O Previd (Instituto de Previdência de Dourados) teve ontem à noite (10), continuação da programação do II Encontro Centro Sul – MS de Previdência Própria. A palestrante Zanita de Marco, do Ministério da Previdência Social – MPS falou sobre o regime próprio de previdência vigente em território nacional.
O evento teve início as 19h30 no Espaço Esperança aberto para todos os servidores municipais que queriam conhecer mais sobre o funcionamento do regime de previdência do qual fazem parte.
Pela manhã a movimentação foi no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, onde Kéliver Nobre Barroso, que também é do MPS, desenvolveu a palestra “Gestão de Ativos e Política de Investimentos dos Recursos Próprios da Previdência Social”.
Kéliver viaja o país todo debatendo sobre o assunto e diz que hoje as pessoas têm mais informações sobre a previdência, inclusive os gestores. Mesmo assim, segundo ele, alguns gestores municipais não dão a devida importância ao regime de previdência.
O presidente do Previd, Laércio Arruda, conta que o evento realizado em Dourados serve exatamente para incutir nos servidores e gestores, essa cultura de previdência própria. “O brasileiro não muito essa preocupação. Ele gosta de viver o momento sem se preocupar com a previdência. Hoje isso está mudando. As pessoas estão ficando mais preocupadas. Um evento como esse serve para difundir essa cultura, porque, automaticamente a pessoa vai passar isso à diante”, comenta o presidente.
Apresentação
Após a palestra de Kéliver, bancos públicos e privados apresentaram seus planos de previdência aos institutos presentes (cerca de 10), para que assim, eles possam conversar e debater entre si, para definirem a partir daí suas políticas de investimentos para o ano que vem. A decisão dos institutos deverá ser tomada até o dia 31 desse mês.
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");