O prefeito de Dourados Murilo Zauith lança no próximo sábado o Qualifica Dourados, um programa de qualificação profissional que vai proporcionar maior oportunidade para o cidadão douradense ingressar no mercado de trabalho. “Dourados precisa de mão-de-obra qualificada. Por isso consideramos esse programa um dos mais importantes da nossa administração”, afirmou o prefeito.
O lançamento está marcado para 8 horas, na Escola Municipal Lóide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa. Os moradores presentes poderão participar gratuitamente de várias palestras e ainda fazer o pré-cadastro para os cursos de profissionalização.
Criado por iniciativa de Murilo para capacitar moradores que necessitam de emprego, mas não dispõem de nenhuma formação profissional, o Qualifica vai oferecer cursos em pelo menos 50 áreas que atualmente não encontram mão-de-obra disponível.
São ramos de atividade como a construção civil, confecção, gastronomia, hotelaria, informática, comércio e outros setores que estão em crescimento na cidade. É o caso do setor sucroenergético, que precisa de trabalhadores qualificados para atuar nas usinas já instaladas em nas que estão em fase de implantação na região.
Coordenado pela Semaic (Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio), o Qualifica Dourados vai oferecer treinamentos através de instituições de referência nacional do Sistema S e que são parceiras da prefeitura.
Entre elas estão o Sesi, Senai, Senac, Sesc, Senar, Sest, Senat, Sebrae, Ciat, Fiems, Faems, Famasul, Fecomércio, além da Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul).
O programa, que atende também a reserva indígena, será desenvolvido de setembro deste ano a novembro de 2012.
As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade e todos os aprovados na qualificação serão incluídos no banco de dados do Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador). O centro vai encaminhar, com prioridade, os integrantes do programa para o mercado de trabalho.
###LANÇAMENTO
No lançamento do programa serão abertas oito salas da escola para as palestras de orientação aos interessados. São oficinas ministradas durante todo o dia pelos instrutores das instituições parceiras, com direito a certificado no final dos cursos.
Os temas são os mais diversos, como informações de profissões no setor de vestuário, construção civil, alimentos e comércio; orientações sobre administração financeira; motivação e comportamento profissional e, vários outros.
A prefeitura vai colocar um carro de som percorrendo principalmente a região do grande Água Boa, chamando a população para o evento.
Para os moradores que não podem participar por não ter onde deixar os filhos, os organizadores prepararam um espaço de recreação reservado às crianças, com monitores. Além disso, um estande vai funcionar das 8h às 17h na escola, para emissão de Carteira de Trabalho, ofertas de vagas de emprego e outros serviços.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Vila Carvalho vence Carnaval de Campo Grande por um décimo
CPI do INSS agenda depoimento de Vorcaro para 23 de fevereiro
IVINHEMAMulher é agredida com pedaço de madeira pelo companheiro
TEMPORÁRIOSCom salários de R$ 10,2 mil, UEMS seleciona professores de Teatro
REGIÃO'Colega' se oferece para carregar celular e faz Pix de R$ 4 mil
Ministros temem crise no STF e contaminação de julgamentos

Motorista é preso com mais de 100 emagrecedores na fronteira
João Fonseca e Marcelo Melo avançam para semifinal do Rio Open
TERENOSMulher trans que morreu em abordagem policial é sepultada
TRÊS LAGOASPrefeitura abre inscrições para Processo Seletivo com 304 vagas
Mais Lidas

Motorista é preso após colidir contra moto e deixar jovem em estado gravíssimo na BR-163

Mulher é detida após consumir produtos em feira do Jardim São Pedro e se recusar a pagar

Dourados terá terça-feira de calor intenso e alerta para chuvas fortes, aponta Inmet
