sábado, 14 de junho de 2025
Dourados
15ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Prefeitura conclui etapas e aeroporto depende apenas da homologação da Anac

13 maio 2025 - 08h36Por Da Redação/Assecom

A Prefeitura de Dourados finalizou os serviços de manutenção e instalação de equipamentos e construção de estruturas exigidas para que o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira possa ser homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para retomar as operações de voos comerciais. Na manhã de segunda-feira (12), o prefeito Marçal Filho, acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, o Beto, vistoriou os últimos serviços realizados pela administração municipal, que incluem melhorias na infraestrutura e na segurança do terminal.

Entre as adequações executadas estão a instalação de guarita no portão de acesso à área operacional, inclusão de dilacerador de pneus, fixação de placas de segurança na cerca e no terminal de passageiros, implantação de sistema de videomonitoramento em toda a área do aeroporto, criação de uma sala de busca pessoal no embarque, manutenção de equipamentos de inspeção (raio-x, pórtico detector de metais e esteira de bagagem) e a instalação do sistema de credenciamento aeroportuário com atendimento ao público. Também foi realizada a revitalização das vias de patrulhamento da cerca operacional.

O terminal de embarque e desembarque também foi modernizado com a instalação de portas automáticas, que se abrem com a aproximação dos passageiros, além de ter recebido melhorias em todo sistema de climatização, proporcionando mais conforto e comodidade às pessoas que passarão pelo local a partir do momento em que os voos comerciais forem retomados. “Tudo que precisava ser feito para que a Anac e o Decea homologuem a pista, nós fizemos”, ressalta Marçal Filho. “Sem essas medidas que adotamos, o aeroporto jamais seria homologado, de forma que agora só depende da Anac”, completou.

Além das intervenções, o aeroporto já conta com a homologação da pista, do Precision Approach Path Indicator (Papi), ou seja, Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão, um sistema de iluminação que auxilia os pilotos na aproximação e pouso nas duas cabeceiras da pista, luzes de iluminação do pátio principal e do taxiway. Os equipamentos de navegação aérea também receberam manutenção, além da renovação dos contratos de abastecimento, hangares e áreas comuns.

Durante a vistoria, o prefeito conferiu ainda a estrutura de geradores e conheceu a área do novo pátio de aeronaves e o espaço destinado à construção do novo terminal, ambos já homologados pela Anac.  Na semana passada o Governo do Estado divulgou as empresas habilitadas para a licitação que definirá a responsável pela construção do novo terminal de passageiros, a ser construída em área anexa ao terminal que atualmente já funciona.

OPERAÇÃO DA SALA DE RÁDIO

Agora, cabe à Infraero, administradora do aeroporto, realizar o processo licitatório para contratar a empresa responsável por operar a sala de rádio, essencial para a comunicação entre os controladores e as aeronaves, garantindo a segurança do tráfego aéreo. “Em quatro meses de gestão, conseguimos avançar em diversas frentes para garantir a volta dos voos comerciais”, disse Marçal Filho. Dourados está há quase quatro anos sem receber voos comerciais.

O prefeito destacou que já teve diálogo com as companhias Gol e Azul e que o governador Eduardo Riedel também apoia as negociações, inclusive com tratativas tributárias para atrair as empresas. Riedel já articulou com a Latam, que anunciou o início da operação de voos diretos entre Dourados e Guarulhos (SP) a partir do dia 8 de setembro. O destino já aparece no site da companhia, mas as vendas de passagens ainda não estão liberadas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Colisão entre moto e caminhão termina com morte de casal

Colisão entre moto e caminhão termina com morte de casal

BRASIL

PF localiza Zambelli está na Itália, e prisão pode ocorrer até sábado

Imagem de Nossa Senhora fica intacta após incêndio destruir casa
CAMPO GRANDE

Imagem de Nossa Senhora fica intacta após incêndio destruir casa

JUDICIÁRIO

STF nega recurso de mulher que pichou estátua no 8 de janeiro

CAPITAL

Motorista é preso por embriaguez e porte de arma após fuga

POLÍCIA CIENTÍFICA

Exames de DNA ajudam a garantir identidade e cidadania em MS

FRONTEIRA

Polícia apreende mais de 80 quilos de maconha no interior de residência 

INFRAESTRUTURA

MS investe em iluminação pública sustentável em Rio Negro e Dourados

NOVA ANDRADINA

Mulher é presa com mais de 7 quilos de cocaína em estepe de carro

JUDICIÁRIO

Moraes pede que Meta envie dados do perfil que seria usado por Cid

Mais Lidas

TRÁFICO

Homem é preso com mais de 1 tonelada de maconha após perseguição

DOURADOS

Após denúncia de alunas, professora é afastada da UFGD por tempo indeterminado

JARDIM CLÍMAX

Mulher é presa na frente das filhas após furtar supermercado em Dourados

PREVENTIVA

"Mascarado" acusado de cometer furtos em série é preso em Dourados