A Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados (Agetran) publicou nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial do Município, duas portarias que convocam empresas de transporte escolar e taxistas para a realização de vistorias obrigatórias e atualização documental dos veículos e condutores que atuam na cidade.
As convocações estão previstas nas Portarias nº 005/2026/Agetran, que trata do transporte escolar, e nº 004/2026/Agetran, voltada aos serviços de táxi. Ambas determinam que os procedimentos sejam realizados no período de 19 a 30 de janeiro de 2026, como condição para a regularidade da atividade ao longo do ano.
Transporte escolar
Conforme a Portaria nº 005/2026, todas as empresas que exercem a atividade de transporte escolar no município devem apresentar a documentação exigida pela legislação vigente. A medida tem como base a Lei Municipal nº 2.174/1998, o Decreto nº 434/2001, que regulamenta o serviço, e a Portaria nº 170/2024 do Detran-MS, que define critérios para a autorização de circulação dos veículos destinados ao transporte de escolares.
Entre os documentos exigidos estão: documentos pessoais do proprietário, CNH do motorista, certificado do curso especializado para condutores de transporte escolar, comprovante de residência do motorista e do monitor, certidões negativas cíveis e criminais do motorista e do monitor, documentos pessoais do monitor, documentação do veículo, seguro veicular e laudo de vistoria emitido pelo Detran ou por empresas credenciadas.
Vistoria de táxis
Já a Portaria nº 004/2026/AGETRAN convoca todos os taxistas que possuem concessão no município de Dourados para a realização da vistoria anual dos veículos autorizados. A convocação é fundamentada no inciso IV do artigo 8º da Lei Municipal nº 1.632, de 6 de julho de 1990.
Para a vistoria, os taxistas devem apresentar CNH, comprovante de residência, certidão negativa cível e criminal e o documento do veículo. Após a aprovação, o profissional receberá o Alvará 2026 e o selo de vistoria referente ao exercício do ano.
Local e horário
Tanto as vistorias do transporte escolar quanto as dos táxis serão realizadas na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada na Rua Vivaldi de Oliveira, nº 5.795, no Jardim Márcia, das 7h30 às 12h30. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (67) 2222-1330 ou diretamente na EPT.
A Agetran alerta que o não atendimento às convocações dentro do prazo estabelecido poderá resultar em sanções administrativas, incluindo a suspensão do alvará ou da autorização para exploração do serviço, além das penalidades previstas em lei.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Imóvel abandonado em centro histórico vira alvo de investigação

ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global

Idosa morta em atropelamento foi arrastada por 10 metros; motorista fugiu por medo de retaliação

Minha Casa, Minha Vida Entidades recebe propostas até 10 de fevereiro

Acusado de 'disk-drogas' é preso com pochete cheia de cocaína perto de escola

Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Filho é preso após agredir com tijolo o pai que tentava separar briga entre irmãos

SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

Temperatura pode chegar a 40°C neste sábado em Dourados

Inscrições para alunos da rede pública em curso de desenvolvimento de sistemas termina domingo
Mais Lidas

Vítima denuncia inquilino por não pagar aluguel e não devolver itens levados para conserto

Golpe do Pix: vítima perde quase R$ 4 mil após clicar em link de falso crédito

Influenciadora investigada por ataques virtuais e descumprimento de medida protetiva segue presa

Tanto as vistorias do transporte escolar quanto as dos táxis serão realizadas na Escola Pública de Trânsito da Agetran de Dourados - Crédito: Arquivo/Assecom