande, em Dourados, farão um diagnóstico de sua propriedade para avaliar a alternativa mais rentável para a região. A atividade faz parte do primeiro encontro do Programa Negócio Certo Rural em Mato Grosso do Sul. A iniciativa é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS) e tem o objetivo de alavancar a economia familiar, tornando o pequeno negócio rural lucrativo por meio de ferramentas de gestão e empreendedorismo.

Lançado oficialmente esse ano, o Programa leva até a propriedade o conhecimento e a partir da estrutura que cada produtor já tem, estimula a busca de novas ideias. De acordo com o educador do Senar/MS que irá ministrar o curso em Dourados, Silvio Henrique Balduíno, o objetivo não é
apresentar a solução pronta, mas fazer com que o próprio produtor identifique pontos positivos e negativos e tome a decisão que fará do seu pequeno negócio uma atividade lucrativa. “Mostramos e importância de se fazer um diagnóstico da propriedade e avaliação de recursos naturais disponíveis até as oportunidades de produção disponíveis conforme as potencialidades daquela região. No final, tudo isso irá contribuir para o aumento da renda familiar”, ressaltou.

O Programa possui sete etapas totalizando 36 horas de capacitação nas quais os produtores vão receber orientação de planos de negócios e formalização de empresas, além de noções de mercado. A iniciativa funciona pelo método de consultoria realizada em propriedades, assentamentos e associações rurais por meio da parceria com os sindicatos rurais. A meta esse ano é a realização de 60 turmas, totalizando a participação de 900 propriedades rurais atendidas no Estado.

Até abril devem ser realizadas 30 turmas em 21 municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai, Anastácio, Brasilândia, Cassilândia, Dourados, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Jaraguari, Laguna Carapã, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel D’Oeste, Sidrolândia e Terenos.

Próximas turmas

No próximo dia 30 de março, em Indápoles, distrito de Dourados, iniciam os treinamentos para uma turma composta somente por mulheres produtoras rurais que gerenciam seus negócios. A turma será conduzida também por uma mulher, a instrutora Simone Cogorno. Em Ponta Porã, as aulas do curso começam no dia 30 de março, no Assentamento Itamaraty.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é preso com veículo roubado e família mantida refém libertada
CAMPO GRANDE
Homem é preso com veículo roubado e família mantida refém libertada
Ladrão leva até talheres de vítima que esperava ônibus para ir ao trabalho
DOURADOS
Ladrão leva até talheres de vítima que esperava ônibus para ir ao trabalho
FUTEBOL
Quatro brasileiros entram em campo hoje pela Libertadores da América
Previsão de frio intenso muda e agora aponta clima ameno
DOURADOS
Previsão de frio intenso muda e agora aponta clima ameno
Venha ser um revendedor Mahogany e ter lucro garantido!
INFORME PUBLICITÁRIO
Venha ser um revendedor Mahogany e ter lucro garantido!
DOURADOS
Termo de cooperação define valores para Estado custear leitos de UTI Covid-19
DOURADOS
"Homem Aranha" douradense é detido após furtar celular em residencial
CAMPO GRANDE
Casal e crianças são mantidos sob mira de revólver durante roubo
LEGISLATIVO DE MS
Prevista a votação de cinco matérias na Ordem do Dia desta terça
INVESTIGAÇÃO
Polícia prende envolvidos em furto de comércio no centro de Dourados

Mais Lidas

POLÍCIA
'Apaixonado', rapaz furta objetos na PED para ser preso e reencontrar marido
CLIMA
Frio mais intenso do ano é previsto para esta semana em Dourados
REGIÃO
Mulher mata o marido a facadas após discussão em MS
FEMINICÍDIO
Mulher é encontrada morta com golpe de faca no pescoço na região do João Paulo II