quarta, 22 de julho de 2026
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Prefeitura realiza formação ética para professores de educação física da Reme

13 junho 2026 - 11h00Por Da Redação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira (11) o segundo encontro presencial do programa de formação continuada “Entre o Cuidado e a Responsabilidade: A Conduta Ética do Professor de Educação Física Escolar”. O ciclo reuniu 85 profissionais de Educação Física da Rede Municipal de Ensino (Reme) para debater a ética profissional, a segurança no ambiente escolar e os fluxos de proteção à infância.

O primeiro encontro do programa contou com uma palestra sobre ética profissional ministrada por Manuel Pacheco, docente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A atividade teve como foco a importância da atuação consciente e responsável do educador no cotidiano escolar. “Temos a obrigação de assegurar a proteção integral das nossas crianças e atividades como essa contribuem com a formação dos profissionais que estão em contato direto com elas”, enfatiza Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação.

A segunda etapa presencial reuniu especialistas para discutir os limites da atuação docente, a identificação de abusos e o funcionamento dos órgãos de amparo social. As psicólogas Adriana Sisto e Patrícia Ferreira Marassi, do Núcleo Psicossocial da Semed, abordaram o papel do professor além dos muros da escola e os sinais de alerta para a identificação de crianças em situação de violência.

O funcionamento dos órgãos de amparo social foi detalhado pela assistente social educacional Adriele Coelho, da Secretaria de Estado de Educação (SED). De acordo com o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco, o objetivo central das qualificações é transformar o ambiente escolar em uma rede ativa e integrada de proteção e acolhimento. “A escola não cumpre apenas uma função pedagógica, mas também um papel social fundamental no suporte às nossas crianças e adolescentes”, enfatiza. “Capacitar os professores para que saibam identificar sinais de vulnerabilidade e agir de forma rápida e segura é o caminho para consolidarmos uma rede de proteção eficiente em nosso município”, afirmou Nilson Francisco.

O encerramento do módulo presencial contou com a participação do promotor de Justiça, Cláudio Rogério Ferreira Gomes, que discutiu os crimes contra vulneráveis no contexto escolar. Os palestrantes reforçaram que o professor deve atuar de forma ética e responsável, servindo como elo para reconhecer situações de vulnerabilidade e garantir os direitos dos estudantes.

Após as etapas presenciais, a formação será concluída por meio de um módulo teórico obrigatório na plataforma de ensino a distância (EaD) da Semed.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Justiça decreta preventiva e homem que matou casal é capturado
TAQUARUSSU

Justiça decreta preventiva e homem que matou casal é capturado

Flávio Bolsonaro ataca urnas com acusações já desmentidas pelo TSE
BRASIL

Flávio Bolsonaro ataca urnas com acusações já desmentidas pelo TSE

Traficantes e ladrão, veja quem são integrantes de facção resgatados
GAMELEIRA

Traficantes e ladrão, veja quem são integrantes de facção resgatados

João Signorelli, ator de 'Caminho das Índias', morre aos 69 anos
LUTO

João Signorelli, ator de 'Caminho das Índias', morre aos 69 anos

Justiça dá guarda de menina agredida por padrasto a pastores
PEDRO JUAN

Justiça dá guarda de menina agredida por padrasto a pastores

ONU

Brasil atinge menor nível de pessoas com insegurança alimentar

REGIÃO

Família busca por esquizofrênico que desapareceu durante surto

ELEIÇÕES 2026

Tereza Cristina recusa ser candidata a vice de Flávio Bolsonaro

SÃO PAULO

Passageiros que saíram de MS são presos com quase 200 de drogas

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 3034 da Mega-Sena

Mais Lidas

DOURADOS

Gestão Marçal Filho inicia revitalização de canteiros centrais em quatro pontos da cidade

MEIO AMBIENTE

Polícia Ambiental apreende exemplar de Dourado durante operação

DOURADOS

Homem é assassinado no portão da casa da ex; atual companheiro dela é o suspeito

CENTRO RELIGIOSO

Casa de Umbanda é apedrejada após sessões de culto em Dourados