Menu
Busca quinta, 02 de dezembro de 2021
Dourados
33°max
20°min
Campo Grande
30°max
22°min
Três Lagoas
35°max
22°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
UNIVERSIDADE

Pesquisa vai monitorar presença de Sars-CoV-2 em doadores de sangue assintomáticos

04 dezembro 2020 - 17h05Por Da redação

Diante da atual pandemia de Covid-19, pesquisadores da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), ao longo de 2020, têm direcionado seus estudos na busca do entendimento do vírus a fim de propor ações para contenção da disseminação da doença.
 
Um dos mais novos projetos em andamento é a Pesquisa de Sars-CoV-2 em doadores de sangue assintomáticos, aprovado em primeiro lugar no edital da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo principal da pesquisa é detectar material genético do Sars-CoV-2 e estimar a soroprevalência em doadores de sangue assintomáticos no Hemocentro de Dourados-MS.
 
Segundo a coordenadora do projeto, Herintha Coeto Neitzke-Abreu, serão realizados testes de RT-PCR (também conhecido como swab nasal) para pesquisa de Sars-Cov-2, bem como teste sorológico para pesquisa de anticorpos. “Queremos verificar se esses doadores de sangue podem estar com o Sars-CoV-2 e evitar a transmissão transfusional”, explica.
 
Todo o processamento do material será realizado na Universidade. “As coletas de saliva, swab nasal (hastes flexíveis inseridas no nariz e garganta) e sangue periférico serão feitas apenas no Hemocentro. Após as coletas, as amostras serão processadas e os testes realizados no Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde (LPCS/UFGD)”, informa a pesquisadora.
 
As atividades serão desenvolvidas por alunos de iniciação científica dos cursos de Medicina e Biotecnologia, e de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde/UFGD, com colaboração dos demais pesquisadores do LPCS. “Temos que nos unir, sem medir esforços, em prol de um objetivo único: buscar novos conhecimentos para entender a atuação do vírus a fim de que este seja controlado e deixe de amedrontar e matar tanta gente”, disse Herintha, reforçando a necessidade de cooperação.
 
O projeto conta com a parceria da Fiocruz de Pernambuco, através do pesquisador Manoel Sebastião da Costa Lima Júnior, doutor em doenças infecciosas e parasitárias. O prazo para execução é de até de 2 anos, porém, devido à atual gravidade e urgência dos resultados, o grupo pretende finalizar as pesquisas até o final de 2021.
 
FINANCIAMENTO
 
O orçamento para este trabalho foi aprovado no edital “Chamada Fundect nº 08/2020 – Programa pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS)”, no valor de R$ 26.950,00. Dentre os 47 projetos inscritos, apenas 27 foram aprovados e a Pesquisa de Sars-CoV-2 em doadores de sangue assintomáticos ficou em primeiro lugar.
 
O edital visa fomentar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas relacionadas ao Programa PPSUS, a fim de contribuir para a resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira, para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como promover a aproximação dos sistemas de saúde e de ciência e tecnologia locais e a redução das desigualdades regionais em ciência, tecnologia e inovação em saúde no Estado do Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com avanços no tratamento, preconceito ainda é o maior 'adversário' na luta contra a Aids 
DEZEMBRO VERMELHO 
Com avanços no tratamento, preconceito ainda é o maior 'adversário' na luta contra a Aids 
Com megaestrutura, Show da Maiara e Maraísa no dia 07 terá ainda outras duas duplas; Veja
Informe Publicitário
Com megaestrutura, Show da Maiara e Maraísa no dia 07 terá ainda outras duas duplas; Veja
Operação de combate ao tráfico "mira" vários bairros nesta quinta-feira
DOURADOS
Operação de combate ao tráfico "mira" vários bairros nesta quinta-feira
Menores são apreendidos comandando 'boca de fumo' a mando de facção
TRÁFICO
Menores são apreendidos comandando 'boca de fumo' a mando de facção
Voo inaugural da conexão Congonhas-Bonito será nesta quinta-feira
ECONOMIA
Voo inaugural da conexão Congonhas-Bonito será nesta quinta-feira
LOTERIA
Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 16 milhões no sábado
TV DOURADOS NEWS
RIT realiza ação social neste sábado no bairro Água Boa com várias atividades, veja agora
EDUCAÇÃO
Unigran leva serviços de Saúde para Ação Social no Água Boa
POLÍCIA
Dez carros de garagista desaparecido são localizados em desmanche
IMUNIZAÇÂO
Aplicação de 2ª e 3ª doses de vacina continua hoje em Dourados

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Caminhoneiro que morreu em acidente na Serra de Maracaju era douradense
PONTA PORÃ
Morre agente de saúde alvo de atentado a tiros na fronteira
DARK CARD
Operação que apura desvios de recursos públicos feitos por servidores mira oficina em Dourados
DOURADOS
Homem persegue trio que invadiu o comércio dele e consegue recuperar celulares