Menu
Busca segunda, 21 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Posto de saúde diz que materiais estão em dia, "só não tem recebido máscaras cirúrgicas"

14 agosto 2020 - 09h31Por André Bento

Questionada pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) se a Secretaria Municipal de Saúde tem disponibilizado material e insumos em quantidade e qualidade suficiente durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a coordenação de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) de Dourados respondeu que sim, “porém não tem recebido máscaras cirúrgicas para desempenho das atividades com segurança”.

Essa troca de correspondências integra o Procedimento Preparatório número 06.2020.00000515-8, instaurado pela 10ª Promotoria de Justiça da Comarca no dia 13 de abril depois que o Conselho Regional de Medicina constatou falta de avental, gorro, máscaras adequadas e óculos ou protetor facial em um posto de saúde, local em que os servidores usavam detergente e só dispõem do álcool gel que ganhavam por meio de doações ou levavam de casa.

Durante as investigações para apurar a disponibilização de insumos e materiais básicos para atuação dos profissionais de saúde da Atenção Básica de Dourados nas ações de combate e enfrentamento à pandemia que já provocou 64 mortes no município, no dia 31 de julho a promotora de Justiça Rosalina Cruz Cavagnolli determinou contato com pelo menos cinco unidades.

Ela visava obter informações se a Secretaria de Saúde tem disponibilizado material e insumos em quantidade e qualidade suficientes. As respostas enviadas por seis unidades constam na Certidão 1275/2020/10PJ/DOS, datada de quarta-feira (12).

Nesse documento, a coordenadora da UBS BNH IV informou “que os materiais estão sendo recebidos de forma satisfatória”, a da UBS Maracanã “afirmou que não teve problemas e que está recebendo normalmente os materiais na unidade”, da UBS Cabeceira Alegre “disse que está recebendo os materiais e a unidade tem alguns produtos em estoque para o desempenho das atividades”, e a da UBS Parque das Nações “informou que a unidade tem recebido de forma contínua e satisfatória materiais e insumos para atender a população”.

No entanto, a coordenação da UBS Cuiabazinho “apontou que vez ou outra algum material está em falta mas que a Secretaria de Saúde os tem atendido a unidade de forma satisfatória”, e a da UBS Altos do Indaiá “informou que todos os materiais estão em dia, porém não tem recebido máscaras cirúrgicas para desempenho das atividades com maior segurança em virtude do covid-19”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Padrasto de menina baleada na boca fugiu de posto de saúde
SAÚDE
Estudo brasileiro aponta que covid-19 pode causar danos cerebrais
TRÊS LAGOAS
Mulher é agredida pelo companheiro por não abrir portão para ele entrar
BRASIL
Denatran oferece função de pagamento de multas por aplicativo
CAPITAL
Homem morre quase um mês após cair de escada em troca de refletor
JUSTIÇA
Empresa de estúdio fotográfico é condenada por fazer cobrança indevida
BELA VISTA
Rapaz morre com tiro no peito às margens do rio Apa, Polícia investiga
FUTEBOL
Conmebol anuncia data, horário e local das Eliminatórias para a Copa
POLÍCIA
Menina de 7 anos fica ferida após ser atingida no rosto por tiro
POLÍTICA
Câmara dos Deoutados aprova MP que recria o Ministério das Comunicações

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Homem de 56 anos cai de trator e morre atropelado em fazenda
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita