Menu
Busca terça, 14 de julho de 2020
(67) 99659-5905
FAMÍLIAS

Penitenciária de Dourados reestrutura espaço voltado a visitantes

29 dezembro 2019 - 09h24Por Da Redação

Com ênfase na humanização da pena, familiares de custodiados da PED (Penitenciária Estadual de Dourados) aproveitam um novo espaço de apoio durante os dias de visitas. Com uma área de 150 metros quadrados, quatro banheiros e portas de entrada adaptadas para cadeirantes oferecem mais conforto e amparo para abrigar os visitantes, que muitas vezes, vêm de outros municípios ou Estados.

A obra foi executada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do presídio, com apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual. Inaugurada na segunda semana de dezembro, a construção do espaço contou com um investimento aproximado de R$ 40 mil, com recursos próprios.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, essa iniciativa demonstra o comprometimento da instituição em apoiar e aproximar os familiares dos internos. “Esse contato com a família é essencial no processo de recuperação e reinserção social dos custodiados”, ressaltou o dirigente.

O novo local adequado aos familiares é uma melhoria de extrema relevância, na opinião do promotor Juliano Albuquerque. “Inclusive porque muitos vêm de longe, e acabavam ficando aos arredores da portaria e agora terão um lugar próprio. Tudo que for para melhorar o aspecto humano durante o cumprimento de pena é o nosso objetivo”, disse durante a solenidade de inauguração.

Dentre as melhorias estão a construção de dois banheiros e reforma dos outros dois que já existiam; acessibilidade aos portadores de deficiência física; calçamento de 10 metros de área; confecção de bancos de concreto em toda a cobertura; instalação de pontos de água e energia para atender, principalmente, os visitantes que precisam montar barracas e pousarem no local.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS) de Dourados, Alexandre Mantovani, destacou que essa área de apoio ao visitante reforça a dignidade da pessoa humana para a família desses apenados durante as visitas.

Na oportunidade, também foi inaugurado novo setor de videomonitoramento da penitenciária, com instalação de câmeras de alta performance e alcance do modelo speed domes, além de seis câmeras e uma televisão de 55 polegadas para aprimorar o sistema de vigilância já existente. O novo sistema foi implantado em uma sala exclusiva, construída com 36 metros quadrados para proporcionar maior segurança no setor, já que antes o acompanhamento era feito na sala do chefe de equipe.

Conforme o diretor da PED, Antônio José dos Santos, as melhorias tanto do sistema de monitoramento quanto da construção da nova área de apoio aos familiares totalizaram cerca de R$ 150 mil em investimentos. “Nossa intenção agora é ampliar a sala de videoaudiências para atender melhor as demandas e reformar a padaria da unidade penal”, informou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MATO GROSSO DO SUL
Diretor-presidente do Detran testa positivo para coronavírus e se afasta por 14 dias
PANDEMIA
MS confirma mais 473 infectados pelo coronavírus e se aproxima de 14 mil casos
BRASIL
Gilmar Mendes diz não ter atingido honra das Forças Armadas
PANDEMIA
Com mais 35 diagnósticos positivos, Dourados beira 3,5 mil casos de Covid-19
644 KG
Agrotóxico contrabandeado é encontrado dentro de pneus de caminhão
TRÁFICO
Homem é flagrado transportando maconha e skunk
COVID-19
Estúdio de ginástica aciona Justiça para reabrir as portas em Dourados
BALA DE PRATA
Operação da polícia paulista prende membro de quadrilha em Caarapó
CORONAVÍRUS
Dourados dobra mortes por coronavírus em 13 dias, mas isolamento continua baixo
LEGISLATIVO
Cartórios de MS estão obrigados a informar sobre gratuidade do reconhecimento de paternidade

Mais Lidas

DOURADOS
‘Deus no comando amem’: antes de crimes, atirador postou pregação religiosa
BARBÁRIE
Homem assassina ex, atira em crianças e se mata no altar de igreja em Dourados
DOURADOS
Atirador baleou criança de quatro anos na cabeça ao abrir fogo para matar ex-mulher
DOURADOS
Atirador chegou em igreja na hora da comunhão e entrou dizendo ter feito bobagem