Menu
Busca quinta, 21 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE

Prevenção à úlcera é tema da campanha no HU de Dourados

19 novembro 2015 - 12h34

Como forma de conscientizar os profissionais da assistência à saúde sobre a importância de se prevenir a úlcera por pressão, a Comissão de Curativos e Feridas do HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) promove nos dias 19 e 20 de novembro a campanha "Mude de lado e evite a pressão", idealizada pela Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest).

Em consonância com as orientações do Ministério da Saúde e órgãos nacionais e internacionais que tratam do tema, o objetivo da Comissão é popularizar a importância da prevenção, que tem como dia mundial a data de 19 de novembro, quinta-feira.

Pessoas acamadas e impossibilitadas de trocarem de posição podem apresentar lesões na pele causadas pela interrupção da circulação sanguínea, geralmente em locais do corpo que estejam próximos a regiões ósseas. Aliada à pressão contínua, essa situação ocasiona ferimentos, conhecidos como úlceras por pressão.

Os locais comumente mais afetados são a região sacral (final da coluna vertebral, acima do cóccix) e os calcâneos (ossos que formam os calcanhares). As úlceras causam danos consideráveis aos pacientes, dificultando o processo de recuperação funcional, ocasionando dor e levando à graves infecções, tendo sido associadas a internações prolongadas, sepse (infecção generalizada) e mortalidade.

###Campanha
Durante os dois dias de atividades, os integrantes da Comissão de Curativos do hospital visitarão os diversos setores do HU-UFGD entregando folhetos e explicando a relevância em se fazer a prevenção da úlcera por pressão. Também será exibido um vídeo instrutivo, no hall dos relógios de ponto.

Um dos argumentos do grupo é de que a adoção de medidas preventivas reduz os custos hospitalares, a carga de trabalho dos profissionais e evita mortes, sendo um dos principais cuidados a mudança de posição do paciente, desde os primeiros momentos em que estiver acamado.

###Comissão de Curativos e Feridas
Criada em 2008, a Comissão de Curativos e Feridas do HU-UFGD é um grupo multiprofissional que atua com o objetivo de orientar os trabalhadores da assistência à saúde quanto à realização de curativos, conscientizar sobre a prevenção de lesões de pele e incentivar à capacitação da equipe.

No HU de Dourados, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Comissão foi formada por iniciativa do próprio hospital, seguindo os passos de grandes centros de saúde brasileiros. Sua atuação tem colaborado para a diminuição de casos de úlcera por pressão em pacientes internados e promove a correta elaboração de curativos.

###Estomaterapia
Desde 1980, a estomaterapia é uma especialidade da prática da Enfermagem, voltada ao cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.

A Sobest é uma associação que, entre outras práticas, promove a discussão de temas acerca da prática profissional em estomaterapia, organizando atividades científicas, estimulando a participação em congressos nacionais e internacionais, apoiando a criação de novos cursos de especialização em estomaterapia no Brasil e na América latina e criando um banco de dados relativo ao tema.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pesquisa da Conab indica queda na produção nacional de café em 2021
AGRONEGÓCIO
Pesquisa da Conab indica queda na produção nacional de café em 2021
PCdoB solicita continuidade do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda
STF
PCdoB solicita continuidade do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda
BRASIL
Monitor do PIB aponta alta de 1,1% na atividade econômica em novembro
Emprego cresce na indústria em um movimento atípico para dezembro
ECONOMIA
Emprego cresce na indústria em um movimento atípico para dezembro
STJ
Sessão que formará lista tríplice para o novo ministro será convocada e fevereiro
TJMS
4ª Câmara Cível não reconhece união estável post mortem
DOURADOS
Prefeitura republica decreto por incorreção e autoriza funcionamento de bares
PANDEMIA
Dourados registra mais quatro óbitos por coronavírus e soma 154 novos casos
DOURADOS
Conselho do Fundeb cobra prefeitura a quitar salários de educadores
DOURADOS
Segundo corpo encontrado às margens da BR-163 é identificado

Mais Lidas

DOURADOS
Promotor vê preconceito em comentários contra vacina para índios e denuncia à PF
DOURADOS
Mulher é presa acusada de dar cobertura para assaltantes que rendiam família
VILA ÍNDIO
Enfermeiro de 50 anos é primeiro vacinado contra Covid-19 em Dourados
DOURADOS
Dupla é presa após assaltar entregador em frente conveniência no Jardim Flórida