Menu
Busca sábado, 28 de março de 2020
(67) 9860-3221
EM DOURADOS

Prefeitura decreta situação de emergência e fecha bares e academias

20 março 2020 - 15h20Por Wender Carbonari

Casas noturnas, pubs, tabacarias, boates, academias de ginástica, cinema, clubes e demais associações recreativas de Dourados terão que paralisar os atendimentos por tempo indeterminado. Também está vedada expedições de alvarás de autorização de eventos públicos e privados na cidade. 

A determinação foi publicada nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial do município. Também foi decretada situação de emergência em Dourados em virtude do aumento de confirmações de casos de coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul durante esta semana. Até a atualização divulgada ontem (19) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), nove pessoas estão infectadas pela doença no Estado.  

A partir do decreto Nº 2.478, a prefeitura de Dourados inclui dispositivos ao publicado na segunda-feira (16), em que dispõe sobre a criação do Comitê de Enfrentamento ao coronavírus no município. 

Entre os novos dispositivos está previsto o auxílio da Guarda Municipal na fiscalização para evitar qualquer tipo aglomeração em parques públicos e centros esportivos municipais. 

O comércio não será fechado, mas terá que se adaptar às mudanças nos horários de atendimentos das 10h às 18h. O funcionamento de supermercados, farmácias e postos de combustíveis não serão afetados. 

O shopping center de Dourados vai funcionar das 12h às 20h de segunda-feira a sábado e das 14h às 20h domingos e feriados. Já a praça de alimentação deve atender ao público todos os dias das 11h às 20h.

A prefeitura também bloqueou, por meio de decreto, os “passes livres” dos estudantes que utilizam o transporte público, além de limitar a lotação dos ônibus “ao número de passageiros sentados”. 

O documento oficial adverte ainda que “o não cumprimento das medidas estabelecidas será caracterizado como infração à legislação municipal e sujeitará o infrator às penalidades e sanções aplicáveis na Lei do Uso e Ocupação do Solo e Código de Posturas no que couber”.

EMERGÊNCIA 

A prefeitura publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (20) outro decreto que declara situação de emergência em Dourados. Com a medida, o poder executivo passa a ter maior flexibilidade para tomar decisões e ações na prevenção do Covid-19. 

Assim, a partir de hoje, fica autorizado à prefeitura dispensar os procedimentos licitatórios para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento do vírus. 

Também poderão ser prorrogados “os contratos da administração pública na conveniência e manutenção dos serviços essenciais”. 

Por fim, com a situação de emergência decretada fica autorizada por lei a “contração temporária de pessoal, para atendimento da demanda emergencial”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SÃO JOSÉ DO DIVINO
Prefeito de cidade do Piauí morre vítima do novo coronavírus
TRÊS LAGOAS
Polícia atira com bala de borracha em rapaz que ameaçava mãe após surto
CRIATIVIDADE
Escolas estaduais criam canais para compartilhamento de conteúdo
ELDORADO
Dupla invade casa, faz família refém e foge com dinheiro e caminhonete
ESTADO
Estiagem e baixa umidade do ar devem predominar nos próximos meses
LAGUNA CARAPÃ
Veículo é apreendido seguindo para Santa Catarina com 70 kg de maconha
COVID-19
Alerta constante pode causar transtornos a profissionais de saúde
COSTA RICA
Bebê de dois meses cai de rede e sofre traumatismo craniano
Saúde e Bem-estar
5 motivos para você doar sangue
AQUIDAUANA
Quatro homens são autuados em R$ 10,4 mil por pesca predatória em MS

Mais Lidas

COVID-19
Saúde confirma coronavírus para mulher internada em Dourados e casos chegam a 28 em MS
PANDEMIA
Bebê de três meses é novo caso confirmado de coronavírus em MS
DOURADOS
Sindicato emite nota e diz que empregados foram obrigados a participar de ato
BATAYPORÃ
Paciente com suspeita de coronavírus é internada em estado grave em Dourados