A colheita de soja já iniciou e em algumas regiões de Mato Grosso do Sul, produtores estão apreensivos com a possibilidade do retorno da chuva para os próximos dias. Algumas regiões já contabilizam perdas devido ao excesso nos últimos meses, algumas regiões foram alagadas, já para outras o acumulativo de água favoreceu, assim como preocupa na questão do escoamento, após as estradas danificadas, [relembre aqui](http://www.douradosnews.com.br/dourados/chuva-causa-perda-na-soja-e-preocupa-escoamento-e-plantio-de-milho-safrinha).
De acordo com o analista de grãos da Aprosoja/MS, Leonardo Carlotto Portaleti, apesar do volume registrado e de que alguns produtores contabilizarem prejuízos em alguns ‘talhões’ a expectativa é boa. Até o momento o Estado já colheu aproximadamente 40 mil hectares que somam 2%, da produção, no entanto a previsão dos 100 mm para os próximos dias de acordo com a previsão de estações climáticas tem preocupado.
“Alguns já iniciaram a colheita, mas a maioria está no processo de dessecação e devem começar a colher no início de fevereiro. As lavouras tiveram um atraso por conta do excesso de chuvas no Estado. Com o período de sol, muitos aproveitaram e já começaram a colher. Tem uma previsão de 100 mm para os próximos dias, e isso está preocupando os produtores, pois pode contribuir para um ‘grão ardido’, o que causa perdas na qualidade”, explicou o analista.
Segundo ele, a previsão de produção em Mato Grosso do Sul é de 7,3 milhões de toneladas. Dourados, a segunda maior cidade do Estado conta com uma área plantada na safra 2015/2016 de 160 mil hectares e com média de produção de 479 mil toneladas e 50 sacas por hectares. Em 2014/2015, foram 163 mil hectares plantados com uma produção de 457 mil toneladas, em torno de 46 sacas por hectares.
Entre os produtores que dessecaram a soja e aguarda o momento certo para iniciar a colheita está, Elton Alencar de Matos, 37 que planta 65 hectares na região do Panambi em Dourados e trabalha a 15 anos, no ramo da agricultura.
Ele conta que pretende iniciar a colheita na próxima quinta-feira (28), no entanto teme não conseguir devido a previsão de que pode ocorrer chuvas no período.
“Eu dessequei na semana passada, e estou preocupado, mas tudo vai depender do volume de chuva, se for pouco não irá interferir, mas se for como as anteriores me preocupa pois pode mofar o grão, que fica ardido e perco na qualidade”, comentou o produtor.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Trabalhador rural é socorrido após acidente com cavalo no Pantanal

Lula quer incluir dívidas do FIES em pacote contra endividamento

PF prende investigado por tráfico em flagrante durante operação

Geraldo Resende entrega micro-ônibus e inaugura piscina da AAGD

Homem sofre afundamento de crânio após ser agredido pelo irmão

Lula sanciona lei do marco regulatório da vacina contra o câncer

Suspeito que fugiu algemado ganha liberdade após audiência

Asturio Marques: uma vida dedicada a fronteira, por André Borges

Produtor rural cai em golpe com IA e perde mais de R$ 700 mil

Moraes determina prisão de réus do núcleo 4 da trama golpista
Mais Lidas

Operação cumpre mandados em Dourados contra quadrilha que fraudou R$ 1 bilhão via e-commerce

Prefeitura abre processo seletivo para agentes de endemias no combate à Chikungunya

Motorista preso em Dourados levaria cocaína para porto e outras drogas até Curitiba

Com os dias de sol, muitos produtores já iniciaram a colheita- Foto: Ademir Almeida/Arquivo/Dourados News