Menu
Busca segunda, 21 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
COVID-19

Pesquisadores comparam descontrole da pandemia em Dourados ao caso de Manaus

01 julho 2020 - 09h29Por André Bento

Pesquisadores de três universidades brasileiras comparam o descontrole da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Dourados ao ocorrido em Manaus, capital do Amazonas que chegou a registrar 79 óbitos atribuídos à doença em um único dia, 15 de maio, com 96% de taxa de ocupação de leitos hospitalares.

Em relatório técnico elaborado com números contabilizados de 23 de maio a 23 de junho, alertaram que a contaminação na maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul “é exponencial crescente e não dá sinais de recuo”, bem como “o número de óbitos pode dobrar nas próximas duas semanas”.

Destacaram que a comparação com Manaus, considerada um caso emblemático no Brasil, contribui para antecipar cenários futuros. Para isso, usaram como referência o número de casos diários por 100 mil habitantes.

Nesse cenário, o primeiro registro de casos na capital do Amazonas foi em 28 de março, com 105 casos. Considerada a população de 2.182.763 pessoas, a taxa foi de 4.81 casos por 100 mil habitantes. Já em Dourados, com 222.949 residentes, o índice próximo de 4.81 casos por 100 mil habitantes foi alcançado em 14 de maio.

O estudo detalha que no começo da série temporal Manaus apresenta evolução com velocidade mais acentuada que Dourados, mas próximo ao ponto de arrefecimento da curva da capital do Amazonas, a evolução douradense “começa a apresentar velocidade crescente com inclinação próxima à registrada anteriormente em Manaus, por tempo também semelhante”.

“Após um ligeiro arrefecimento, a velocidade da curva que indica os casos de contaminação de Dourados segue sem sinais de mudança de padrão. É possível identificar que as curvas de casos por cem mil habitante se aproximam e que as curvas que mostram a velocidade da contaminação também se aproximam, considerando os critérios apresentados”, pontuam.

Intitulado “Relatório técnico sobre o avanço da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 na cidade de Dourados (MS): Análise de dados, comparações de cenários e modelo preditivo”, esse estudo foi elaborado pelos pesquisadores Marco Aurélio Boselli, da Universidade Federal de Uberlândia, Everaldo Freitas Guedes, doutor e mestre em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo SENAI CIMATEC, Fernanda Vasques Ferreira, da Universidade Federal do Oeste da Bahia, e Fernando Ferraz Ribeiro, da Universidade Federal da Bahia.

O Dourados News apurou que esse documento foi solicitado pela Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso do Sul, responsável por abrir, na segunda-feira (29), um procedimento preliminar em desfavor do município de Dourados para apurar a eficácia das medidas de enfrentamento, combate e prevenção de contágio do novo coronavírus previstas nos decretos do poder Executivo municipal e Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus - Covid-19. (saiba mais)

Até o dia 23 de junho, data final de referência para obtenção de dados usada pelos pesquisadores, Dourados tinha 1.964 casos confirmados e 13 mortes causadas pela Covid-19. Na divulgação mais recente feita pelas autoridades municipais, de terça-feira (30), já eram 2.536 confirmações, com 23 óbitos.

Uma das motivações para os pesquisadores voltarem os olhos a Dourados foi o fato de que “mesmo sob a alardeada interiorização da pandemia no Brasil”, o caso do município sul-mato-grossense “chama a atenção pelo fato de, mesmo com uma população equivalente a 1/4 da população de Campo Grande, apresenta um número total de casos diagnosticados aproximadamente 50% maior do que os registrados na capital”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÊS LAGOAS
Mulher é agredida pelo companheiro por não abrir portão para ele entrar
BRASIL
Denatran oferece função de pagamento de multas por aplicativo
CAPITAL
Homem morre quase um mês após cair de escada em troca de refletor
JUSTIÇA
Empresa de estúdio fotográfico é condenada por fazer cobrança indevida
BELA VISTA
Rapaz morre com tiro no peito às margens do rio Apa, Polícia investiga
FUTEBOL
Conmebol anuncia data, horário e local das Eliminatórias para a Copa
POLÍCIA
Menina de 7 anos fica ferida após ser atingida no rosto por tiro
POLÍTICA
Câmara dos Deoutados aprova MP que recria o Ministério das Comunicações
JOÃO PAULO II
Trio é preso acusado de tráfico de drogas em Dourados
UFGD
Começam hoje as inscrições ao Vestibular de Licenciatura em Educação do Campo

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Homem de 56 anos cai de trator e morre atropelado em fazenda
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita