Menu
Busca domingo, 29 de março de 2020
(67) 9860-3221

Prefeitura define novo calendário de ações contra a dengue

28 fevereiro 2013 - 16h56





A Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde definiu as ações que serão realizadas nos meses de março e abril durante a campanha “Dourados sem dengue depende de nós”. O trabalho inclui mutirões nos bairros, área central e nos distritos, visitas domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito transmissor da doença, panfletagem e borrifação de inseticida nos bairros com casos confirmados.



O secretário de Saúde Sebastião Nogueira disse que a determinação do prefeito Murilo ao definir a campanha “Dourados sem dengue”, ainda no mês de janeiro, continua a mesma: manter o município longe da epidemia da doença que atinge Mato Grosso do Sul. “Precisamos conscientizar a população da necessidade de atuar constantemente no controle e prevenção da dengue, principalmente através da limpeza de suas casas e quintais”, afirmou.



Médicos e enfermeiros de todas as unidades de saúde do município estão participando desde quarta-feira de um curso de capacitação sobre a dengue, no Plenário José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal).



O treinamento termina nesta sexta-feira. Conforme o diretor de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes, o objetivo é atualizar os profissionais sobre abordagens clínicas dos casos suspeitos de dengue e informá-los sobre o plano de contingência em caso de uma epidemia da doença, situação ainda não enfrentada pelo município de Dourados.



A capacitação é feita em parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). O infectologista e professor do curso de medicina Julio Croda e o próprio Eduardo Marcondes ministram as palestras aos médicos e enfermeiros.



No sábado, dia 2, os trabalhos serão realizados no Jardim Canaã III. Na segunda, dia, 4, será elaborado o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti). Com base no resultado desse levantamento, que aponta o índice de infestação do mosquito da dengue por bairro, será feito um mutirão no dia 8.



Já no dia 11 as equipes de combate à dengue estarão no Parque Alvorada e no dia seguinte no Jardim Santo André e Piratininga.



No dia 13 as ações chegam à Vila Cachoeirinha e Chácara Caiuás. No dia seguinte o trabalho será feito no Terra Roxa e Canaã I e no dia 15 as equipes percorrem as residências do Altos do Indaiá e Jardim Santa Hermínia.



A campanha “Dourados sem dengue” continua no dia 16 de março, com mutirão no Parque das Nações I Plano e no dia 18 chega ao Jardim Guanabara e no Água Boa. No dia 19 as visitas domiciliares e demais ações acontecem no Parque Nova Dourados e no dia 20 no Jardim Flórida II. Os mutirões seguem até o dia 28 de março e continuam no mês de abril, com a programação definida já para esses dois meses.



AÇÕES COMPARTILHADAS

Em março a Secretaria de Saúde retoma as ações compartilhadas de vigilância em saúde, que neste período vão reforçar a campanha de combate à dengue, além de realizar os serviços que fazem parte do trabalho, como reforço de imunização, orientações sobre DST/Aids e combate a zoonoses. A primeira ação compartilhada será realizada nesta sexta-feira, no Jardim Canaã III.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOTA PREMIADA
Lista de ganhadores já está disponível para consulta
DOURADOS
Homem entra em veículo e anuncia assalto com arma de brinquedo; vídeo
COVID-19
Casos de coronavírus no Brasil em 29 de março
COXIM
Jovem de 17 anos esfaqueia tio por causa de buzina de carro
PANDEMIA
Ex-técnico René Simões testa positivo para o novo coronavírus
TRÊS MESES
Governo prorroga receitas de medicamentos da Casa de Saúde
74 ANOS
Bahia registra primeira morte de paciente com coronavírus
DOURADOS
Jovem tem moto furtada ao estacionar em via pública por 15 minutos
INTERIOR
Comerciante entrega R$ 15 mil para bandidos que mantinham família refém
FRONTEIRA
Acidente na MS-164 em Ponta Porã leva pai e filho a óbito

Mais Lidas

COVID-19
Saúde confirma coronavírus para mulher internada em Dourados e casos chegam a 28 em MS
COVID-19
Dourados confirma primeiro caso do novo coronavírus
COVID-19
Mulher de 52 anos é o 2º caso de coronavírus em Dourados, total no Estado é de 31
DOURADOS
Sindicato emite nota e diz que empregados foram obrigados a participar de ato