domingo, 21 de abril de 2024
Dourados
25ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Prédio desocupado em praça no 'Grande Flórida' será nova base do Samu

03 abril 2024 - 11h22Por Gizele Almeida

Um prédio desocupado na Praça Alfredo Uhde, situada no Parque do Lago I, será a nova base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Dourados. A intervenção foi anunciada na manhã desta quarta-feira (03) pelo prefeito Alan Guedes e o local deve ficar ativo após reformas, o que tem a previsão de ocorrer em cerca de 40 dias.

Com isso, serão duas bases do Samu no município, pois a unidade ‘sede’ situada na avenida Presidente Vargas será mantida. 

De acordo com a gestão municipal, o investimento no local será de cerca de R$ 170 mil. O local estava desocupado e sofreu com deterioração do ‘tempo’ e também ação de vândalos e precisará de reforma, além de adequações. 

O coordenador do Samu, Messias Vila Mendonça, destacou que o local em que a nova base vai agregar muito ao atendimento para a população, por ser uma área que possui grande demanda e concentra um grande índice populacional.  

“A gente tem a portaria 2048 do Ministério da Saúde, que preza por minimizar tempo/resposta e fizemos um estudo em termos de área de abrangência, principalmente acesso e oportunamente surgiu esse ponto, o espaço da praça foi cedido pela gestão, o que vai minimizar tempo resposta e consequentemente minimizar sequelas e salvar vidas”, destacou. 

O ponto de diminuição do tempo entre o deslocamento e o atendimento das ocorrências, também foi destacado pelo secretário de Saúde Waldno Lucena, durante a solenidade, como um fator determinante muitas vezes para salvar as pessoas. 

“Vemos com um grande avanço essa ação, principalmente em relação a diminuição tempo resposta, isso é de suma importância. Quando a gente diminui o tempo de atendimento em uma região como essa muito grande, muito populosa, que demanda muito serviço de emergência, tem muito impacto positivo para poupar vidas, como por exemplo, em muitas situações que exigem ações rápidas como acidentes e afogamentos”, pontuou. 

O coordenador do Samu, Messias Vila Mendonça, disse que por meio da central de regulação acontecem os encaminhamentos das equipes para os chamados e que a localização é levada em conta para os devidos encaminhamentos. 

“Todas as chamadas caem na central e dentro dessa central, temos o rádio operador, o qual na hora que entra a ocorrência tem um mapa digital na frente dele que mostra a localização e aí tem a função de acionar a viatura para chegar em tal lugar, mais rápido possível”, exemplificou. 

Ainda conforme Messias, o Serviço aguarda a vinda de novas viaturas via Ministério da Saúde em breve para agregar aos atendimentos. 

O prefeito Alan Guedes apontou a importância da descentralização dos serviços de saúde e também apontou sobre a importância de novas viaturas, com ênfase ao fato de ano anterior, a gestão já ter investido nesse sentido. 

“O Samu está em uma região centralizada, importante também mas como há um índice alto de chamados para atender essa área aqui, do Grande Flórida, entendemos com a Secretaria de Saúde, junto com o doutor Messias, a importância de ter uma base descentralizada aqui. Após análises e feito um projeto para adequação do espaço, que não é só uma reforma, vamos ter diversas adequações, pretendemos em 40 dias entregar funcionando. Vale destacar ainda que a gente espera que o Governo Federal entregue novos veículos, porém vale destacar que já compramos veículos para o Samu. Desde o início da gestão entregamos 4 viaturas (2 UTI’s e 2 veículos tipo c), numa ação muito importante, pois essa obrigação seria do Governo Federal, só que passado a pandemia, nossa viaturas estavam em péssimo estado, muito tempo sem renovar a frota, o que deu pra gente a obrigação de fazer esse trabalho”, destacou. 

Conforme a coordenação do Samu, a média de atendimentos em Dourados por dia, varia entre 150/ 200. Profissionais que já atuam na Saúde do município serão 'remanejados' para a nova base e, para isso, passarão por capacitações. 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil garante vaga na prova do revezamento misto dos Jogos de Paris
ESPORTE

Brasil garante vaga na prova do revezamento misto dos Jogos de Paris

ENCONTRO DE LÍDERES RURAIS

Produtoras de café e cacau contam como lidam com mudanças climáticas

MATO GROSSO DO SUL

Pequenos produtores aderem projeto que insere agricultura familiar no mercado de créditos de carbono

Rayssa Leal conquista etapa da Liga Mundial de Street Skate
TÍTULO

Rayssa Leal conquista etapa da Liga Mundial de Street Skate

Safra de cana 2024/25 entra em campo com risco de perder produtividade
PRODUÇÃO

Safra de cana 2024/25 entra em campo com risco de perder produtividade

CAPITAL

Pane provoca incêndio em casa e susto em local de festa

TECNOLOGIA

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

AGROPECUÁRIA

Comissão ouve ministro do Desenvolvimento Agrário sobre planos da Pasta para este ano

FUTEBOL

Sem o título, Dourados perde ainda duas vagas para competições nacionais

CAMPEONATO ESTADUAL

Operário domina partida, vence o DAC por 3 a 1 e conquista o título Estadual

Mais Lidas

COTAÇÃO

Soja segue em destaque no mercado do agro em Dourados, confira cotação

DOURADOS

Jovem morre a caminho de hospital após ser atingido por facada no abdômen

DOURADOS

Justiça manda arquivar processo de improbidade contra envolvidos na Operação Pregão

DOURADOS 

Jovem é estuprada após ser abordada por desconhecido em Saveiro branco