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EDUCAÇÃO

Pesquisa de mestrado da UEMS é premiada em evento internacional

11 julho 2018 - 19h05Por Da Redação

O professor, Sonner Arfux de Figueiredo, e a mestranda, Mariana Aguiar da Silva, do Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), foram premiados com a segunda melhor pesquisa apresentada em banner durante a Reunião Latino Americana de Educação Matemática (RELME 32), em que participaram 26 países. O evento ocorreu em Medellin, na Colômbia, de 2 a 6 de julho.

De acordo com a mestranda, Mariana Aguiar da Silva, o trabalho intitulado “O Processo de aquisição do conceito da equação do primeiro grau a partir da aprendizagem significativa” foi desenvolvida com alunos do 7º ano da Educação Básica da rede Pública de Ensino de Dourados.

“O meu anseio era fazer uma pesquisa que envolvesse a equação do 1º grau, porque eu queria descobrir e tentar metodologias alternativas para os alunos poderem compreender essa introdução algébrica, que não é muito explorada. Nós utilizamos jogos e exercícios problemas, trabalhando com todo o campo conceitual do aluno, partindo da expressão algébrica para equação do 1º grau”, destacou Mariana.

Segundo o orientador, Sonner Arfux, foi confeccionada uma balança e uma sequência matemática.  “Elaboramos uma sequência matemática em função da teoria de Vergnaud e a análise foi da aprendizagem significativa numa ótica de Ausubel”, disse.

A construção da balança foi feita com materiais alternativos (cola quente, régua de 30 cm, copo descartável de café, apontador), com o objetivo de explicar o processo resolutivo da equação. O apontador foi utilizado para estabilizar o equilíbrio da régua, sendo que nas pontas da régua foram colocados copos de café com bolitas (bolas de gude).

Os resultados indicam que as interações dinâmicas com a manipulação dos objetos foram significativas na assimilação dos conceitos abordados, pois os alunos puderam fazer as atividades matemáticas na prática conforme a professora ia propondo os desafios. “Assim, o nosso experimento indica ganhos progressivos do nível de abstração, no qual os processos de aquisição de conceitos emergiram, proporcionando uma aprendizagem significativa no estudo de equação do primeiro grau”, ressaltaram.

A dissertação de mestrado foi defendida nesta segunda-feira (10).

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